TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ESTÁGIO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  20/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.001 Palavras (13 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 13

Polo Novo Guaicuru

Curso: Pedagogia

MÁRCIA LOPES DA GAMA FERNANDES

RA 9608486677

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ESTÁGIO NO ENSINO FUNDAMENTAL 1ºe2º ano

CAMPO GRANDE, MS

 2016

Polo Novo Guaicuru

Curso: Pedagogia

MÁRCIA LOPES DA GAMA FERNANDES

RA 9608486677

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ESTÁGIO NO ENSINO FUNDAMENTAL 1ºe2º Ano

Relatório de Estágio apresentado ao curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância – CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio  1º e 2º do ensino Fundamental

CAMPO GRANDE, MS

 2016

IDENTIFICAÇÃO

Nome do Estagiário: MÁRCIA LOPES DA GAMA FERNANDES

RA: 9608486677

Curso: Pedagogia                                 Semestre: 5º                             Ano: 2016

Início do estágio: 17/ 10 / 2016     Término do estágio: 28/10/2016

                                              INTRODUÇÃO

              Este estágio foi realizado atendendo a exigência curricular do curso de pedagogia-licenciatura, que é o norte da formação de acadêmicos nas disciplinas em que o docente especializa-se na formação pedagógica, compreendendo uma educação voltada a Educação infantil, pois é através do estágio que estabelece a relação entre teoria e prática, tendo a oportunidade de conhecer e analisar um profissional em sua atuação pedagógica.

  O estágio foi realizado em uma instituição pública na educação infantil da Escola Estadual  Maestro Heitor Villa Lobos, 1ºe2º anos do ensino fundamental I. O estágio foi realizado no período vespertino onde houve uma interação com os alunos e os professores, neste período de estágio foram realizados: observação, planejamento e regência, onde pode ser observada a atuação e docência para poder analisar o processo de ensino de crianças nesta faixa etária. Será abordada a caracterização do contexto estágio da escola, da turma, a concepção pedagógica da instituição, a descrição e análise das atividades e observação do espaço.

 A compreensão é de que o objetivo de uma escola com as crianças é fazer com que as mesmas adquiram conhecimentos e que os ampliem. Segundo Pimenta (1995, p 24) “a atividade teórico pratica de ensinar constitui o núcleo do trabalho docente”.

              Nessa perspectiva a experiência na sala de aula, possibilita a linguagem oral, desenvolvendo o raciocínio, criatividade, diferenciar o certo do errado, desenvolve a imaginação e socialização. Com isso as crianças constroem interações, conhecimento e utilizam as mais diversas linguagens, além de terem várias ideias e hipóteses com o assunto que estão desvendando.

O maior desafio da Educação infantil e seus educadores é compreender, conhecer e reconhecer o jeito de cada criança, cuidando e propiciando brincadeiras e aprendizagem orientadas de forma íntegra.

          DESENVOLVIMENTO:

       Observação e Interação. 1° e 2º anos

Primeiro dia as 13:00hs: Acolhida: na quadra da escola com a oração do pai nosso.

Rotina: escolhe 2 alunos para serem os ajudantes da sala, eles fazem a chamada, leitura do alfabeto, silabário, lista dos nomes dos animais com as letras do alfabeto, as vogais e numeral de um a trinta.

Aula com a professora de artes, estavam presentes 19 dos 26 alunos matriculados, a idade deles variam entre 6 e 9 anos, as crianças estavam pintando alguns desenhos para uma apresentação em comemoração ao centenário de Manoel de Barros, ensaiaram uma apresentação com a poesia “Bernardo” musicada por Márcio de Camilo  do cd  Crianceras de autoria  Manoel de Barros.

Segundo dia. Acolhida, e rotina diária. neste dia foram 23 alunos. Aula com a professora regente, a professora fez uma leitura de como se produz o leite da vaca. Fez perguntas para as crianças a respeito da leitura, fez uma atividade de completar as palavras  com a silaba -CA- com –TA- e leitura das palavras. Leitura e escrita com a letra v e  completar palavras com a silaba TA, fizeram atividades de pintar palavras de acordo como desenho. As 14: 40 hora do lanche, as 15hs educação física. as 15:30 hora do intervalo. As 15:45 retornam para a sala. Aula de ciências sobre perigos domésticos, o professor exibiu alguns vídeos sobre o tema, e houve uma interação com os alunos a respeito dos perigos existentes em casa, como facas, choque elétrico, vazamento de gás e fogo. Em seguida  assistiram á um desenho até o horário dos pais vir buscar.

Terceiro dia: sala do 2º ano:

 A turma é composta por 19 alunos: 10 meninos e 9 meninas com faixa etária entre 7 e 10 anos. A maioria proveniente de família com baixa renda. As aulas foram  iniciadas com algumas cantigas e leituras de textos do livro didático.  trabalhou-se a produção de frases e pequenos textos, leitura oral, silenciosa, individual e coletiva. A professora demonstrou domínio dos conteúdos que geravam entusiasmo dos alunos, principalmente quando eles tinham que produzir seus próprios textos. A Professora fazia questão de expor cada um no mural da sala fazendo com que os alunos se sentissem mais motivados a participarem das aulas, a mesma se mostrava preocupada com o aprendizado de cada aluno. Percebeu-se um bom relacionamento entre alunos e professora.

Quarto dia: sala 2º ano:

Acolhida é feita na quadra da escola,  os alunos cantam o Pai nosso, em seguida em fila vão para a sala de aula. A aula inicia com leitura do alfabeto, contagem dos numerais, das cores, e encontro vocálico, em seguida cada aluno escreve seu nome no quadro, faz a contagem de quantos presentes e  estabelece os combinados do dia. direitos e deveres de cada aluno. Neste dia a turma foi ensaiar para apresentação que seria no dia seguinte, em comemoração do centenário do poeta Manoel de Barros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (254.7 Kb)   docx (244.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com