TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  6/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.749 Palavras (11 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

DANIELE CRISTINE DE CARVALHO MORESI LIMA

RU -1064927- 20014/12.

        

ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ENSINO FUNDAMENTAL

VOLTA REDONDA

2017

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

DANIELE CRISTINE DE CARVALHO MORESI LIMA

RU -1064927- 20014/12.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO –ENSINO FUNDAMENTAL

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ENSINO FUNDAMENTAL .

Apresentando à  UTA   -

Metodologia do Ensino de História, no

 curso de Pedagogia

Tutor local: Maria Aparecida

Polo de Apoio

 Presencial: Volta Redonda RJ

Centro Associado: Curitiba

VOLTA REDONDA

2017

DEDICATÓRIA

Dedico esta oportunidade de estágio, assim como a decorrente graduação de Pedagogia, primeiramente a Deus, pois sem Ele nada do que eu consegui alcançar até aqui seria possível, e depois ao meu esposo e filha que sempre me apóiam em tudo , com compreensão, carinho, companheirismo e paciência. Ao pólo de apoio de Volta Redonda, a tutora Maria Aparecida sempre tão atenciosa, a coordenadora e a todos que de alguma forma contribuíram para que eu concluísse mais esta etapa, meus sinceros agradecimentos.


INTRODUÇÃO

            O presente relatório de Estágio Supervisionado nos anos iniciais do  Ensino Fundamental , visa descrever as atividades e experiências desenvolvidas, assim como as aprendizagens dentro do ambiente escolar.

        Nos anos iniciais do  Ensino Fundamental o aluno alcança uma autonomia, onde é cobrado do aluno uma responsabilidade maior quanto aos conteúdos pedagógicos, bem como sua frequência, participação nas aulas, sua oralidade, bem como as atividades  propostas pela professora e etc.. Esta etapa de ensino atende a faixa etária  de 6 a 10 anos de idade com duração 5 anos., e os alunos vão socializando-se com seus amigos, professores e todos funcionários da escola.

        Os anos iniciais do Ensino Fundamental  tem seu direito reconhecido através da Constituição Federal de 1988, na LDB – Lei de Diretrizes e Base da Educação 9394/96, que garante como um direito da criança e um dever do Estado, a permanência das crianças nesta faixa etária em escolas num período mínimo de quatro horas presenciais, pois é nesta etapa da vida que o Ser Humano está em pleno desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo. A construção do conhecimento, acontece de forma lúdica com aprendizagens e descobertas.

        Com esse foco iniciei meu estágio na Escola Estadual Municipalizada Bairro Cajueiros, observando o cotidiano escolar, desde os funcionários, os alunos e suas famílias, enfim toda a comunidade escolar envolvida.

        

O ESTÁGIO NA ESCOLA ESTADUAL MUNICIPALIZADA BAIRRO CAJUEIROS

          A Escola Estadual Municipalizada Bairro Cajueiros , está situada na Rua Professora Lucia Rosa da Silva Bêndia ,  n° 1000 no Bairro Cajueiro, Barra Mansa/RJ.A Escola tem matriculado 159 alunos, desse número  2  são alunos autistas, 1 com TDAH e 1 com atraso mental, somente os alunos autistas tem direito a um agente de apoio. Possui em sua grade de funcionários  8  professores regentes ,2 professores de extra classe, 1 disciplinária , 2 serventes, 2 cozinheiras, 01 secretaria, 01 diretora, 01 diretora adjunta e 02 Coordenadoras Pedagógicas.

Os estudantes estão distribuídos em 10 turmas funcionando no horário matutino e vespertino.

            A escola funciona em anexo em outra escola e conta com uma sala de informática, uma sala de leitura, com acervo de livros, uma quadra de esportes, onde as aulas de Educação Física são ministradas.

Possui também dois banheiros infantis masculino e feminino e  um banheiro com adaptação para deficientes, 1 banheiros para funcionários, área de serviço, armário amplo para guardar merenda, depósito para almoxarifado.

 As salas são muito pequenas.. A recreação da escola acontece na quadra e possui  cozinha, refeitório, direção coordenação, secretaria.

           A escola contempla os seus alunos com  1º , 2º, 3º ,4ºe 5º ano. No período matutino as salas de aula estão vazias, com aproximadamente 12 alunos em cada turma, já no período Vespertino as turmas estão com  aproximadamente 18 alunos.

            O PPP, Projeto Político Pedagógico, deve justamente estar para oferecer no que visa os cunhos pedagógicos estruturais da aprendizagem e desenvolvimento cognitivo social dos educandos matriculados na Unidade Escolar.

            O PPP tem uma vigência de O5 anos, depois precisa ser visto, revisto analisado, para saber o que deve continuar, ou que devemos reestruturar para elevar não só a aprendizagem, mas também o perfil do estudante que faz uso das praticas oferecidas nesse regimento. O PPP,  desta da Escola foi feito com a participação de todos os seguimentos da escola: Professores, Conselho Escolar, Administrativo, Apoio e Comunidade, todos contribuíram para que o Projeto Político Pedagógico chegasse o mais próximo possível da realidade da Escola.

Segundo LIBANÊO (2001, p.125), o projeto pedagógico “deve ser compreendido como instrumento e processo de organização da escola”, tendo em conta as características do instituído e do instituinte.

            Por isso na formulação foram considerados os aspectos sócio cultural, a pluralidade cultural, as tendências construtivistas na Educação, a inclusão escolar.

           O projeto político-pedagógico é práxis, ou seja, ação humana transformadora, resultado de um planejamento dialógico, resistência e alternativa ao projeto de escola e de sociedade burocrática, centralizada e descendente. Visamos a ação-reflexão-ação, que enfatiza o grau de influência que as decisões tomadas na escola exercem nos demais níveis educacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (136 Kb)   docx (306 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com