TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Por:   •  7/3/2016  •  Exam  •  4.582 Palavras (19 Páginas)  •  1.758 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO - 80h

[pic 4][pic 5][pic 3]

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle,° e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

CONTEXTOS E CONCEITOS DO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. No contexto da nova ordem capitalista, surgiu a necessicade de explicar a realidade. Em sua opinião, como podemos pensar a educação no cenário dessa nova sociedade?

A sociedade foi se modernizando, se transformando, através dos tempos e com as

consequencias das revoluções a vida da sociedade foi se modernizando com novas

descobertas, novas formas de governo, revoluções como a revolução industrial. Foi

necessário que buscassem uma forma de entender e acompanhar as mudanças, e

isto só iria concretizar e ter êxito se fosse visto através  das ciências estudando o

comportamento e mudanças das sociedades, era necessário estudar as mudanças e

entende-las para que, a sociedade continuasse a se transformar e se modernizar

cada vez mais.

  1. O que você entende por “Socialização”? O que significa viver em sociedade?

R: O ser humano não foi projetado para viver sozinho,  todos temos a necessidade de viver em sociedade, em se comunicar e pertencer a uma unidade maior e isso é socialização.

           O ser humano precisa desenvolver suas capacidades, descobrir seus limites e seus dons, e se integrar na comunidade, na família, na nação. Isso é viver em sociedade, saber agir de forma a colaborar com o bem maior, sempre respeitando as

individualidades alheias. A vida em sociedade é uma necessidade, é uma questão de sobrevivência.

  1. Explique a frase: “A educação tem por finalidade ajustar os educandos aos padrões culturais vigentes” (OLIVEIRA, 2005).

 A educação varia de acordo com a cultura do povo com que civilizações pretendem formar sustentando a cultura daquele povo visando atender as necessidades do momento. O homem só sentiu necessidade de saber quando a sociedade lhe impôs essa condição, antes disso tinha apenas seu instinto natural satisfazendo suas necessidades básicas. A educação tem a finalidade de exercer influencia sobre o caráter do homem mudando sua concepção sejam pelas leis, formas de governo ou ainda por fatos físicos.

  1. A escola cumpre com sua função social? Justifique.

Sim nos prepara para se adequar as regras e normas que regem a sociedade, porém tem um grande abismo que separa essa função na sociedade.
A sociedade capitalista se caracteriza por ter sua organização, sustentada numa contradição básica aquela que se dá entre capital e trabalho, formando assim duas classes sociais, a classe burguesa e a classe trabalhadora, difundindo assim uma educação diferencial.
Acredito que há uma grande separação quando surge a escola publica e nela já se via esta divisão, na qual a educação era concedida em dois patamares, uma educação que atendesse a classe nobre e outra que atendesse a classe trabalhadora.

  1. Quais são os elementos do contexto social que devem ser considerados pela educação?

R: Deve ser consideradas no contexto sócia,l a necessidade de explicar a realidade,

a exigências de criar espaços para preparar indivíduos para se adaptarem as novas ordens e continuar se aprofundando os estudos das ciências sociológicas.

  1. Atualmente, quais são as necessidades sociais?

Atualmente as necessidades sociais são muitas, começando pelas necessidades básicas que são um sistema de saúde que atenda a contento as classes menos favorecidas, segurança, educação, moradia, emprego, entre outras mais...

UNIDADE 2

OS TEÓRICOS CLÁSSICOS E AS CONCEPÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO: PRINCIPAIS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Qual a contribuição dos autores clássicos da Sociologia (Marx, Durkheim e Weber) para que possamos compreender a educação?

Com os três apresentados concordo mais com Durkheim,pois realmente acredito que o meio em que o individuo esta integrado tem grande influencia sobre ele,sendo assim, o meio em que o indiviuo vive é que quase sempre determinara seus pensamentos e ações.
Para ele a educação é a principal fonte de socialização, e realmente tem no meu ver,pois sendo este meio que ajuda e adapta o individuo as regras sociais, sendo escola e sociedade duas instituições que se completam.

  1. Se as condições materiais estivessem erradas, precisaríamos fazer uma revolução. Com base nessa premissa, que revolução seria necessário fazer para termos uma sociedade em que todos sejam cidadãos e tenham uma vida digna? (Estude, reflita e responda).

 Todos os seres humanos sem distinção, têm valor igual enquanto humanos, e deveriam ter as mesmas possibilidades de uma vida digna, que lhes permitisse desenvolver suas potencialidades. Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada na assembleia geral das Nações Unidas, em 1948 , que concede a todos,  a vida, a liberdade e a segurança, o direito a um padrão de vida que garanta saúde, educação, segurança, bem estar, o direito ao trabalho, a liberdade social, e ainda o direito à liberdade de credo e pensamento. No nosso país ainda isso é uma utopia, por isso devemos plantar na mente das nossas crianças, que só com educação é que conseguiremos ter um país mais justo para se viver. Um país onde as crianças terão esperança de uma vida digna, e a juventude terá a hipótese de concretizar os seus sonhos, onde as mulheres terão os mesmos direitos que os homens, onde os aposentados, após uma longa vida de trabalho, poderão ter direito ao merecido descanso com dignidade, sem sobressaltos, sem dificuldades ou incertezas. Queremos governantes capazes de pensar em prol da qualidade de vida digna para todos os cidadãos. E este é o momento, estamos em ano eleitoral, onde vamos escolher o representante de nosso País, então se faz necessário ter um posicionamento crítico  e questionador com relação  às propostas dos candidatos a Presidência da República, conhecer as propostas de cada candidato,  investigar sua vida pública para se ter a certeza do que estão falando no horário político é verídico, e exercer o nosso direito de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.8 Kb)   pdf (355.7 Kb)   docx (391.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com