TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBSERVAÇÃO Á DOCÊNCIA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PAULO SCHERRER E ESCOLA INFANTIL SONHO FELIZ. NOVO HORIZONTE DO OESTE-RO

Por:   •  6/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.236 Palavras (17 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 17

FAEL FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA PEDAGOGIA

OBSERVAÇÃO Á DOCÊNCIA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PAULO SCHERRER E ESCOLA INFANTIL SONHO FELIZ.  NOVO HORIZONTE DO OESTE-RO

ROLIM DE MOURA-RO

2011[pic 1]

ELAINE CRISTINA DOS SANTOS VELOSO[pic 2]

SARA CRISTINA ELER DA SILVA

TALITA LOREN ELER ROSA DA SILVA

VILMA DOS SANTOS BATISTA

OBSERVAÇÃO Á DOCÊNCIA

ESCOLA MUNICIPAL ENSINO FUNDAMENTALPAULO SCHERRER E ESCOLA INFANTIL SONHO FELIZ NOVO HORIZONTE DO OESTE-RO.

Trabalho apresentado a unidade curricular exercício da ação docente do curso de Pedagogia 2º período anos iniciais do Ensino Fundamental Modalidade A Distancia Da Faculdade Educacional Da Lapa-Fael/EADCON.

Professora: Ana Cristina Pienta

ROLIM DE MOURA-RO

2011

SUMÁRIO[pic 3]

1. INTRODUÇÃO        

2. HISTÓRICO DA ESCOLA        

3. OBSERVAÇÃO DA EDUCAÇÃO ENSINO FUNDAMENTAL        

4. OBSERVAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PRÉ-ESCOLAR        

CONCLUSÃO        

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS        

1. INTRODUÇÃO

Atualmente nossa sociedade tem maior consciência da necessidade de oferta de educação para as crianças de quatro a seis anos e a formação básica do ensino fundamental de sexto ao nono ano, assim sendo o relatório aqui retratado sendo este de observação serve como um utensílio expressivo para a prática de sala de aula. Foi realizado na escola Paulo Sherrer de ensino fundamental e pré-escolar Sonho Feliz sendo esse estágio obrigatório para o curso.

Por meio da observação feita é oportuno observar que o trabalho educativo tem possibilidade de proporcionar novas condições para as crianças fazer as suas descobertas de valores, papel social e seus costumes.

Estando próximo da realidade da escola através do estagio supervisionado de observação, nos dá a possibilidade de perceber que se pode utilizar essa experiência para todos os componentes do currículo do curso, mesmo que esse mecanismo de adequação legal é usado para resolver a diferença que existe em meio a conhecimentos teóricos e atividade pratica. (VASQUEZ, 2001, p.241)

Esse passo educativa de tanta importância e que marca a vida de nossas crianças, tem por exigência que possa ser disponibilizado a elas profissionais, devidamente na área de sua formação e que tenha compromisso por seu trabalho.

 2. HISTÓRICO DA ESCOLA

Este relatório trata-se de uma observação a Docência realizada pelas Acadêmicas do curso de Pedagogia do 2º Período Licenciatura Plena de Pré-Escola e Séries Iniciais da FAEL.

 Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Scherrer. Localizada na Rua Joaquim Inácio Dias n°4684 Bairro Centro, Zona Urbana no Município de Novo Horizonte do Oeste- Rondônia.

Escola de Ensino Infantil Pré-Municipal Sonho Feliz. Localizado na Av. Elza Vieira Lopes S/Nº bairro Centro, Zona Urbana, contendo esse estágio no total de quarenta (40) horas.

O atendimento as crianças é feito de segunda a sexta-feira, em dois turnos. São oferecidas refeições desde o café da manha e o almoço, instigando as crianças na busca de boa qualidade de vida.

Conhecer a significação dos experimentos vividos por uma criança quando inicia sua vida escolar, isso para o procedimento de desenvolvimento infantil, assim como a futura vida escolar, concebe a probabilidade de oferecer a edificação de sugestões que permitam receber a criança e atender melhor suas indigências, oportunizando desta maneira estabelecimento de interação com produtividade neste contexto. (DANTAS, 1995, p. 105)

 Percebem-se em ambas as escolas observadas que as turmas são divididas em consonância com a teoria de Piaget em referencia ao desenvolvimento infantil, sendo feita por faixa etária, possibilitando desta maneira o desenvolvimento integral das crianças.

A proposta de educação de ambas escolas é com objetivos voltados a promoção da educação com qualidade, muito embora o espaço físico não possibilita na íntegra essa ação, entretanto isso não impede que desenvolvam uma proposta que eduque para a cidadania, e fornecendo possibilidades para que as crianças tenham uma visão de mundo diferente das quais estão acostumados.

A visão que a criança tem do mundo segundo Wallon, tem seu começo, no inicio da vida, ocasião no qual as afinidades com o meio humano se produzem, fundamentalmente pelas emoções. Sua forma, entretanto, só se torna possível diante o processo onde a criança faz a separação do seu eu, e de diferentes pessoas. Assim sendo a criança necessita obter um ‘domínio de distinção, de critica e de analise, que não é afetuoso mais intelectual. (WALLON, 1971, p. 139)

Os princípios das escolas municipais de Novo Horizonte do Oeste onde ocorreu a observação estão fundamentadas no desenvolvimento pleno da personalidade, na concepção completa das crianças, na moralidade e na constituição de um cidadão capaz e preparado a modificar sua realidade, como assegura WALLON, 1971, Pág. 58:

Desta forma percebe-se que as escolas buscam por meio de valores éticos cristãos, incitação necessária para as que as crianças se cresçam em completos os aspectos, sendo que ainda possuem linha norteadora quanto às diferenças de classe social, a cultura, a etnia, a diversidade e a característica da educação.

A fundamentação teórica das escolas observadas tem como base Piaget e Paulo Freire, desenvolvendo proposta educativa a pedagogia de projetos, determinando objetivos e estratégias de uma maneira criativa e de definições.

"[...] acrescentamos a essa metodologia uma reflexão sobre a realidade social, orientando os projetos de trabalho para a reflexão sobre as condições de vida da comunidade que o grupo faz parte, analisando-as em relação a um contexto sócio-político maior e elaborando propostas de intervenção que visem transformação social. (FREIRE, 1996, p. 357)

Segundo GADOTTI (2003, p. 4), é o notar, o refletir a maneira como a criança observa o mundo e a ele reage que interessa ao educador. “A ação educativa decorre a ser a busca do conhecimento interior dos ‘mecanismos de funcionamento’ das crianças.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)   pdf (202.5 Kb)   docx (28 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com