TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTAGIO INICIAL DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  26/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.476 Palavras (14 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.......................................................................................................... 6

1  LEITURAS OBRIGATÓRIAS................................................................................. 7

2  PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO................................................................... 9

3  ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE

    ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA  .................................................................. 11

4  ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS COMTEMPORÂNEOS DA

     BNCC    ............................................................................................................... 13

5  CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS  

    DIGITAIS............................................................................................................... 15

6  PLANOS DE AULA............................................................................................... 18

CONSIDERAÇOES FINAIS...................................................................................... 20

REFERÊNCIAS......................................................................................................... 21

INTRODUÇÃO

Este plano de trabalho tem por finalidade apresentar a experiência de estágio realizado no âmbito da escolarização básica em especial nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Nessa vivência teve-se a oportunidade de conhecer a dinâmica de uma escola e a relação entre a teoria (adquirida no curso de Pedagogia) e a prática que acontece nas instituições do ensino fundamental.

O estágio realizado teve como objetivo descrever o desenvolvimento como um todo, incluindo pesquisa e elaboração de relatório e reconhecimento de documentos como BNCC – Base Nacional Comum Curricular e PPP- Projeto Político Pedagógico, agregando experiência e visão ampla da atuação como educador. A partir da leitura de textos, análise de vídeos e construção de planos de aula descritos no ”Plano de trabalho do estágio do curso de Pedagogia” aprofundamos nossos conhecimentos sobre a área de atuação em busca da qualidade e maior eficiência na atuação profissional.


  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

          O presente texto “A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem” vem sendo discutido como um movimento contemporâneo presente em dois grandes enfoques que são o epistemológico e o pedagógico ambos com conceitos diversos e complementares. O epistemológico torna-se para seu estudo o conhecimento em produção, reconstrução e socialização, a ciência e seus paradigmas, o método como mediação entre o sujeito e a realidade. O pedagógico discutem questões de natureza curricular, de ensino e aprendizagem escolar.

           A abordagem interdisciplinar não só abrange na educação, mas também em outros setores da vida social como a economia, política e a tecnologia. No campo educativo a interdisciplinaridade vem sendo discutida por autores, mostrando de modo geral que literatura sobre este tema é consensual quanto ao sentido e a finalidade. No ensino-aprendizagem educacional, muitos são os debates, como o movimento propiciador de um conhecimento menos sistematizado e como prioridade nos elementos conceituais.

         O conceito de interdisciplinaridade vem sendo discutido na educação e nos diferentes âmbitos científicos. Nesse contexto, tanto as formulações filosóficas do materialismo histórico e dialético quanto às proposições pedagógicas das teorias críticas trouxeram contribuições importantes para esse novo enfoque epistemológico. Sendo no campo das ciências humanas e sociais que aparece com mais força. Quanto se trata em definição de conceitos para a interdisciplinaridade, tudo ainda esta em construção, não tem uma definição única possível para esse conceito, tantas sejam as experiências em curso no campo do conhecimento, entendemos que se deva evitar procurar definições abstratas de interdisciplinaridade.  

         A escola como lugar de ensino-aprendizagem, produção e reconstrução de conhecimento, precisará acompanhar as transformações da ciência contemporânea, adotar e apoiar as exigências interdisciplinares que participam hoje da construção de novos conhecimentos. Deverá acompanhar o ritmo das mudanças que se operam em todos os segmentos que compõem a sociedade sendo que cada dia o mundo está mais interconectado e complexo. A orientação para o enfoque interdisciplinar na prática pedagógica implica romper hábitos e acomodações, buscar algo novo e desconhecido, sendo um grande desafio. Um processo educativo desenvolvido na perspectiva interdisciplinar possibilitando a compreensão da relação entre teoria e prática, contribuindo para uma formação mais crítica, criativa e responsável colocando a escola e educadores diante de novos desafios e buscando novos métodos de ensino.

        Por sua vez, quanto mais interdisciplinar for o trabalho docente, quanto maior for à relação conceitual estabelecida entre as diferentes ciências, estimuladores, instigantes e dialéticos forem os métodos de ensino maior a possibilidade de apreensão do mundo pelos sujeitos que aprendem.

       Portanto, a interdisciplinaridade é um movimento importante de articulação entre o ensinar e o aprender, entendida como formulação teórica e assumida, tendo a potencialidade de auxiliar os educadores e as escolas na ressignificação do trabalho pedagógico em termos de currículo, métodos, conteúdos de avaliação e na organização dos ambientes para a aprendizagem.

 


  1. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento normativo de grande relevância para a escola, pois se refere ao planejamento global da instituição, entretanto, essa sistematização não é definitiva, mas sim, flexível e orgânica. Segundo a legislação educacional brasileira, ele deve ser elaborado em uma perspectiva democrática, a qual reconhece a necessidade de envolvimento de todos os membros do contexto escolar (gestão escolar, professores, alunos e comunidade). Cada PPP é único, pois expressa as finalidades e necessidades da realidade escolar que representa.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (195.8 Kb)   docx (236.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com