TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPODERAMENTO DAS MULHERES NEGRAS

Por:   •  26/4/2018  •  Artigo  •  6.687 Palavras (27 Páginas)  •  838 Visualizações

Página 1 de 27

EMPODERAMENTO DAS MULHERES NEGRAS

1 – INTRODUÇÃO

Discutir a trajetória das mulheres no Brasil e em especial na Bahia significa traduzir um universo de dilemas vividos diariamente por centenas de milhares de mulheres que tem, a cada dia, que lutar por seu espaço socioeconômico e cultural oprimido pela perspectiva de um universo social tradicionalmente construído por homens e para homens.

 Não obstante deste universo definido como machista, ainda há os recortes presentes que entrelaçam variáveis socioculturais como idade, origem cultural e social que contaminam negativamente muitas das relações de trabalho, de formação profissional, intelectual, interpessoais, dentre outras esferas da vida em Sociedade. Assim a luta da mulher por um espaço igualitário, passa a ser uma batalha cotidiana que se estende por todas as esferas sociais, do trabalho às relações familiares.

Igualdade entre pessoas de diferentes gêneros ou raças é um pré-requisito a ser cumprido naturalmente por qualquer Sociedade Democrática. Apesar da objetividade do direito de igualdade, as mulheres negras ainda são mais discriminadas do que as mulheres não negras, o que agrava seriamente a vulnerabilidade social de milhares de mulheres no Brasil, visto que a maioria é negra.

 Descrever um cenário onde as mulheres negras são notoriamente discriminadas em relação às não negras é delimitar em uma batalha de direitos humanos, uma luta ainda mais acirrada, onde as mulheres negras, além da conquista pela igualdade de gênero, tem que lutar pela igualdade de raça frente a “Sociedade não negra”.

Assim, fatores como a criminalização e a objetificação da mulher tornam-se mais preponderantes para as mulheres negras do que para as não negras, situando-as em uma esfera social extremamente vulnerável, com complexas relações sociais, econômicas e, principalmente, cultural. Ressalta-se que criminalização e a objetificação citadas acima são reflexos diretos não da raça ou gênero, mas da condição socioeconômica, que poderia ser tanto para negros como para não negros, mas é rotulada para os negros (as) devido a sua maioria entre as classes sociais mais pobres e vulneráveis.

O Governo Brasileiro juntamente com alguns setores da Sociedade Civil (Organizações Não Governamentais) desempenham esforços conjuntos para reverter a situação vulnerável das mulheres negras, implantando Políticas Públicas e Projetos de apoio específicos a geração de trabalho e renda, combate a violência e de transferência de renda. Tais ações enfatizam a urgência na reparação da situação em que se encontram as mulheres negras, oportunizando melhores acessos a formação profissional, educacional e de geração de trabalho e renda.

O Estado da Bahia é a Unidade Federativa que mais investe em Políticas Públicas reparatórias e que tem o maior número de entidades sociais de negros que lutam pelo combate ao racismo e sexismo. Tal situação não poderia ser diferente, visto que é na Bahia onde há a maior concentração de negros no Brasil.

Paralelo aos esforços reparatórios, o Estado Baiano vem crescendo ano a ano sua economia, demandando cada vez mais mão de obra feminina, o que permite dizer aumentando a pressão sobre novos postos de trabalho para uma população feminina negra, que por sua vez luta para ter melhores acessos a formação escolar básica e profissional.

Esse Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) objetiva descrever a condição socioeconômica recente da mulher negra no Brasil e na Bahia, trazendo ao debate o cenário das oportunidades do mercado de trabalho para essas mulheres, destacando a economia solidária como uma alternativa concreta frente as adversidade impostas pelo mercado tradicional.

A linha condutora escolhida para o debate acima mencionado será a do Empoderamento Feminino como estratégia de superação das condições elencadas ao longo do presente Trabalho. Assim, a evolução do nível de escolaridade das mulheres negras nas últimas décadas, o crescente papel destas enquanto chefes de família, a ocupação nos espaços de poder e o aumento do número de empreendedoras/empresarias serão sempre temas discutidos frente a condição de empoderamento da mulher negra.

 Nesse contexto definimos como objetivo geral contribuir para a discussão social sobre o empoderamento das mulheres negras no Brasil e em específico na Bahia, tendo como referencial socioeconômico estudos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos - DIEESE e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, além de referenciais teóricos de Economia Solidária. Como objetivos específicos definimos identificar, no Estado da Bahia, o cenário do mercado de trabalho, referenciando o papel da mulher negra no universo de trabalho feminino e contribuir no debate sobre empoderamento das mulheres negras, tendo como referencial teórico a economia solidária.

Nessa perspectiva a hipótese de que o empreendedorismo social é uma ferramenta importante para o empoderamento da mulher negra, quebrando o paradigma da objetificação da mulher negra no mercado de trabalho formal e informal.

A ideia de que outras estratégias devem ser tratadas paralelamente à luta pelos direitos humanos e empoderamento da mulher negra se baseia nas oportunidades que a economia solidária dá a todas as pessoas, e em especial as mulheres negras. O caráter democrático, de autogestão e participativo reforça um universo de tratativas socioeconômicas e culturais justas, reduzindo o caráter de sexismo e racismo encontrado na economia de mercado tradicional.

Assim, o presente TCC, justifica o prévio conhecimento de que a Economia Solidária representa um terreno fértil para o desenvolvimento de empreendimentos socialmente justos para as mulheres negras, onde essas podem facilmente expressar sua cultura e valores, reduzindo a vulnerabilidade notória imposta no mercado de trabalho tradicional.

2 – METODOLOGIA

A natureza desta proposta se baseia na importância da qualidade de vida humana e na busca de sentidos e significados das implicações entre sujeito e objeto. Assim, decidiu-se pela pesquisa bibliográfica, a qual se configura como a que se impõe como início de todos os demais tipos.

O procedimento técnico bibliográfico se impõe como a primeira e esta presente em todos os trabalhos de pesquisa e é uma forma de se pesquisar através de material já elaborado, constituído basicamente de livros, artigos científicos, jornais, revistas, dicionários e enciclopédias (GIL, 2002). Foi buscado material publicado na rede mundial de computadores, dentre outras fontes idôneas, previamente elaboradas e publicadas sobre a temática. Entre outras consultamos a literatura existente na base de dados Lilac’s e Scielo, mais precisamente, artigos, teses, dissertações e livros que abordam o tema em questão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.2 Kb)   pdf (465.2 Kb)   docx (180.1 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com