TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA ESCOLA PARA TODOS

Por:   •  16/10/2021  •  Artigo  •  1.881 Palavras (8 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 8

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA ESCOLA PARA TODOS

Antônia Fernanda Miguel Rocha

Fernanda de Sousa Carvalho

Larissa Piauilino de Macêda

Raylena Maria da Cruz Reis Silva

Jaerle Rodrigues Campêlo

RESUMO

A construção de uma sociedade inclusiva é um processo fundamental para o desenvolvimento da sociedade. Neste trabalho demonstraremos a importância da educação inclusiva na escola e em qualquer ambiente, como ocorre a inclusão hoje em dia, os benefícios e dificuldades na inclusão.Com o intuito de compreendermos a necessidade de uma inclusão tanto no ambiente escolar como não, E buscamos um aprofundamento amplo no assunto. Trata-se de um estudo da inclusão que se amplia aos alunos no ambiente escolar. Compreendendo o processo histórico da educação especial e da educação inclusiva para entender o movimento atual da inclusão escolar. O desenvolvimento metodológico deste estudo ancora-se numa pesquisa bibliográfica, qualitativa e descritiva. A educação inclusiva é um caminho importante para diversidade escolar, sendo um direito de todos, e considera que todos os alunos podem ter necessidade especial em algum momento de sua vida. Tivemos como base teórica: Rodrigues (2003), Mantoan (2003) Zimmermann e Strieder (2010) Nascimento (2008 - 2014)

Palavras-chave: Educação Inclusiva. Inclusão. Diversidade Escolar. Educação Especial.

 

INTRODUÇÃO

        A educação inclusiva traz consigo uma mudança dos valores da educação tradicional. Por isso, é necessária uma transformação do sistema educacional, todos os alunos, sem exerção, devem frequentar as salas de aula. Veremos neste artigo que a inclusão vem crescendo na sociedade, buscando um desenvolvimento das pessoas em geral, a educação inclusiva é ensinar igualmente os alunos sem distinção de cor, gênero, etc. Buscando a inclusão não só na escola, mas sim na sociedade.

        Todos os seres humanos têm direitos iguais, independentemente de suas características, particularidades ou diferenças. O direito à educação é um dos direitos fundamentais dos seres humanos, está na Declaração dos Direitos Humanos e na Constituição Brasileira. Todo ser humano tem direito a aprender e a participar da sociedade”, afirma Teófilo Galvão Filho, membro do grupo de pesquisa em Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais da UFBA.

        De acordo com Mantoan (2003, P.91) “ A escola prepara o futuro, e de certo que se as crianças aprendem a valorizar e a conviver com as diferenças nas salas de aulas, serão adultos bem diferentes de nós, que temos de nos empenhar tanto para entender e viver a experiência da conclusão. ” Nesse conceito a inclusão, faz mais sentido se for perspectivada como Educação Inclusiva significa que a escola além de proporcionar aos alunos um espaço comum tem de proporcionar-lhes oportunidades para que façam aprendizagens.

EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

        Não existem alunos sem deficiência na educação especial. Já na educação inclusiva todos os alunos com ou sem deficiência têm a oportunidade de conviverem e aprenderem juntos. É o que Mantoan chamou de cidadania global, plena, livre de preconceitos e que reconhece e valoriza diferenças, a inclusão promove a diversidade. Falar em inclusão é sempre desafiador, pois, para muitos, ainda é um campo desconhecido.  É uma educação plena livre de preconceitos e que reconhece e valoriza as crianças, pois a valorização é a chave.

METODOLOGIA

        O objetivo dessa pesquisa foi conhecer os métodos e procedimentos utilizados na educação especial na perspectiva da educação inclusiva. A inclusão educacional abrange o reconhecimento e o atendimento as diferenças de qualquer aluno que possua dificuldades de aprendizagem, sejam elas causadas por fatores internas ou externas, temporárias ou permanentes.

        A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Lei n° 9.394 define educação especial:

Assegura o atendimento aos educandos com necessidades especiais e estabelece critérios de caracterização das instituições privadas sem fins lucrativos, especializadas e com atuação exclusiva em educação. ”

        Já em 2008, a legislação do Brasil incorporou diretrizes de convenção das Nações Unidas, incluindo normas como:

A não exclusão de crianças com deficiência do ensino primário gratuito e compulsório ou do ensino secundário. Adaptações razoáveis de acordo com as necessidades individuais. Medidas de apoio individualizadas.

       Para Zimmermann e Strieder (2010) a educação inclusiva deseja compreender e aceitar o outro na sua singularidade. Dessa forma, pode-se dizer que a educação inclusiva é aceita quando abandona-se a ideia de que as crianças devem se tornar normais para contribuir para o mundo. O autor acima aponta que a escola inclusiva não faz distinção. Seu papel principal é formar as crianças para a tarefa de renovar um mundo que está ainda repleto de situações de exclusão. A educação inclusiva diz respeito a todas e todos!

      A proposta curricular inclusiva deve ser pensada e promover práticas pedagógicas que contemplem as necessidades dos alunos que a escola tem, pensando a partir das diferenças. Rodrigues (2003, p. 92) diz que:

Na inclusão, a diferenciação curricular que se procura é aquela na qual não se separam os alunos com base em determinadas categorias, mas em que se educam os alunos em conjunto, procurando aproveitar o potencial educativo das suas diferenças, em suma, uma diferenciação na classe assumida como grupo heterogêneo. (RODRIGUES, 2003, P. 92)

Como é uma escola com Educação Inclusiva?

      O direito à educação das pessoas com deficiência está garantido pela Lei nº 7.853, de 1989, e que foi atualizada por meio do Decreto nº 3.298, de 1999. Nele, consta que cabe aos órgãos e às entidades do Poder Público assegurar à pessoa deficiente o pleno exercício de seus direitos básicos, inclusive os de educação. Portanto, escolas brasileiras sendo pública ou privada tem o dever de oferecer um ensino adequado sem discriminação. No artigo 205 da constituição traz a educação como um direito de todos, que garante o desenvolvimento, o exercício da cidadania, e um trabalho qualificado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (167.8 Kb)   docx (53.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com