TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dislexia e suas particulariedades

Por:   •  7/5/2015  •  Seminário  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 3

Dislexia e suas particularidades

Dislexia (dis-distúrbio, lexis palavra) é uma dificuldade na área da leitura, escrita e soletração que pode também ser acompanhada de outras dificuldades como, por exemplo, na distinção entre esquerda e direita, na percepção de dimensão (distância, espaço, tamanhos, valores), na realização de operações aritméticas e no funcionamento da memória de curta duração. A dislexia é o distúrbio de maior incidência nas salas de aula. Pesquisas realizadas em vários países mostram que entre 0,5% e 1,7% da população mundial é disléxica.

A dislexia pode coexistir ou confundir-se com características de outros fatores de dificuldades de aprendizagem, tais como o déficit de atenção, hiperatividade, dispraxia, discalculia e disgrafia. Contudo dislexia e as desordens de atenção e hiperatividade não estão correlacionadas com problemas de desenvolvimento. Ao contrário que muitos pensam, a dislexia não é o resultado da má alfabetização, desatenção, desmotivação, condição socioeconômica ou baixa inteligência. Ela é uma condição hereditária com alterações genéticas, apresentando ainda alteração no padrão neurológico.

Há várias formas de classificar a dislexia, dependendo da abordagem profissional e dos testes usados no seu diagnóstico (testes fonoaudiológicos, pedagógicos, psicológicos, neurológicos...). Geralmente o diagnóstico é feito por uma equipe multiprofissional. Por inúmeros fatores é que a dislexia deve ser diagnosticada por um conjunto de especialistas multidisciplinares. Esse tipo de avaliação dá condição de um acompanhamento mais efetivo das dificuldades após o diagnóstico, direcionando-o as particularidades de cada indivíduo, levando a resultados mais concretos.

A dislexia foi dividida em seis diagnósticos de desordem de aprendizado distintos e mais específicos como: desordem na leitura de palavras; desordem na fluência de leitura; desordem na compreensão da leitura; desordem na expressão escrita; desordem no cálculo matemático; desordem na resolução de problemas de matemática. Haverá muitas vezes que o disléxico terá dificuldades, sobretudo na assimilação de símbolos e de decorar tabuada; implicação com a memória de curto prazo e com a organização; impedimentos de seguir caminhos e executar sequencias de tarefas complexas; problemas em aprender uma segunda língua e interpretar textos determinados.

Apesar de não haver um consenso dos cientistas sobre causas da dislexia, pesquisas recentes apontam fortes evidencias que este distúrbio é desenvolvido no útero. Uma das possíveis causas é a exposição do feto a doses excessivas de testosterona durante a gestação, o que implicaria a maior incidência da dislexia em pessoas do sexo masculino, já que os fetos do sexo feminino tendem a serem abortados com o excesso de testosterona.

A dislexia é mais frequentemente caracterizada por transtornos na aprendizagem da decodificação das palavras. Pessoas disléxicas apresentam o contratempo na associação do som da letra (o principio do alfabeto); atraso no desenvolvimento motor; deficiência na aquisição da fala; dificuldade de entender o que está ouvindo; distúrbio do sono; incontinência noturna;  suscetibilidade às alergias e as infecções. Para aqueles com dislexia o prognóstico é variado. A dislexia afeta uma gama tão ampla de pessoas, produzindo diferentes sintomas de diversos níveis de gravidade, que previsões são difíceis de serem feitas. Porem o prognóstico é geralmente bom pessoas nas quais a dislexia é identificada prematuramente, tem família e amigos que dão suporte, e que estão envolvidos nos programas apropriados de remediação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (61.5 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com