TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Por:   •  29/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  764 Visualizações

Página 1 de 3

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Análise Institucional do Corpo Docente

Nesta etapa você irá redigir um texto com as suas impressões e experiências sobre a realidade vivenciada no Estágio realizado na sala de aula.

Aqui você deve descrever suas observações a respeito de:

1 - Organização da sala de aula: a organização da sala de aula atende as necessidades da proposta pedagógica apresentada pelo professor? O professor possui material de apoio (material didático, equipamento de informática, jogos, material de papelaria, etc) necessário para sua aula? Há alunos inclusos? Tem atendimento especial? Explique.

2 - Interação professor-aluno: quais foram às estratégias utilizadas pelo professor para instigar a curiosidade do aluno para o conteúdo abordado? Quais as metodologias empregadas pelo professor para interagir com o aluno em relação ao conteúdo abordado? Há materiais especiais para o atendimento aos alunos inclusos?

3 - Conteúdos abordado pelo professor: Quais foram os temas mais relevantes das aulas observadas? Quais materiais didáticos o professor utilizou em sala de aula (nome e autor do livro, nome dos aparelhos, materiais ou instrumentos utilizados)? Os alunos inclusos fazem avaliações adaptadas?

4 - Corpo docente da escola: número de professores, nome, escolaridade, quando se formaram/quanto tempo lecionam, como organiza seu tempo, como se dá a sua participação na construção do Projeto da escola, como acompanha a vida escolar dos alunos, se participa das reuniões do Conselho de Classe, se realiza reuniões de pais e com que periodicidade, qual a frequência em % dos pais.

Organização da sala de aula é um espaço prazeroso de construção do saber, com ambiente acolhedor e desafiador em um espaço físico desenvolvendo múltiplas habilidades e sensações. O professor tem imprevistos em sala, mas tudo varia conforme as circunstâncias, os recursos e materiais adaptados de acordo com a dificuldade de cada uma delas, estimulam os alunos a sair da zona de conforto e desenvolver o raciocínio, os recursos, como os tecnológicos e os jogos, estimulá-se a querer saber mais, existem outros materiais e recursos como os cartográficos (mapas, atlas, globos, etc.), e recursos audiovisuais (em especial documentários e filmes) com o avanço da informática e do acesso a internet, softwares e aplicativos que aparecem como recursos didáticos interessantes.

No semestre não houve alunos inclusos.

Disponibilizar textos interativos e de configuração hipertextual, apresentando os temas a serem estudados torna possível também a realização de diversas atividades como bate-papo (encontros síncronos) e fórum de discussão (encontros assíncronos) para debates e explicações. O ambiente virtual de aprendizagem também tem várias outras ferramentas, como mural de recados, biblioteca de links e livros, além de acervo de arquivos para acesso imediato dos alunos

Os assuntos propostos são explorados usando diferentes estratégias como pesquisa em diferentes fontes, questionários com pesquisa de opinião, trabalho em grupo, estudo de texto e vídeos,

O professor cria uma situação de comunicação entre os alunos com um propósito educativo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (35.9 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com