TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossie de sociologia da educação

Por:   •  18/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.794 Palavras (16 Páginas)  •  998 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

Nome: Kauana Carolina da Silva Josefi  turma: 03/2012

MÓDULO:

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO - 80h

UNIDADE 1

CONTEXTOS E CONCEITOS DO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO

  1. No contexto da nova ordem capitalista, surgiu a necessicade de explicar a realidade. Em sua opinião, como podemos pensar a educação no cenário dessa nova sociedade?

A sociedade foi se modernizando, se transformando, através dos tempos e com as consequencias das revoluções a vida da sociedade foi se modernizando com novas descobertas, novas formas de governo, revoluções como a revolução industrial. Foi necessário que buscassem uma forma de entender e acompanhar as mudanças, e isto só iria concretizar e ter êxito se fosse visto através  das ciências estudando o comportamento e mudanças das sociedades, era necessário estudar as mudanças e entende-las para que, a sociedade continuasse a se transformar e se modernizar cada vez mais.

  1. O que você entende por “Socialização”? O que significa viver em sociedade?

O ser humano não foi projetado para viver sozinho,  todos temos a necessidade de viver em sociedade, em se comunicar e pertencer a uma unidade maior e isso é socialização.

    O ser humano precisa desenvolver suas capacidades, descobrir seus limites e seus dons, e se integrar na comunidade, na família, na nação. Isso é viver em sociedade, saber agir de forma a colaborar com o bem maior, sempre respeitando as individualidades alheias. A vida em sociedade é uma necessidade, é uma questão de sobrevivência

  1. Explique a frase: “A educação tem por finalidade ajustar os educandos aos padrões culturais vigentes” (OLIVEIRA, 2005).

 A educação varia de acordo com a cultura do povo com que civilizações pretendem formar sustentando a cultura daquele povo visando atender as necessidades do momento. O homem só sentiu necessidade de saber quando a sociedade lhe impôs essa condição, antes disso tinha apenas seu instinto natural satisfazendo suas necessidades básicas. A educação tem a finalidade de exercer influencia sobre o caráter do homem mudando sua concepção sejam pelas leis, formas de governo ou ainda por fatos físicos.

  1. A escola cumpre com sua função social? Justifique.

Sim, nos prepara para se adequar as regras e normas que regem a sociedade, porém tem um grande abismo que separa essa função na sociedade.

A sociedade capitalista se caracteriza por ter sua organização, sustentada numa contradição básica aquela que se dá entre capital e trabalho, formando assim duas classes sociais, a classe burguesa e a classe trabalhadora, difundindo assim uma educação diferencial.

Acredito que há uma grande separação quando surge a escola publica e nela já se via esta divisão, na qual a educação era concedida em dois patamares, uma educação que atendesse a classe nobre e outra que atendesse a classe trabalhadora.

  1. Quais são os elementos do contexto social que devem ser considerados pela educação?

Deve ser consideradas no contexto sócia, a necessidade de explicar a realidade, as exigências de criar espaços para preparar indivíduos para se adaptarem as novas ordens e continuar se aprofundando os estudos das ciências sociológicas.

  1. Atualmente, quais são as necessidades sociais?

Atualmente as necessidades sociais são muitas, começando pelas necessidades básicas que são um sistema de saúde que atenda a contento as classes menos favorecidas, segurança, educação, moradia, emprego, entre outras mais.

UNIDADE 2

OS TEÓRICOS CLÁSSICOS E AS CONCEPÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO: PRINCIPAIS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS

  1. Qual a contribuição dos autores clássicos da Sociologia (Marx, Durkheim e Weber) para que possamos compreender a educação?

Para Marx, a sociedade determina o indivíduo por meio das condições materiais de existência. Podemos verificar, então, que estamos diante de uma concepção de caráter determinista.

Para Durkheim, a sociedade sempre prevalece sobre o individuo, dispondo de certas regras, normas, costumes e leis que asseguram sua perpetuação. Essas regras e leis independem do individuo e pairam acima de todos, formando uma consciência coletiva que dá sentido de integração entre os membros da sociedade. Elas se solidificam em instituições, que são a base da sociedade e que correspondem, nas palavras de Durkheim, a “toda crença e todo comportamento instituído pela coletividade”.

Weber acreditava que a sociologia era a capacidade da captação da relação de sentido humana. Sendo assim, para se conhecer um fenômeno social é necessário extrair dele o seu conteúdo simbólico presente nas ações que o geraram. Weber apóia a idéia de que é necessário entender o sentido e o motivo da ação do individuo e não apenas o aspecto exterior da mesma. Ele considerava que os sentidos dessa ação não deveriam ser somente analisados do ponto de vista das ciências naturais embora se relacione mais com as ciências sociais, deveria se tentar compreende-la dentro do âmbito das ciências humanas.

  1. Se as condições materiais estivessem erradas, precisaríamos fazer uma revolução. Com base nessa premissa, que revolução seria necessário fazer para termos uma sociedade em que todos sejam cidadãos e tenham uma vida digna? (Estude, reflita e responda).
  2. Evidencie seu posicionamento quanto à teoria de Durkheim de que a sociedade determina o indivíduo por meio das normas e das regras sociais (costumes e leis). Se isso for verdade, porque temos no Brasil tantos problemas: crimes, delinquência, mortes, doenças, insegurança, analfabetismo, injustiça etc.? Justifique sua resposta.
  3. Como Weber concebe a relação entre indivíduo e sociedade? Para esse autor, o que é necessário para construir a sociedade?

A sociologia de Max Weber (1864-1920) aponta para outra compreensão: A sociedade não é apenas uma “coisa” exterior e coercitiva que determina o comportamento dos indivíduos, mas o resultado de inúmeras interações interindividuais.  A sociedade não é aquilo que pesa sobre os indivíduos, mas aquilo que se veicula entre eles.

  1. Para Bourdieu, o conceito de habitus é significativo. Defina esse conceito e explique qual a função da escola nesse processo.

O conceito de habitus determinado por Bourdieu, permite analisarmos as formas como indivíduos e grupos orientam sua ação no contexto das sociedades enquanto resultado das relações sociais, ao mesmo tempo em que envolve a reprodução das relações objetivas que causam a orientação das ações destes mesmos indivíduos e grupos. Bourdieu, assim define habitus:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)   pdf (208.8 Kb)   docx (97.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com