TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO DA JUVENTUDE E ADULTOS - 80h

Por:   •  13/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.382 Palavras (10 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – 80h

[pic 4][pic 5][pic 3]

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Partindo dos estudos empreendidos na primeira unidade, por meio dos quais você conheceu um pouco do percurso histórico da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, elabore um resumo, identificando os momentos mais importantes deste percurso.

Com tudo que estudamos notamos que a educação no Brasil teve seu marco na historia como sistema educacional fundado pelos jesuítas. O seu  maior objetivo daquela época no Brasil eram duas tarefas pregação da fé católica e o trabalho educativo para os índios.

Com isso teve muitas mudanças na educação no  Brasil uma delas foi com achegada da família real portuguesa que teve a modificação do panorama educacional. Passou a ser necessária a organização do sistema de ensino para atender a demanda educacional da aristocracia portuguesa.

A sociedade passou a se desenvolver começou a ser industrial e urbana com isso a escola agora tinha dois papeis que era de educar para vida e para o trabalho.

Assim no ano de 1854 surgiu a primeira escola noturna 1876 já existia escola em todo o pais. Com a participação dos escravos no Pará e no Maranhão para que os homens do povo pudesse  ter compreensão dos seus direitos e deveres.

Em 1910 veio primeira guerra mundial que também teve parte na educação a sua participação veio através de discussões sobre o problemas popular tratava – se parlamento, por meio de debate de projeto município neutro, tendo políticos inteiriçado no problema.

Em cada período teve discussões e definições entorno da alfabetizações ou escolarizações de adultos tendo suas lutas ideológicas e políticas tendo suas conseqüências pedagógicas.

Para mim uns dos períodos tem muito importante são a constituições a primeira em 1934 que veio  a gratuidade e obrigatória.

Constituição 1824 a gratuidade e a constituição 1891 nada mencionavam a respeito, deixando ao estado a responsabilidade do ensino primário.    

2. A partir da leitura do capítulo, reflita e escreva porque a década de 1940 pode ser considerada um período áureo para a educação dos adultos?

Nesta década surgiu inúmeras iniciativas políticas e pedagógicas começando com a regulamentação do fundo nacional de ensino primário;FNEP.

Veio a criação do INEP,que incentivou e realizou os estudos na ária;o surgimento das primeiras obras dedicadas ao  ensino supletivo; e também lançamento da CEAA,campanha de educação de adolescentes e adultos.

Por fim teve o 1º congresso nacional de educação de adultos,realizado em 1947 e o seminário interamericano de educação de adultos de 1949.no final da década de 1940 com inicio 1950. 

3. Caracterize o Método de Alfabetização de Paulo Freire. Você pode pesquisar em outras fontes para aprofundar seus argumentos.

Paulo Freire em suas pesquisas notou que ao alfabetizar jovens e adultos através da cartilhas como era ensinado na escola regular,tendo uma ausência de sentidos não estava tendo êxito no desempenho de alfabetização dessas pessoas.

Então começou a mudar sua técnica, partindo assim para realidade das pessoas que estava ali. Tenho resultados surpreendentes,os alunos foram alfabetizados em pouco tempo, poucos se evadiram,evidenciando o sucesso do método.

Etapas do método:

  1. Etapa de Investigação: busca conjunta entre professor e aluno das palavras e temas mais significativos da vida do aluno, dentro de seu universo vocabular e da comunidade onde ele vive.
  2. Etapa de Tematização: momento da tomada de consciência do mundo, através da análise dos significados sociais dos temas e palavras.
  3. Etapa de Problematização: etapa em que o professor desafia e inspira o aluno a superar a visão mágica e acrítica do mundo, para uma postura conscientizada.

O método

  • As palavras geradoras: o processo proposto por Paulo Freire inicia-se pelo levantamento do universo vocabular dos alunos. Através de conversas informais, o educador observa os vocábulos mais usados pelos alunos e a comunidade, e assim seleciona as palavras que servirão de base para as lições. A quantidade de palavras geradoras pode variar entre 18 a 23 palavras, aproximadamente. Depois de composto o universo das palavras geradoras, apresenta-se elas em cartazes com imagens. Então, nos círculos de cultura inicia-se uma discussão para significá-las na realidade daquela turma.[pic 6]
  • A silabação: uma vez identificadas, cada palavra geradora passa a ser estudada através da divisão silábica, semelhantemente ao método tradicional. Cada sílaba se desdobra em sua respectiva família silábica, com a mudança da vogal. (i.e., BA-BE-BI-BO-BU)
  • As palavras novas: o passo seguinte é a formação de palavras novas. Usando as famílias silábicas agora conhecidas, o grupo forma palavras novas.
  • A conscientização: um ponto fundamental do método é a discussão sobre os diversos temas surgidos a partir das palavras geradoras. Para Paulo Freire, alfabetizar não pode se restringir aos processos de codificação e decodificação. Dessa forma, o objetivo da alfabetização de adultos é promover a conscientização acerca dos problemas cotidianos, a compreensão do mundo e o conhecimento da realidade social.



Leiamais: http://fazerpedagogia2.webnode.com.br/pensadores/2/
Crie seu site grátis: 
http://www.webnode.com.br 

4. Caracterize o Mobral, ressaltando a importância deste movimento para a Educação de Jovens e Adultos.

O movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) foi um projeto do governo brasileiro, criado pela Lei nº 5.379,de 15 de dezembro de 1967, e propunha a alfabetização funcional  de jovens de adultos,visando conduzir a pessoa humana a adquirir técnicas de leitura,escrita e calculo como meio de integrá-la a sua comunidade permitindo melhores condições de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (310.2 Kb)   docx (111.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com