TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Por:   •  2/4/2022  •  Relatório de pesquisa  •  2.516 Palavras (11 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

CLARETIANO – CENTRO UNIVERSITÁRIO

ALUNA: FERNANDA ALVES BATISTA – RA: 8045205

CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

PROJETO SOCIAL

DIVERSIDADE ESCOLAR - TAMANDARÉ INCLUSIVA

        

DISCIPLINA: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

PROFESSORA: KELLY DOS REIS CANAVEZ

PALMAS – TO

2018

Dados da Escola e Identificação do Projeto

Nome: Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré

Endereço: 1.306 Sul, Alameda 01, APM 37/40, CEP: 77.270-000 Palmas - TO

E-mail: escarse132@semed.palmas.to.gov.br

Público: Fundamental I e II  

Início: 02/2019 - Término: 12/2019

Tema do projeto: Diversidade

Título: Diversidade Escolar - Tamandaré Inclusiva

A Instituição

Inaugurada em Junho de 2017 a Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré pertence à rede pública municipal de Palmas – TO; atende Educação Básica e Fundamental II em regime de tempo integral (07:30h às 17:00h). Com o objetivo de promover uma educação ética e de qualidade social, a administração da escola é feita em parceria com a Sociedade Amigos da Marinha (Soamar). De excelente estrutura física, a unidade tem capacidade para atender 1.200 alunos. Possui salas de aula amplas e refrigeradas, refeitório onde são servidas três refeições ao dia, biblioteca, auditório, quadra poliesportiva coberta, duas piscinas, vestiários, campo de futebol gramado.

A ETI Almirante Tamandaré se apresenta como referência no conceito de escola sustentável. A maioria dos alimentos consumidos é produzida na própria instituição. Há criadouro de peixe via Bag Fish, o peixe alimenta tanto os alunos como também a comunidade local, o excedente é vendido na feira localizada próxima à escola. Hortaliças, legumes e frutas são colhidos na horta local que é irrigada através de um sistema de captação da água pluvial; esta mesma água é aproveitada para limpeza dos ambientes e irrigação do paisagismo, também, grande parte dos ambientes da escola funciona através de energia solar. Outro diferencial está no currículo. Além das disciplinas base, são ofertadas aulas de dança, teatro, música; esportes como judô, natação, atletismo e vôlei, aulas de inglês e espanhol, atividades de empreendedorismo, com cursos de panificação realizados na panificadora escolar, conta ainda com um ateliê de corte e costura.

Introdução

Temas como diversidade e inclusão são cada vez mais recorrentes e pertinentes no contexto social. O respeito às diferenças e a luta por garantia de direitos promovem discurssões em torno de uma sociedade mais justa, igualitária.

A miscigenação do Brasil resultou em uma sociedade plural, formada por pessoas de muitas cores, raças, etnias, valores, crenças. Essa diversidade tão comum nas ruas se estende até a escola que entre tantos papéis talvez o mais relevante seja o social, quanto a isso, deve enquanto instituição de ensino ofertar conhecimento ao o indivíduo de modo que este seja capaz de refletir e emitir opiniões críticas sobre o meio em que vive, sobre si e o outro. Nesse contexto, a escola precisa ser para o aluno um espelho desse país diversificado adotando novas posturas, revendo conceitos, agindo.

O presente projeto foi pensado com o intuito de incentivar e promover ações e reflexões dentro da escola que valorizem a diversidade e o respeito às diferenças abrangendo todos os envolvidos no processo educacional: pais, alunos, professores, núcleo gestor, funcionários, comunidade.

A partir do momento em que a escola se propõe oferecer ensino de qualidade pedagógica, moral e social, abordar e trabalhar o tema diversidade e suas implicações nos diferentes contextos sociais é tão pertinente quanto urgente.  

Justificativa

Numa leitura histórica identifica-se a dificuldade das escolas em lidar com a diversidade humana; quando esta deveria ser fonte de inspiração, produzindo e replicando conteúdos e contextos vivos, desenvolvendo e oferecendo aos alunos as mesmas oportunidades, porém, com estratégias distintas, questões relacionadas à diversidade são vistas como problema, tabu.

Fomentar conhecimento, oportunizar a reflexão e debate crítico, exercitar, valorizar e respeitar as diferenças, são algumas funções da Instituição Escola.

Admitimos que a escola (...), produz identidades étnicas, de gênero, de classe; se reconhecemos que essas identidades estão sendo produzidas através de relações de desigualdade; (...) a escola está intrinsecamente comprometida com a manutenção de uma sociedade dividida e que faz isso cotidianamente, com a nossa participação ou omissão (...) LOURO, (2008, p. 85).

Entretanto, relatos e episódios discriminatórios e preconceituosos de cunho étnico-raciais, religiosa e de gênero são comuns nos ambientes escolares, dentro e fora das salas de aulas alunos, professores, comunidade escolar como um todo protagonizam diálogos e cenas ilegais.

"[...] é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos [...] a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei”.  (CF. Art. 5º).

O proposto neste projeto é que a escola respeite, valorize e receba as diferenças, oportunizando reflexões e o debate crítico de modo que o estudante possa conhecer discutir e posicionar-se sobre diferentes e importantes questões sociais como: drogas (lícitas e ilícitas, prevenção, dependência, tratamento, criminalidade); relações familiares (violência doméstica, abuso, assédio sexual e estupro, abandono afetivo e familiar); orientação sexual (gravidez na adolescência, prevenção, riscos, mortalidade infantil, aborto, implicações legais, consequências); mercado de trabalho (oportunidades diferentes para negros e brancos, homens e mulheres, qualificação, relações de trabalho, trabalho escravo, exploração do trabalho de menores); preconceito, discriminação e exclusão (racial, de gênero, homossexualidade (relação familiar) feminicidio, homofobia, portadores de necessidades especiais, acessibilidade, bullying, crenças, cultos e religiões) e, todo e qualquer assunto pertinente ao tema diversidade social de interesse dos alunos e comunidade escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (184.7 Kb)   docx (47.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com