TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  16/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.649 Palavras (15 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 15

ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ENSINO FUNDAMENTAL

Relatório de Estágio de Ensino Fundamental apresentado no curso de Pedagogia a Distância da Faculdade Internacional de Curitiba.

Tutora: Garinéia Dias Oliveira

Centro: Pólo de Apoio Presencial – PAP Castanhal- Pá.

CASTANHAL

2017

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO... 04

IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA... 05

CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA OBSERVADA... 06

CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE OBSERVAÇÃO... 07

PLANO DE AULA... 13

CONSIDERAÇÕES FINAIS... 16

REFERENCIAS... 17

INTRODUÇÃO

Assim, esse relatório de estágio tem como principal objetivo de levar aos acadêmicos um amplo conhecimento sobre o processo de ensino aprendizagem no Ensino Fundamental, desenvolvido nesta instituição de ensino observada, no intuito de fazer que os mesmos possam ter uma educação de qualidade, porém os profissionais da escola estão sempre buscando novas qualificações dentro da área para que possa está contribuindo com o ensino aprendizagem desses adolescentes que estão sendo inseridos nesse contexto educativo. Portanto os profissionais devem estar preparados para lidar com desafios e frustrações no dia a dia dentro da sala de aula, para que possam contornar alguns problemas dentro do espaço educativo, e os mesmos possam estar preparados para criar novas práticas educativas dentro desse espaço.

Vale ressalta que o estágio é uma transformação em que irá observar os métodos, técnicas de ensino é a forma de como os profissionais desenvolvem seu trabalho dentro da instituição de ensino. Essa transformação depende de nós, pois, a cada momento estamos passando por um processo de mudanças próprias que iremos realizar em conjunto a partir dessas perspectivas educacionais, e conseqüentemente progressos mais rápidos irão surgir ao longo dos nossos estudos. Assim, estaremos contribuindo para que o profissional atenda as necessidades da escola junto a sua formação, em busca do seu próprio profissionalismo. Porém iremos trabalhar nesse estágio, as observações, entrevistas, plano de aula e outras ações inerentes a esta etapa desse relatório, no qual se realizou em lócus na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Francisco Gomes Sampaio, situada na Agrovila Bacabal, a mesma esta localizada no ramal Magalhães Barata s/n município de Castanhal/PA e a mesma está inscrita no CNPJ: 04.453.436/0001-97. Porém esse estágio é de suma importância para a vida acadêmica, fazendo com que nós acadêmicos possamos conhecer e conviver com a realidade e reconhecer que as dificuldades enfrentadas no sistema de ensino.

IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA

O estágio foi realizado no mês de junho de 2017, na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Francisco Gomes Sampaio, situada na Agrovila Bacabal s/n, a mesma esta localizada no ramal Magalhães Barata município de Castanhal/PA a mesma oferece um atendimento na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental I e II no período matutino, vespertino.

A instituição tem um número total de 240 alunos, desse total 03 são alunos que estão em processo de inclusão. Nesse estágio foi observado o trabalho desenvolvido pelo professor do 5° ano, na referente instituição estagiada.

CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA OBSERVADA

Assim, vale ressaltar que o Projeto Político Pedagógico da instituição foi elaborado por um planejamento, entre o gestor, professores e pais de forma coletiva, após a conclusão do projeto todos os funcionários passam a trabalhar em cima das dificuldades dos discentes levando-os mesmo á atingirem um ensino aprendizagem de qualidade, porém as atividades que são desenvolvidas na escola envolvem todos, conforme a realidade dos alunos, respeitando-os seus valores étnicos raciais, culturais e sociais, como é mencionada, na (declaração de Salamanca, 1994, p. 17-18) que:

As escolas devem acolher todas as crianças independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais lingüística, ou outras. Devem acolher crianças com deficiência e crianças bem dotadas; crianças que vivem nas ruas e que trabalham; crianças de população distantes ou nômades; crianças de minorias lingüística, étnica ou culturais e crianças de outros grupos ou zonas desfavorecidos ou marginalizados.

Assim, todos os profissionais da instituição de ensino passam a atuar de forma conhecedora de sobre realidade desses alunos inseridos nesse contexto educativo no qual os mesmos buscam, mas conhecimentos sobre o processo educacional nesse contexto educacional. Portanto a instituição atende um total de alunos que é de 240 alunos, divididos respectivamente nos turnos matutino atendendo crianças da Educação Infantil até o 5° ano, no vespertino atendem adolescentes do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental, sendo que seu grupo de profissionais é composto por 37 funcionários que trabalha nessa escola, no entanto a maioria desses indivíduos é concursada e outros estão buscando uma qualificação, para que possa se aperfeiçoar, buscando-se sempre o melhor para a instituição de ensino no que diz a respeito a um bom ensino aprendizagem para todos envolvidos nesse espaço educacional.

O estágio de observação e plano de aula foi voltado para o 5º ano do Ensino Fundamental, onde se pode perceber que a gestora, pedagogo e professores atuantes da nessa instituição de ensino, tem um papel fundamental de fazer com que esses adolescentes possam adquirir mais conhecimento dentro desse espaço educativo no qual foram inseridos.

CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE OBSERVAÇÃO

A referente pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Francisco Gomes Sampaio, situada na Agrovila Bacabal, a mesma está localizada no ramal Magalhães Barata s/n, município de Castanhal/PA, portanto, segundo os documentos que tivemos acesso, a educação dessa agrovila começou na sua fundação no dia 05 de setembro de 1985, a escola atendia inicialmente com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (68.8 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com