TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Supervisionado Educação Especial

Por:   •  31/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.052 Palavras (5 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE EVANGELICA DO PIAUÍ – FAEPI

EVELLY FARIAS MENDONÇA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV EM DOCÊNCIA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Nova Olinda do Maranhão – MA

2015

EVELLY FARIAS MENDONÇA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV EM DOCÊNCIA EDUCAÇÃO ESPECIAL

[pic 1]

Nova Olinda do Maranhão – MA

2015

SUMÁRIO

Introdução--------------------------------------------------------------------------------------

  1. Aspectos Pedagógicos, Administrativos e Inclusão na Escola Complexo Educacional São Francisco de Assis----------------------------------------------------
  2. Atividades Desenvolvidas----------------------------------------------------------------
  3. Considerações Finas-----------------------------------------------------------------------
  4. Referências Bibliográficas----------------------------------------------------------------
  5. Apêndices-----------------------------------------------------------------------------------
  6. Anexos

INTRODUÇÃO

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9394/96, o Estágio Supervisionado IV é uma exigência nos cursos de formação de professores referente à formação profissional, uma vez que oportuniza a ambientação dos discentes com a área em que atuarão e viabiliza a interação real entre teoria e prática. A essência que permeia e ao mesmo tempo dá o ponto de partida do trabalho é o pensamento “Ensinar se aprende ensinando”, uma paráfrase de Carlos Drummond de Andrade (“Amar se aprende amando”), que no meio docente soa como senso comum, mas que passa a ganhar significância para os discentes da licenciatura a partir do contato com o Estágio Supervisionado.

Logo, o contato com a prática não deve ser interpretado como espaço de treinamento mecanizado, de mera repetição do que já foi visto em sala de aula, ou seja, o Estágio Supervisionado não é local de adestramento, mas campo fértil para produção de conhecimento, pois o processo de observação e contraste serve para contemplar as atividades de diagnóstico da instituição escolar; elaboração do projeto de forma interdisciplinar; elaboração do relatório de estágio desta etapa; oportunizando o contato dos alunos com o ambiente profissional por meio da docência empírica da sala de aula de uma escola do Ensino Fundamental.

O presente estagio esta relacionado as ações que envolvem a docência com alunos que apresentam necessidades especiais educativas no contexto do ensino regular. Nosso objetivo é reconhecer entender e analisar a pratica da inclusão no ensino. Pois o ensino inclusivo respeita as diferencias, reconhece que todos são diferentes, e que as escolas e os velhos paradigmas de educação precisam ser transformados para atender as necessidades individuais de todos os alunos, tenha ele ou não algum tipo de necessidade especial. Com a construção do presente relatório é importante para nossa pratica com futuros pedagogos ou professores de uma escola inclusiva, como também identificar e reconhecer procedimentos e recursos pedagógicos adaptações as necessidades educativas para alunos especiais.

Mostrar à sociedade a importância de acolher pessoas com necessidades especiais e conscientizá-los de que a mesma têm direitos de igualdade para melhor entendimento do que vem a ser o processo de inclusão de pessoas com necessidades especiais no sistema regular de ensino, não só para alunos e professores e familiares, mas para toda a comunidade respeitando as deficiências e diferenças, reconhecendo que todos são diferentes e que cada ser possui suas necessidades individuais tenho eles ou não algum tipo de necessidade especial. Para isso deve haver uma parceria de trabalho entre professores, pais, alunos comunidade, contribuindo para melhoria da gestão, pois as tarefas não devem ficar apenas sob responsabilidade da direção escolar (Escola).

A construção do presente relatório é importante para a nossa prática como futuros docentes de uma escola inclusiva. O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, pedagógica, em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação dentro e fora da escola. Ao reconhecer que as dificuldades enfrentadas o sistema de ensino evidenciam a necessidade de confrontar as práticas discriminatórias e criar alternativas para superá-las a educação inclusiva assume espaço central no debate acerca da sociedade contemporânea e do papel da escola na superação da lógica da exclusão. “A escola só poderá desempenhar um papel transformador se estiver junto com os interessados”

O estágio tem como objetivo analisar as implicações didáticas pedagógicas quanto ao planejamento, conteúdos, objetivos, métodos, avaliações e relação pedagógica no processo de inclusão  de alunos e alunas que apresentam necessidades educacionais especiais, desenvolver a formação investigativa que constitui como elemento articulador entre o conhecimento teórico e a atuação prática, nessa perspectiva, o estágio em educação especial procura, além de fornecer uma bagagem teórica (saber), estimula a capacidade crítica e reflexiva (saber fazer) no processo deformação inicial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (436.8 Kb)   docx (347.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com