TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO CONHECENDO O CENÁRIO DA PRÁTICA

Por:   •  2/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE POSITIVO

GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

MARIVANE APARECIDA GANZER

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

CONHECENDO O CENÁRIO DA PRÁTICA

INTRODUÇÃO

CHAPECÓ-SC

2020

1 APRESENTAÇÃO

        Neste relatório, constam as atividades de estágio curricular supervisionado correspondentes à disciplina de Estágio Supervisionado: conhecendo o cenário da prática, do curso de Pedagogia da Universidade Positivo.

        Um dos principais objetivos do Estágio Supervisionado é proporcionar ao acadêmico formação específica que possibilite a experiência de transposição teórica para a prática, buscando elementos articuladores teórico-científicos que subsidiem tal ação, mediante momentos de estudo e planejamento do trabalho a ser realizado no decorrer da prática estagiada.

        Tal perspectiva busca atender às expectativas do mercado de trabalho em que o licenciado atuará, pois visa fortalecer a relação teoria e prática, baseada no princípio metodológico de pesquisa-ação, no qual o desenvolvimento das competências e habilidades profissionais se imbricam. Assim, o Estágio Supervisionado apresenta-se como um importante e fundamental meio de integrar o acadêmico à realidade da prática social, econômica e de formação profissional inicial.

        O Estágio Supervisionado referido neste relatório compreende o período de um ano letivo, totalizando carga horária de 50 horas, conforme calendário acadêmico e Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia.

        Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo principal relatar as atividades desenvolvidas no decorrer do mapeamento da escola, memorial da trajetória formativa-educacional, entrevistas e observação da rotina escolar, evidenciando as ações realizadas no espaço escolar por meio de pesquisa e reflexão da prática.


2 INTRODUÇÃO

Buscando compreender melhor os objetivos desse estágio, e proporcionar ao futuro profissional de educação, uma experiência na prática, para que venha reforçar os seus conhecimentos teóricos, e dar mais clareza na profissão, desenvolvendo as competências necessárias e a sua identidade docente. Que por fim exige desse um processo de estudo continuo, e conforme as demandas da sociedade com o passar dos tempos.

Sempre respeitando a moral e a ética, as diversidades, e as limitações, compreendendo a maneira de se comunicar e de se expressar nas diversas situações, sabemos que cada ser é único, por isso devemos aprender a observar o que é preciso desenvolver em cada criança.  Segundo Libâneo (2001, p. 68), “identidade profissional é o conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores que definem e orientam a especificidade do trabalho do professor”.

Dessa maneira pretende-se, fortalecer os saberes obtidos, integrando o aluno de pedagogia a sua realidade profissional, através de profissionais, que possuem a experiência na educação básica. Pois é através de observação que aprendemos o que na teoria estamos estudando. De acordo com Pimenta (2002), “para enfrentar os desafios das situações de ensino, o profissional da educação precisa de competência do conhecimento, de sensibilidade ética e de consciência política”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (96 Kb)   docx (31.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com