TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EDUCAÇÃO ESPECIAL

Por:   •  8/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.343 Palavras (10 Páginas)  •  939 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

LUCIANA PEREIRA– RU 807375, 2012/08.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EDUCAÇÃO ESPECIAL

MOGI DAS CRUZES

2017

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

LUCIANA PEREIRA– RU 807375, 2012/08.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EDUCAÇÃO ESPCIAL

[pic 1]

MOGI DAS CRUZES

2017

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO................................................................................................04

2. A ESCOLA ESTAGIADA.................................................................................05

2.1 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA.................................................06

2.2 OBSEVAÇÕES DA ESCOLA ESTAGIADA...................................................07

3. PLANO DE AULA............................................................................................10

4. CONSIDERAÇOES FINAIS.............................................................................11

6. REFERÊNCIAS...............................................................................................12

1. INTRODUÇÃO

O presente Estágio Supervisionado – Educação Especial tem por objetivo contribuir para a formação acadêmica dos futuros professores do curso de Pedagogia, através da observação teoria-prática salientando os elementos norteadores da ação do pedagogo na escola e das atividades desenvolvidas diariamente.

As observações e o levantamento de dados para a elaboração do relatório de estágio foram coletados na E. M. Prof.ª  Cynira Oliveira de Castro no período da manhã, foi realizado por Luciana Pereira.

O estágio supervisionado de Educação Especial foi primordial para minha formação acadêmica, uma vez que possibilitou a reflexão sobre a prática pedagógica e o espaço de ensino e de aprendizagem, este espaço é um ambiente de diversidade onde o professor necessita de novos direcionamentos para sua prática pedagógica, pois seu objetivo é atender a todos sem distinção.

A metodologia utilizada foi à observação da rotina diária, entrevista com a professora e coordenadora, e analise do Projeto Politico Pedagógico. Pude observar os métodos aplicados pela professora para avaliação da classe, pois a avaliação dos alunos com necessidades educativas especiais tem seu início nas metas estabelecidas anteriormente pela coordenação para que ele (aluno) atinja o resultado almejado.  Cabe ao professor estar constantemente atento para identificar quais conhecimentos que o aluno pré-dispõe, quais necessidades ele apresenta e relacionar com a o conteúdo pedagógico. O professor com base em sua experiência cotidiana elabora formas alternativas que correspondam às necessidades apresentadas e diagnosticadas pelo profissional responsável.

O currículo escolar também deve ser flexibilizado com metas específicas que reflitam as necessidades diferenciadas de todos os alunos, igualmente a escolha e adaptação da metodologia aplicada. Lembrando que não se trata de tirar conteúdos ou reduzi-los, mas sim adequá-los por meio de estratégias e instrumentos avaliativos diversos.

Este relatório de estágio apresentará uma reflexão de concepção pedagógica voltada à inclusão de crianças com necessidades educativas especiais, contemplada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96) e no Projeto Politico Pedagógico, bem como seu desenvolvimento, atividades e avaliação.[pic 2]

2. A ESCOLA ESTÁGIADA

O estágio foi realizado no período da manhã sendo observada a turma do 2ª ano A da Escola Municipal Prof.ª Cynira Oliveira de Castro, na Rua Antônio Máximo,301 CEP: 08810-090, localizado no bairro Vila Suissa , Mogi das Cruzes – São Paulo. O contato com a escola pode ser realizado através do E-mail:em.castro@se-pmmc.com.br.

O atendimento é realizado de segunda a sexta feira das 7:00h às 18:00h. A instituição atende a um número total de 360 alunos, desse número, 60 são alunos em processo de inclusão e oferta atendimento do 1ª ano ao 5ª ano e período integral.

Adaptação do espaço físico as necessidades dos alunos, como instalação de rampas e banheiros adaptados estão longe de ser o ideal, estas mudanças e atitudes devem chegar às salas de aulas onde são mais bem vindas.

A legislação por si só não define as práticas pedagógicas que devem ser desenvolvidas na escola, os aspectos da vida material e as relações humanas inspiram a escritura de textos legais. Como a legislação é interpretada e praticada na realidade pode acarretar mudanças na prática exercida no dia a dia, levando a um distanciamento da pretensão textual.

2.1 CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA ESCOLA

        A Escola Municipal Cynira Oliveira de Castro utiliza uma metodologia de ensino voltada a aprendizagem estimuladora e ao desenvolvimento das habilidades respeitando a individualidade e os conhecimentos prévios que os alunos trazem consigo.

        A Instituição tem seu foco na interação, na construção do conhecimento através da relação dos alunos com o meio social, para que haja uma formação que leve a construção de um cidadão autônomo, crítico e comprometido com seu papel para a transformação da sociedade. Com uma estrutura especializada a Escola Municipal Cynira Oliveira de Castro proporciona aos pequenos um ambiente seguro para o desenvolvimento das atividades pedagógicas e recreativas, desenvolvimento da autoestima, do companheirismo e da autonomia, com qualidade garantida pela capacitação, valorização dos profissionais, pelo respeito à liberdade e a parceria entre escola e comunidade.   [pic 3][pic 4]

A valorização e formação dos professores são atribuídas à capacitação oferecida pelo município através da secretaria de educação.  A capacitação prepara o profissional para a rotina do dia a dia em suas unidades. Segundo a diretora do Departamento Pedagógico a Sra. Juliana Guedes, o município tem por objetivo a educação com qualidade para todas as crianças, a ampliação do nível de escolaridade e a erradicação do analfabetismo.

 O programa de capacitação continuada é amplo e oferece vários cursos nas áreas: de artes, matemática, letramento, música, legislação e meio ambiente, além da apresentação das Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação da Infância, as Matrizes Curriculares Municipais para a Educação Básica – Língua Portuguesa e o programa de atendimento aos portadores de necessidades educacionais especiais. (KCB)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (153.5 Kb)   docx (33.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com