TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Por:   •  10/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.774 Palavras (8 Páginas)  •  996 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO - 80h

[pic 4][pic 5][pic 3]

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle,° e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

CONTEXTOS E CONCEITOS DO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Conforme palavras de Meksenas, dentro do contexto das sociedades capitalistas, disseminou-se a ideia de que a própria vida moderna só poderia ser entendida pela ótica da ciência, ou seja, pelo enfoque científico. Argumente sobre esse assunto, evidenciando seu posicionamento.

Devido as mudanças e transformações ocorridas na sociedade, surge uma nova organização social, onde fortalece a concepção de que a ciência é a fonte de toda e qualquer explicação para “o estar no mundo”.

  1. O que você entende por “Socialização”? O que significa viver em sociedade?

Socialização no meu entendimento, significa que o indivíduo desenvolve em coletividade um sentimento de solidariedade, cooperação e educação, sendo assim adquiri hábitos para viver em sociedade.

Viver em sociedade significa que devemos “abrir mão” de alguns dos nossos desejos em razão do coletivo, ou seja, devemos “abrir mão” para que possamos ser aceitos pela comunidade, pela sociedade em que vivemos.

  1. Explique o conceito de “educação como processo de controle social”.

A educação além da forma socializadora, possui a função de controle social, nada mais é do que uma forma de reger as condutas e garantir a permanência e a sobrevivência das sociedades, ou seja, estabelece a nossa conduta e repertórios de ações individuais e coletivas e padrões sociais de comportamento, que nos permitem andar com alguma segurança, no meio social e no exercício dos papéis sociais.

  1. A escola cumpre com sua função social? Justifique.

A escola cumpre com a função social dela, pois prepara os indivíduos para se adequar as regras e normas da vida em sociedade.

  1. Quais são os elementos do contexto social que devem ser considerados pela educação?

Surgiram no século XIX, devido aos problemas que a sociedade enfrentava, entre os elementos de maior significação estão a Revolução industrial (caráter econômico e social) e a Revolução francesa (caráter político), no século XVIII. Outro elemento, a considerar em relação as duas revoluções,

  1. Atualmente, quais são as necessidades sociais?

Atualmente, as necessidades sociais dos indivíduos são de serem aceitos pela sociedade,

 Questões para saber mais

  1. Explique a relação entre as grandes revoluções do século XVIII (industrial e francesa) e as mudanças sociais que culminaram no surgimento da sociologia.

A sociologia surgiu no século XIX, devido aos problemas que a sociedade enfrentava, entre os elementos de maior significação estão a Revolução industrial (caráter econômico e social) e a Revolução francesa (caráter político), no século XVIII.

  1. Por que a escola se tornou uma instituição social?

A escola se tornou uma instituição social para adequar os indivíduos ao sistema social e explicar a nova realidade social.

 

  1. “A educação também possui, junto com outras instituições sociais, a função de realizar o controle social”. Você concorda com esta afirmação? Justifique sua resposta.

  1. Distinga elementos formais e elementos informais de controle social, citando exemplos.

  1. Qual é o papel da escola na sociedade capitalista? Responda, explorando o conceito de padrão cultural.

O papel da escola na sociedade capitalista é de formar indivíduos capazes de seguir regras de convivência em sociedade.

UNIDADE 2

OS TEÓRICOS CLÁSSICOS E AS CONCEPÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO: PRINCIPAIS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Para Marx, a sociedade determina o indivíduo por meio das condições materiais de existência. O que isso implica na educação?

  1. Se as condições materiais estiverem erradas precisaríamos fazer uma revolução. Com base nessa premissa, que revolução é necessário fazer para termos uma sociedade em que todos sejam cidadãos e tenham uma vida digna? (Estude, reflita e responda em, no mínimo, meia página).
  1. Evidencie seu posicionamento quanto à teoria de Durkheim de que a sociedade determina o indivíduo por meio das normas e das regras sociais (costumes e leis). Se isso for verdade, porque temos no Brasil tantos problemas: crimes, delinquência, mortes, doenças, insegurança, analfabetismo, injustiça etc.? Justifique sua resposta.
  1. Como Weber concebe a relação de indivíduo e sociedade? Para esse autor, o que é necessário para construir a sociedade?
  1. Com qual dos três autores, Marx, Durkheim e Weber você concorda? Justifique, em cerca de meia página.
  1. Explique o que é o Conceito de Habitus, segundo Bourdieu? E qual é a função da escola no contexto social?

 Questões para saber mais

  1. Qual é o posicionamento teórico de Durkheim quanto às teorias pedagógicas?
  1. O que a escola e o professor devem fazer para formar um indivíduo questionador? Explique a metodologia a ser utilizada.
  1. As pessoas sempre agem por um motivo. Weber aponta quatro tipos de motivos: ação social tradicional, ação social afetiva, ação social racional e ação social com relação a fins. Como você trabalharia esses quatro tipos de escola para obter maior eficácia na educação?
  1. Qual a significação da Escola, na concepção sociológica de Bourdieu?
  1. Por que as famílias de classes dominantes têm mais sucesso na educação? Neste contexto, qual é a importância do sistema de cotas para negros e pobres?
  1. Em sua opinião, existe alguma reprodução de desigualdade social, quanto aos currículos apresentados pelos indivíduos, alicerçados nas escolhas de cursos e unidades de ensino que possuem um determinado poder simbólico? Por exemplo, o curso de Medicina tem mais importância do que o de Pedagogia?

UNIDADE 3

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Quais as características principais e as diferenças entre as correntes funcionalista e conflitualista?

Corrente funcionalista: preocupa-se com a questão da escolarização como ocorre a integração entre os indivíduos, por meio da educação e o modo como se organizam os espaços escolares. Esta corrente percebia os aspectos de transformação social e os conflitos sociais como doença. A sociedade era vista como um sistema integrado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (276.1 Kb)   docx (100.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com