TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO - MUSICALIDADE

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.950 Palavras (12 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 12

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 5 semestre Recuperaçao

DINALVA FERREIRA DA SILVA

ESTÁGIO - MUSICALIDADE

Cuiabá

2015

DINALVA FERREIRA DA SILVA

ESTÁGIO

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná,  como atividade interdisciplinar Individual do 5 Semestre de Pedagogia.

Unidade: Cuiabá

:

Cuiabá

2014


sumário

INTRODUÇÃO        .....................................................................................................        04

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO

E CONTRIBUIÇÃO        05

        

1.1 Caracterização da Instituição        05

2 ROTINA OBSERVADA          08

3 REFERENCIAL TEÓRICO          09

4 INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL        11

5 RELATO DA INTERVENÇÃO......................................................................        15

6 MOSTRA DE ESTÁGIO................................................................................        16

CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................        17

REFERÊNCIAS        18

INTRODUÇÃO

O Relatório de Estágio é o documento que visa apresentar as atividades desenvolvidas pelo estagiário, na formação da aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas ao estudante a participação em situações reais de vida e trabalho, sendo realizadas na comunidade em geral sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino.

Como parte integrante do processo formativo, contribui para a formação do futuro profissional, pois permite ao estudante a aplicação prática de seus conhecimentos teóricos, além de amenizar o impacto da passagem da vida estudantil para o mundo do trabalho, proporcionando contato com o futuro meio profissional. Proporcionando, ainda, que o aluno adquiria uma atitude de trabalho sistematizado, desenvolvendo a consciência da produtividade, a observação e comunicação concisa de idéias e experiências adquiridas e incentivando e estimulando o senso crítico e a criatividade. Possibilitando-lhes definir-se em face de sua futura profissão, perceber eventuais deficiências e buscar seu aprimoramento.

Sendo assim, verificamos que o objetivo básico do estágio é o de formar professores capacitados a atuar em quaisquer escolas, formar um profissional entusiasmado e criativo, não apenas dotado de capacidades que façam dele um professor exemplar, mas também capaz de usar seus conhecimentos, competências e habilidades.

A partir da observação verifiquei o quanto é importante a inclusão da música na Educação Infantil, pois a mesma faz aflorar a criatividade das crianças. Por isso, sugeri a intervenção baseada em trabalhos com música

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 

Creche Manoelino de Jesus

Série: Educação Infantil

Professor (a) Onoice barbosa

Número de alunos: 45

Na Creche Manoelino de Jesus, situada na Av. Brasil – S/Nº- Bairro Pascoal Ramos – Cuiabá, verifiquei a diferenciação no papel do pedagogo, a creche tem como equipe gestora a diretora Maria Elígia Guia de Arruda, coordenadora Onoice B da Silva Pereira possui cinco salas de aula; duas salas de descanso; uma sala de coordenação; uma sala de direção; uma sala de professores; seis banheiros de alunos (três feminino e três masculino) com chuveiros para banho e pias para escovação; possui um banheiro para professores e funcionários; um refeitório; dois pátios internos e quatro pátios externos; uma cozinha; um playground; 4 bebedouros.

A elaboração do projeto político pedagógico foi o resultado da sensibilidade e do comprometimento de todos que fazem parte do processo educativo dentro da instituição escolar, unidos em prol de um mesmo objetivo, a construção de um ensino de qualidade fundamentado em um referencial teórico, para que todos possam compreender e explicar sua pratica. Deve ser elaborado através de um processo democrático de decisões, de acordo com os anseios da comunidade escolar. Projetada na referida autonomia, tem finalidade de formar seus educando, para a vida, para o trabalho, para construções de relações humanas e sociais civilizadas, justas e éticas, para o exercício e pratica da cidadania critica e ativa, a fim de resistir a toda forma de exclusão.

Analisando o PPP da escola verificamos que a creche foi fundada num amplo terreno de 600,00 m2, em 25/11/90 durante o governo Fernando Collor de Melo; com o nome de Manoelino de Jesus, homenageando o primeiro morador do Pascoal Ramos. A creche atende os bairros Industriário I e II, Nova esperança I, II e III, Jardim Botânico, Império do Sol, Marechal Rondon e São Sebastião, atende crianças de zero a três anos e onze meses. Possui em seu quadro uma diretora, uma coordenadora, um administrativo, Quarenta e duas TDI’s,         doze TMIE, seis TNE.

A elaboração aconteceu a partir de pesquisas com a comunidade interna e externa, a partir desse diagnóstico verificamos que a grande preocupação dos pais, mesmo a criança em tenra idade, é sua preparação para o mundo. Ou seja, que a criança, após toda sua formação, esteja preparada para enfrentar as adversidades sociais, seja pessoal pó profissional. Por isso, a creche tem como propósito criar uma sociedade mais justa, humana, fraterna e democrática, com homens críticos, politizados, de ampla visão de mundo, capazes de superar os preconceitos sociais, uma sociedade em que todos usufruam dos direitos e deveres sociais. Para tanto,
busca implantar em seus alunos, desde tenra idade, assim como para seus familiares uma concepção de sociedade em que valores como solidariedade, fraternidade e honestidade, devem transcender as barreiras do individualismo, pois o ser humano é o ator principal da construção de uma sociedade igualitária. Por isso, meta é oferecer um atendimento de qualidade, visando sempre a formação do indivíduo crítico, que conhece seus direitos e deveres. Visando o desenvolvimento integral, a partir do trabalho conjunto entre escola e família.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (233.3 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com