TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL São Paulo-SP / Uniceu Pq Anhanguera

Por:   •  9/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.112 Palavras (9 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO

MICHEL DA SILVA CERIACO

EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL

São Paulo-SP / Uniceu Pq Anhanguera

Maio/ 2019


MICHEL DA SILVA CERIACO

EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro Universitário São Camilo, polo Uniceu Pq Anhanguera orientado pela Profa. Camila Rezende Alba Cuadrado Proença  como requisito parcial para conclusão da Unidade Educacional Unidade Educacional XVII .

São Paulo-SP / Uniceu Pq Anhanguera

Maio/ 2019


SUMÁRIO

  1. Introdução                                                                          p. 03
  2. Fundamentação Teórica                                                          p. 04
  3. Reflexões e Análises sobre as Observações                                  p. 05
  4. Considerações Finais                                                          p. 07

Referências                                                                          p. 09


  1. Introdução

                Este relatório tem por finalidade relatar a experiência de estágio, apresentando a  integração entre a teoria e a prática, e descrevendo o contexto e a análise dos fenômenos cotidianos da escola, minha a interação com profissionais experientes e a relação com a base teórica abordada ao longo do Curso de Pedagogia.

                Durante este estágio realizei observação de aulas, análises de documentos da escola e do planejamento dos professores, além de entrevistas com estes profissionais.

                Este estágio foi realizado na unidade do CEU CEI Vila Atlântica, localizado na zona noroeste de São Paulo. Os Centros Educacionais Unificados (CEU) são equipamentos públicos voltados à educação criados pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e localizados nas áreas periféricas da Grande São Paulo, no Brasil.

                Foram concebidos pelo EDIF - Departamento de Edificações/PMSP como um centro local da vida urbana. Seu programa articula os equipamentos urbanos públicos dedicados à educação infantil e fundamental aos dedicados às práticas esportivasrecreativas e culturais cotidianas. O município de São Paulo conta atualmente com 46 CEUs onde estudam mais de 120 mil alunos.

        Os CEUs contam com um Centro de Educação Infantil (CEI) para crianças de 0 a 3 anos; uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) para alunos de 4 a 6 anos; e uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), que também oferece Educação de Jovens e Adultos (EJA). Alguns CEUs também possuem polos UniCEUs, que oferta cursos na modalidade à distância – semipresencial. Todos os CEUs são equipados com quadra poliesportivateatro (utilizado também como cinema), playgroundpiscinasbibliotecatelecentro e espaços para oficinas, ateliês e reuniões. Os espaços são abertos nos finais de semana com o intuito de beneficiar tanto crianças e adolescentes como a comunidade do entorno.

  1. Fundamentação Teórica

A inclusão social acontece quando a sociedade oferece a todos a mesma oportunidade. Para isso, é necessário que o poder público garantam a participação de todos nas esferas: sociais, educacionais, econômicas, financeiras e políticas.

Segundo SILVA e LEME (2009), “fica patente a importância que o processo de escolarização exerce na vida da criança, por ser a escola o espaço de socialização mais legitimado na sociedade atual, onde se recria um conhecimento específico, diferente da educação informal ou familiar”.

Neste caso, a inclusão na escola não diz exclusivamente das pessoas com deficiências, mesmo que essas, precisem de adaptações maiores para que possam estudar. Incluir, no âmbito escolar, é garantir que todas as pessoas tenha possibilidades de usufruir do acolhimento escolar e reconhecer que estas pessoas possuem habilidades, e podem contribuir para o aprendizado de todos. Sendo assim, o sistema educacional deve se organizar para atender as necessidades de todos os alunos.

Por isso, Vigotski defendeu que o ensino para crianças com deficiência não deveria segregado, em coerência com sua teoria do desenvolvimento humano impulsionado pelo ambiente social: “do ponto de vista psicológico, é sumamente importante não isolar essas crianças em grupos fechados especiais, mas exercitar o mais amplamente possível sua comunicação com os demais” (Vigotski, 2003).

É importante considerar que “Alunos de inclusão” são todos os que estão em nossa sala de aula, independente de possuírem ou não deficiência, pois incluir é dar a mesma oportunidade a todos, independente de suas condições físicas, sociais, emocionais, culturais, linguísticas.

 Portanto, neste estágio minha observação se voltou, principalmente, a forma com que as crianças que dependem da estrutura e de adaptações inclusivas são acolhidas na Educação Infantil.


  1. Reflexões e Análises sobre as Observações

Neste estágio, observei a relação entre a educação e a inclusão social, a partir da análise de documentos pedagógicos, vivência de aulas com as Professoras   Luciene Amor Espin e Solange Aparecida Leite, responsáveis pela turma Bercário II A. Além disso, realizei uma entrevista com estas professoras, para discutir o tema e a relação com o cotidiano escolar CEI CEU Vila Atlântica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (147 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com