TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Por:   •  6/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.797 Palavras (12 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE DE UBERABA

LEIDINALVA CAMPOS PATUSSI MANZOLI

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

CASTELO-ES

2015

UNIVERSIDADE DE UBERABA

LEIDINALVA CAMPOS PATUSSI MANZOLI

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

 

Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba, como parte das exigências à conclusão da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado, do 4º período do curso de Pedagogia.

                                                  CASTELO-ES

                                                        2015

SUMÁRIO

1- Introdução------------------------------------------------------------------------------4

2- A escola e sua história----------------------------------------------------------------4

3- O prédio e seus espaços--------------------------------------------------------------5

4- Como é o bairro e os entornos da escola?----------------------------------------5

5- A escola e sua cultura----------------------------------------------------------------6

6- Objetivos gerais da educação infantil---------------------------------------------7

7- Objetivos específicos de cada etapa que a instituição oferece:---------------8

8- As turmas da escola-------------------------------------------------------------------9

9- Os fundamentos do projeto político-pedagógico da escola------------------10

10- Missão e Metas----------------------------------------------------------------------11

11- Considerações Finais---------------------------------------------------------------13

12- Referências---------------------------------------------------------------------------14


1- Introdução

Este trabalho aborda o estágio realizado, na escola Municipal de Ensino Fundamental Germano Lorosa, onde será relatada a rotina escolar, as atividades de exploração, a cultura escolar, a sua história de fundação, seu funcionamento, os entornos da escola, a sala de aula. O assunto foi tratado de forma clara e objetiva tentando demonstrar realmente como é seu funcionamento. O grande objetivo deste trabalho é mostrar como é o meio escolar da instituição e como se constroem os aprendizados, tanto das crianças como dos professores.

2- A escola e sua história

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Germano Lorosa foi fundada no ano de 1945, aproximadamente, segundo depoimentos de moradores da comunidade. A primeira escola da comunidade funcionava numa pequena casa, ao lado da residência do senhor Antônio Leirosa. A pequena construção era feita de estuque e não tinha energia elétrica, nem água encanada. De início, os alunos sentavam-se no chão. Mais tarde, construíram-se bancos de madeira para a acomodação dos mesmos.

Antes disso, porém, por volta de 1931, os alunos eram alfabetizados na Igreja de Confissão Luterana, comunidade próxima a Cristo Rei, na propriedade do senhor Carlos Velten. As condições de estudo eram precárias nessa época. Os alunos caminham longos percursos até a escola, atravessando inclusive, lugares perigosos como matas e rios.

Por volta de 1942, foi fundada a comunidade de Cristo Rei. Nessa ocasião o senhor Antônio Leirosa cedeu à sala de sua própria casa para o funcionamento das aulas. Após alguns anos, em 1950, aproximadamente, o senhor José Pereira, mais conhecido como José Pedreiro doou o terreno e o Estado, na pessoa do governador Carlos Lindem Berg, subsidiou a construção da primeira escola propriamente dita.

Por volta de 1970, no mandato do prefeito Moacir Vargas, o senhor Germano da Silva Sales, filho de Antônio Leirosa, doou o terreno onde está assentada a atual escola. A primeira construção continha apenas uma sala de aula, um banheiro e uma cozinha pequena. Recebeu o nome de Escola Unidocente Cristo Rei. Os primeiros professores a reger nesta escola foram José Trabach (conhecido popularmente por Palpite), Antônio Silva, Neuza Teixeira de Souza, Jaíra Teixeira de Souza, Idalina Donna, dentre outros.

3- O prédio e seus espaços

Em 2010 iniciou se a construção da nova escola tão esperada pela comunidade. Os espaços são composta por seis salas de aula, uma biblioteca ,sala de informática, sala dos professores, secretaria cozinha, depósito, refeitório e banheiros para alunos e professores.

Em 2011 uma nova disciplina foi inserida no currículo da escola Germano Lorosa, sendo ela Educação Física de 1ª a 4ª série.

 Em 2012 O Senhor Rogério Manzoli assume a direção da escola, sendo eleito pelos pais dos alunos, neste ano aconteceu a tão esperada inauguração da nova escola sendo a mesma composta pela coordenação pedagógica Zilma Bautz: atuaram como professores neste ano: Adelia Bautz da Silva, Diuma Ruckdeschel Veltem Bautz,Eduarda Delpupo Dável, Elina Maria Broedel da Costa, Flavia Nunes Almeida,Inês Vidal Vieira,Ingridy Plaster,Gilvane Pilger de Almeida ,José Olyésio Sarti, Michele Pereira, Saionara Ramos de Oliveira Péterle,tendo como secretária Farney Veltem Bautz, serventes Dalva Bautz Mariano Marinilda Klippel e merendeira Vera Bueck Vieira.

 Neste ano também foi incluído na grade curricular novas disciplinas: Educação Física, Pomerano e Artes de Pré ao 5º ano e Geometria e Literatura de 6º ao 9º ano.

 Em 2013 não atendendo as necessidades dos alunos foi extinta da grade curricular a disciplina de Pomerano e ganhando espaço o Italiano.

 Em 2014 Também não atendendo a necessidade dos alunos sai o Italiano e ganha espaço o Projeto de Leitura com o objetivo de ampliar as possibilidades de entendimento da leitura e escrita dos nossos alunos, sendo ministrado pela professora Farney Veltem Bautz.

4- Como é o bairro e os entornos da escola?

O bairro onde a escola esta localizada é na zona rural, por isso é muito tranquilo e calmo, ao lado da escola tem uma igreja, um único ponto que atende a toda comunidade que é um supermercado, fica um pouco abaixo da escola, tem um campo de futebol e um bar que só funciona nos finais de semana, a poucas casas em volta da escola, são bem longes uma das outras, por isso as crianças dependem de transporte escolar para chegar até a escola, e os professores também a maioria vem das comunidades vizinhas, quando chove é um transtorno, porque da muito barro nas estradas e fica de difícil acesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (197.3 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com