TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO INTEGRAL HOJE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Por:   •  3/5/2016  •  Artigo  •  5.962 Palavras (24 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 24

EDUCAÇÃO INTEGRAL HOJE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Merillyn Aline de Oliveira

Universidade Estadual do Centro Oeste-Pedagogia-DEPED Orientadora:Profª Alessandra Lopes

RESUMO

Falar em progresso e desenvolvimento é falar em educação. Educação esta que já nasceu com a civilização e foi melhorando a cada dia, primeiro era somente a família os responsáveis em passar os conhecimentos do mais velho para o mais novo, posteriormente já mais organizada, era realizada através de professores, porém somente aqueles que possuíam maiores condições financeiras e então, com a evolução e industrialização da sociedade, tornou-se necessário que todos os cidadãos frequentassem uma escola.Porém com a evolução da economia surgiram também os problemas sociais, as desigualdades e a falta de acesso a muitos direitos que são assegurados em lei. Para tanto, surgiu então o projeto da educação integral, onde o aluno estudaria em sala de aula e no outro período vago teria acesso a várias atividades, como esporte, cultura e te mesmo atividades relativas a saúde. O presente trabalho busca avaliar qual a contribuição da educação integral na resolução dos problemas sociais e quais as dificuldades que este projeto encontra para ser efetivado e funcionar com a devida qualidade, bem como as atitudes que devem ser tomadas, não só pelo poder público, mas também por toda a sociedade para que a educação integral possa ser efetivada em todos os estados e municípios do país.

Palavras-Chave: Ensino, investimentos, desigualdade social, conquistas.

1-INTRODUÇÃO

Estudo desenvolvido no curso de pedagogia,turma Chopinzinho,no período de março a outubro de 2015 .Trata da questão de Educação Integral no ao longo da Historia da Educação.Pretende-se estudar a qualidade  da permanência da criança em um período de tempo ampliado na escola e compreender as contribuições dessa modalidade de ensino para o  desenvolvimento físico,emocional,cognitivo e social  da criança enquanto ser humano.

A discussão sobre escola em tempo integral é de fundamental importância na atualidade, pois configura-se como algo novo para as escolas e para nossa sociedade, qual poderá trazer muitas vantagens para a vida dos alunos Nessa perspectiva a educação busca à formação e o desenvolvimento global e não apenas o acúmulo informacional. A educação deve responder a multiplicidade de exigências do próprio indivíduo e do contexto em que ele está inserido.

Assim sendo, o trabalho está organizado em três partes. Numa primeira parte apresento aspectos  históricos sobre a Historia da educação.. Em seguida desenvolvo todo  o referencial teórico  abordando considerações de diversos autores acerca da Educação Integral, e sua contribuição para a formação total do individuo E num terceiro momento apresentarei as reflexões sobre a Educação Integral.

2-CONSIDERAÇÕES AO LONGO DO TEMPO

É notório e verdade que o processo educacional é imprescindível para a evolução e bom andamento de uma nação. A educação trouxe a sociedade grandes avanços e também a garantia de um futuro melhor. Este conceito de educação que tanto se fala é aquela que engloba tudo que pode ser feito para que o ser humano se desenvolva intelectualmente, fisicamente e moralmente, para participar da vida em sociedade.

A educação nasceu, juntamente com civilização, antes mesmo da Constituição de 1988 determinar este direito. Cada povo era educado de acordo com seus costumes e sua cultura, passando de geração para geração os ensinamentos dos mais velhos.

Com o tempo este processo teve algumas mudanças, em determinados períodos chegou a ser organizada como escola, porém não dava acesso a todos, somente os mais abastados financeiramente podiam estudar vez que os pobres só possuíam a função de trabalhar.

E assim aconteceu por muito tempo, até que por fim, diante da industrialização e do crescimento das cidades, fez-se necessário que se voltasse um olhar para a educação e se começasse a criar politicas públicas que incluísse este direito a todos.

Atualmente, não é segredo para a sociedade de que a educação é um direito de todos e um dever do Estado, esta educação deve ser com padrão de qualidade, sem nenhum tipo de distinção e que dê acesso a qualquer cidadão.

Frente a este direito, foram surgindo políticas públicas de incentivo e melhoramento da educação em todo país, e diante deste fato, consequentemente se levantou o debate a respeito da educação integral.

Nesta ideia de educação o aluno teria mais tempo para estudar e o seu tempo ocioso seria preenchido com outras atividades, além de que, serviria também como controle social, pois muitas crianças não possuem acesso à cultura, esporte, saúde e, neste período extra, estariam saindo da rua, para usufruir destes direitos.

Porém, para tanto, se faz necessário contar com professores capacitados, bem como os outros profissionais da área de educação, assim como estrutura apropriada e uma reestruturação das propostas didático-metodológicas educacionais, pois a de se considerar que escola em tempo integral não esta relacionada a colocar a criança o dia todo dentro de uma sala de aula e sim disponibilizar para a mesma várias atividades as quais ela não possui acesso fora da escola.

Para Pereira (2013), a escola integral evoca aquilo que é completo, inteiro, total e acabado em si, evoca uma ideia que não pode ser resumida ao trabalho realizado nos “bancos escolares” e não se finda ao término do período que compõe a educação básica, vai além, na busca de ampliação de tempos, espaços, sujeitos e situações de educação.

Porém, são muitos os desafios que a educação integral ainda terá que enfrentar para ser uma realidade cotidiana no Brasil, este, é um projeto que exige muita dedicação por parte de todos, para que se possa melhorar o que já existe e abrir novas oportunidades para aqueles não se beneficiam da escola integral.

O presente trabalho busca um maior entendimento a respeito do tema, bem como analisar os prós e contras da escola em tempo integral, avaliando o que pode ser feito e qual é o real objetivo deste projeto que já existe em alguns locais do país.

2.1-Educação e seus conceitos

Muito se fala a respeito de educação, aliás, na atualidade é dos assuntos mais debatidos e incentivados no país. Mas como se chegar a um conceito exato de algo tão amplo e que traz tantos benefícios.

Para Martins (2004), o conceito de educação sofreu influência do nativismo e do empirismo. O primeiro era entendido como o desenvolvimento das potencialidades interiores do homem, cabendo ao educador apenas exterioriza-las, e o segundo era o conhecimento que o homem adquiria através da experiência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.4 Kb)   pdf (237.5 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com