TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO GESTÃO EDUCACIONAL

Por:   •  21/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.913 Palavras (8 Páginas)  •  801 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE DE UBERABA[pic 1]

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO GESTÃO EDUCACIONAL

FRANCA – SP

2016

INTRODUÇÃO

Este relatório trata-se do estágio supervisionado que corresponde à gestão educacional realizado na escola Celso Toledo. Onde foi possível investigar e analisar as diversas modalidades de gestão, identificar o espaço de atuação do gestor e suas respectivas atribuições, observar e analisar o PPP da instituição, suas metodologias sua avaliação institucional, estudos das Diretrizes Curriculares Nacionais estabelecendo relação entre teoria e a prática do trabalho pedagógico do gestor escolar e analise da aplicabilidade do trabalho do gestor.

O objetivo do mesmo é analisar de forma crítica e reflexiva o papel do gestor.
Para tanto foram retratados alguns pontos importantes para atender as exigências do perfil do gestor, a função do mesmo em uma gestão participativa democrática, onde a gestão educacional se entende como principal característica do reconhecimento merecidamente dada à importância da participação efetiva e consciente de todos aqueles que compõem a estrutura da organização escolar.
             Por meio da observação e dos registros no caderno de campo, tais atividades nos possibilitaram perceber as tomadas de decisões, tanto do gestor, do coordenador, quanto do gestor em sala de aula, ou seja, o professor.

        O estágio constitui um momento de aquisição e aprimoramento para a formação do futuro profissional, pois proporciona ao futuro pedagogo a aproximação da realidade profissional. Quando observamos adquirimos experiência, quando questionamos tiramos dúvidas antes mesmo de nossa própria prática.  

INVESTIGAÇÃO E ANÁLISE DAS DIVERSAS MODALIDADES DE GESTÃO

A gestão da sala de aula (professor)

Na instituição escola Celso Toledo onde realizei o estágio foi notável o quanto as tomadas de decisões em sala de aula são importantes, onde os alunos expõem suas ideias e opiniões de forma respeitável, onde todos tinham oportunidade de escolha e de indagarem o docente para assim chegarem conclusão final de um determinado tema.

Em relação aos trabalhos produzidos pelos alunos ficou evidente o desenvolvimento de cada um, com sua singularidade, seus traços criativos, com o estimulo do professor, que auxilia na produção de trabalhos que estimulam o senso critico e a criatividade dos alunos. Foi possível também identificar a turma atenta e motivada, dirigindo-se ao professor, com respeito e carinho sendo então uma reciprocidade mutua, porem com disciplina.  

Compreendendo a relação entre pais e a escola, foi possível notar o envolvimento entre os pais e professores, em momentos críticos, favorecimento de troca, com intermédio do setor pedagógico de forma flexível, além das reuniões e das associações de pais e mestre.

A coordenação pedagógica

        Nesta instituição de ensino as relações entre a equipe docente e a coordenação são estabelecidas de forma amigável, sendo que há uma cooperação mútua de ambas as partes, onde acontece troca de ideias.

As relações interpessoais são abordadas de forma democrática, de maneira horizontal, em parceria com o colegiado e a comunidade. Quando ocorre algum contratempo, todos se responsabilizam e se reúnem para achar uma solução.

Percebe-se que a coordenação consegue orientar e mobilizar os docentes nas tarefas que são distribuídas sem descriminação e sem preferencias, de uma forma contínua, prática e objetiva.

É notável de certa forma, a preocupação em relação à formação continuada do docente, onde ocorre o estimulo porem não de fato o reconhecimento devido ao profissional da educação.

A direção

Levando em consideração as tomadas de decisões desta instituição, foi possível notar que são tomadas coletivamente, todos são envolvidos no processo de decisão desde as mais simples questões ate as mais complexas. Como por exemplo, prestação de contas para o gasto da verba e sua utilização, juntamente com o colegiado escolar, conselho de classe e a associação de pais e mestres, porem pude notar o quanto falta o envolvimento da APM na função de promover de fato a integração escola-comunidade. Em relação à participação da equipe administrativa com o trabalho pedagógico é certamente de colaboração com a gestão da escola.

Diante de tudo constatei que a concepção de educação da instituição vista a construção coletiva de novos conhecimentos sobre o mundo, na qual a sua proposta pedagógica permite a permanente articulação dos conteúdos escolares com as vivências e as indagações da criança e do jovem sobre a realidade em que vivem. 

Identificação do espaço de atuação do gestor e suas respectivas atribuições na escola campo de estagio, por meio de observação.

Na Escola Celso Toledo a diretora é responsável por todo trabalho de administração e orientação, seja ele pedagógico, que é desenvolvido pela coordenadora juntamente com a equipe docente, financeiro e burocrático. Ela age de maneira clara e objetiva, também é sensata, acredita na proposta de educação da escola, o que faz com propriedade, exerce uma gestão democrática e para tanto constituiu uma equipe com professores e pais, junto com a coordenadora que o auxiliam em todas as tomadas de decisões.

Observando o estilo de liderança do gestor foi possível notar algumas características importantes apresentadas pelo mesmo, que contribuíram para o bom convívio sua flexibilidade e resiliência, paciência e compreensão, a ética, o respeitar a diversidade dentre outras maneiras do gestor lidar. A forma de articular com a comunidade interna e externa, promovendo a participação nas definições da escola ficou evidente sua atuação em uma constante construção para alcançar a gestão democrática.

Observação e analise institucional do PPP; metodologias de trabalho; avaliação institucional.

Nesta escola, a gestão trabalha com clareza, comprometendo-se com as diretrizes para educação estabelecida pelo sistema, com transparência nos objetivos e metas a serem alcançados, conhecendo sua real função.

A proposta pedagógica apresentada pela instituição tem como principal objetivo nortear o trabalho pedagógico a ser desenvolvido na mesma. Tratando-se de uma sugestão flexível com possibilidades de ser modificada sempre que necessário. Com espaço do saber faz bom uso de estratégias administrativas e pedagógicas respeitando as leis educacionais vigentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (120.1 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com