TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO INFANTIL: DESPERTANDO O GOSTO PELA LEITURA

Por:   •  6/5/2018  •  Abstract  •  1.025 Palavras (5 Páginas)  •  761 Visualizações

Página 1 de 5

CLARETIANO – CENTRO UNIVERSITÁRIO

ALUNO: MARIA AILMA DA SILVA MACÁRIO– RA: 8044325

CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

PROJETO SOCIAL

EDUCAÇÃO INFANTIL: DESPERTANDO O GOSTO PELA LEITURA

DISCIPLINA: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

PROFESSORA: TAYLA FRANCIELLE DA CRUZ

BATATAIS

2017

1 Nome do projeto

Projeto social: Educação Infantil: despertando o gosto pela leitura

Público Alvo: Jardim II A e B

Horário: Manhã

2 Introdução

        

        Sabe-se que o mundo infantil é repleto de imaginação, onde a criança fantasia e descobre o mundo ao seu redor. Nesse sentido, a literatura infantil entra como auxiliar, estimulando o encantamento, a imaginação e a ludicidade das crianças. Na escola a leitura precisa começar a ser trabalhada desde o maternal, onde os pequenos estudantes podem despertar o hábito de ler através de livros não verbais, ou seja, livros contendo apenas desenhos ou ilustrações, fazendo assim o pequeno leitor interagir e explorar os recursos que as imagens podem proporcionar, podendo fazer referências visuais e contextualizá-las com sua vivência pessoal ou coletiva. BAMBERGER (2002, p. 32) explica que: “A leitura impulsiona o uso e o treino de aptidões intelectuais e espirituais, como fantasia, o pensamento, à vontade, a simpatia, a capacidade de identificar etc.”.  

        Sendo assim, leitura é uma atividade permanente da condição humana, uma habilidade a ser adquirida desde muito cedo. O hábito de ler nos proporciona sonhar, viajar, criar, aprender, se informar, questionar entre muitas outras coisas maravilhosas que a leitura nos permite fazer.

3 Objetivos Gerais

  • Desenvolver nas crianças o hábito da leitura, transformando-os em leitores capazes de construir uma imagem positiva de si, aumentando o enriquecimento pessoal e compreender o mundo ao seu redor.
  • Promover a aproximação entre crianças e de diferentes tipos de fontes de informações.

Objetivos Específicos

  • Estimular a leitura no dia a dia
  • Incentivar as crianças a contar histórias através de imagens e ilustrações.
  • Confeccionar um livro gigante com imagens ou ilustrações com a finalidade de contar estórias.
  • Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação;
  • Estimular o vocabulário.

4 Metas

                

Com o cronograma definido dar-se início a apresentação de vários livros as turmas selecionadas, explorando as imagens e ilustrações e também a leitura visual. A intenção é trazer livros que possam estimular o interesse dos estudantes. Para que o projeto possa seja viável são necessárias visitas constantes a biblioteca da escola para que as crianças tenham contato com os vários tipos de livros e busquem os que o chamem a atenção. A contribuição dos professores será fundamental, para que o trabalho referente ao projeto seja proveitoso, principalmente na aplicação de algumas atividades.  

5 Justificativa

        Nos dias atuais a tarefa de incentivar a leitura, torna-se cada vez mais difícil, pois ela está perdendo seu espaço para mídias, como por exemplo, celulares, TVs e games. Essa realidade está afastando nossos estudantes do ato de ler. Nesse sentido a escola precisa buscar meios que estimulem os estudantes a terem gosto para leitura. E desde muito cedo é fundamental incentivar a criança a ler, mesmo que a ela não saiba ler, a mesma pode ter acesso a livros não verbais e usar sua criatividade e imaginação para contar a histórias apenas com as ilustrações presentes no livro. Assim como diz MELLO (2010) “a criança desde o berçário pode ter uma relação com o objeto chamado livro, que são cheios de significado”.

        Portanto, os livros precisam ser mostrados e abertos de forma prazerosa e alegre por parte de quem vai contar a história, para assim, dá o incentivo necessário para os pequenos estudantes despertarem o gosto pela leitura, e não somente ser uma obrigação escolar. Sem dúvida a leitura leva a criança ao mundo letrado, possibilitando assim o desenvolvimento da escrita, da criatividade, ela dá condições para o aluno começar a construir sua identidade e se descobrir no espaço.

6 Metodologia

O projeto visa trabalhar práticas de leitura maneira lúdica e que proporcione curiosidade e interesse dos alunos a partir das mesmas através do manuseio de livros de seu interesse. Nesse caso, o projeto pretende despertar o gosto pela leitura através de contação de histórias de forma aminada, assim como também as crianças aprenderem a confeccionar um livro, todo projeto será acompanhado pelas professoras e equipe pedagógica.

7 Cronograma

Dia

Mês

Atividades

Horas

10

Novembro

Pesquisa bibliográfica

3

10

Novembro

Pesquisa bibliográfica

3

13

Novembro

Elaboração do projeto leitura

3

13

Novembro

Elaboração do projeto leitura

3

14

Novembro

Elaboração do cronograma

2

14

Novembro

Elaboração do projeto leitura

3

16

Novembro

Leitura na biblioteca

3

17

Novembro

Leitura na biblioteca

3

20

Novembro

Leitura na biblioteca

3

21

Novembro

Leitura na biblioteca

3

22

Novembro

Contação de histórias na sala de aula

3

23

Novembro

Contação de histórias com as crianças

3

23

Novembro

Confecção do livro gigante

1

24

Novembro

Confecção do livro gigante

4

27

Novembro

Apresentação e contação de história do livro gigante pelas crianças do Jardim II.

4

28

Novembro

Culminância do projeto com as crianças e Conclusão do projeto

6

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (100.6 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com