TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL- ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

Por:   •  26/8/2017  •  Artigo  •  4.315 Palavras (18 Páginas)  •  3.910 Visualizações

Página 1 de 18

FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS – FAMETRO

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

RELATÓRIO FINAL- ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

        

MANAUS

2017

FERNANDA DE MENEZES VITAL

A INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO REGULAR

Relatório final apresentado ao curso de Licenciatura em pedagogia da Faculdade Metropolitana de Manaus, para obtenção de nota na disciplina de Estágio Supervisionado em Educação Especial ministrada pela Prof.ª Débora da Cunha Nogueira de Oliveira.

MANAUS

2017

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO............................................................................................................3

1 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA .........................................................................4

  1. ESTRUTURA FÍSICA E MATERIAL......................................................................5
  2. ESTRUTURA PESSOAL.......................................................................................5
  3. AMBIENTE DE APRENDIZAGEM.........................................................................5

2TEMA........................................................................................................................7

2.1PROBLEMÁTICA....................................................................................................7

2.2 JUSTIFICATIVA.....................................................................................................8

2.3 OBJETIVO GERAL................................................................................................9

2.3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS...............................................................................9

2.4 REFERENCIAL TEÓRICO....................................................................................9

2.5 METODOLOGIA..................................................................................................12

2.6 AVALIAÇÃO.........................................................................................................13

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................14

REFÊRENCIAS BIBIOGRAGRAFIA..........................................................................15

ANEXOS....................................................................................................................16

APÊNDICE.................................................................................................................17

INTRODUÇÃO

Este relatório tem como objetivo de mostrar a importância do estágio supervisionado para a formação do professor. É um dos momentos mais importantes para o profissional, pois é esse momento que se tem a oportunidade de entrar em contato direto com a realidade e adquirir experiências através de observação dos profissionais que já são da área e assim saber o que é certo e errado para que possa saber lhe dar com certas situações quando for realmente o profissional da área.  

No estágio supervisionado na Educação Especial, mostra a dificuldade da criança com deficiência intelectual de não interagir no convívio onde ele frequenta, que é a sala de aula. Observa-se que a dificuldade em realizar atividades parece ser muito difícil. Pois não tem a interação do professor e nem com a turma. Daí a necessidade de buscar um melhor caminho a seguir para contribuir para o desenvolvimento da interação dele com a turma de sala de aula, junto com a sua professora de sala e despertar a motivação dos alunos e torná-los interativos com o aluno com deficiência.

Este relatório será apresentado em dois capítulos, a caracterização da escola, histórico, visão, missão, estrutura física e material, estrutura pessoal e ambiente de aprendizagem.

Já no segundo capítulo do relatório apresentará o plano de ação que são o tema, problemática, justificativa, objetivo geral e específico, referencial teórico, metodologia que é a estratégia da intervenção feito na escola, avaliação da aula aplicada. E todos esses assuntos serão abordados neste relatório final.

Com isso podemos fazer participar do processo educativo juntamente com os demais alunos, contando com os serviços e recursos especiais necessários. É um direito do aluno que apresenta necessidades educacionais especiais.

Empreender as transformações necessárias para que essa educação inclusiva se torne realidade nas escolas regulares é um dever de todos e não só do profissional da educação da sala e da escola.

1Caracterização Da Escola

Conforme o PPP da Escola Municipal Rosina Araújo Moura foi inaugurada no dia 21 de fevereiro de 2008 sobre o Ato de criação lei nº1229 de 02 de abril de 2008. Inicialmente localizada na Avenida Francisco Queiroz nº1177, Bairro: Colônia Santo Antônio, neste período foi anexo da Escola Municipal Engenheiro João Braga.

A Escola recebeu este nome em homenagem a professora Rosina Araújo Moura, educadora que possui em sua formação princípios éticos e cristãos. Nascida em 11 de marco de 1952, na ilha do Rosário, município de Nova Olinda do Norte- AM. Filha de César Moreira de Araújo e Maria de Matos Araújo agricultores no cultivo de mandioca e juta. Ao longo de sua carreira no magistério alfabetizou muitas crianças e adultos, sentia o prazer em ensinar com grandes dedicações. O percurso analógico desta educadora conta que antes de iniciar suas aulas sempre escrevia um versículo bíblico na lousa “O temor do Senhor é o princípio de sabedoria” (Provérbio 1.7 a). Lamentavelmente no dia 17 de agosto de 2000 veio a falecer devido um trágico acidente de carro.

O trabalho dessa educadora se perpetua por meio de educação municipal desta unidade de ensino. No último mês de maio de 2014, após tramitações junto a Secretaria Municipal de Educação, a Escola Rosina Moura foi transferida para o endereço: Travessa Arapirica,143, conjunto Manoa- Município de Manaus- AM. Desde o início de sua inauguração 2008 até o ano de 2017 e gestora é a professora e pedagoga Noemi Oliveira Monteiro.

A Escola encontra-se em calendário especial, desde o ano de 2013 até a presente data, funciona nos turnos matutino e vespertino. Neste ano de 2017 atende 269 estudantes distribuídos em: 01turma de 1º ano, 02turnos de 2º ano, 03turmas de 3º ano, 02 turmas de 4º ano, 01turma de 5º ano, 04turmas de educação infantil. O quadro funcional é composto por uma gestora, uns serviços gerais da JM e 01 da empresa LBC. Esta unidade de ensino, prima por valores educativos como a honestidade e integridade. Neste ano a meta para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é de 5.6.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30 Kb)   pdf (626.7 Kb)   docx (466.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com