TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Por:   •  7/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.505 Palavras (11 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

ALINE ALVES

SILVIA REIS

EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

SALVADOR

2018

ALINE ALVES

SILVIA REIS

EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Anteprojeto apresentado ao professor orientador do INTER, elaborado como requisito obrigatório dos Estudos Interdisciplinares da Faculdade Montessoriano, segundo semestre 2018.  

Orientadora:  Esp.Alzira de Castro 

Salvador

 2018

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................... 3

  1. PROBLEMA..............................................................................................4
  2. HIPÓTESES ...........................................................................................4

        2. JUSTIFICATIVA........................................................................................5

              3 OBJETIVOS...............................................................................................5

              3.1 Objetivo geral........................................................................................5

              3.2 Objetivos específicos...........................................................................5

4 METODOLOGIA..........................................................................................5

5 REFERENCIAL TEÓRICO..........................................................................7

CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................11

              REFERÊNCIAS............................................................................................12


1. INTRODUÇÃO

A Educação Jovens Adultos é uma modalidade de estudo, voltado para estudantes jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade considerada normal. Geralmente essas turmas são possuidoras de identidades cognitivas diferenciadas, são alunos que já possuem por muitas vezes a visão do mundo formada e são relativamente excluídos socialmente, por estarem fora de um contexto habitual.

Ao trabalhar com as turmas da EJA, o professor deve ter cuidado para que sua prática não venha tornar-se um motivo de desistência e reprovação entre os alunos, essa didática deve por esses assuntos na prática de suas vivências.Na atualidade brasileira existe um alto índice de dificuldades de acesso e permanência escolar, quando se fala em EJA essa dificuldade ainda é maior, já que essas turmas são por muitas vezes vítimas de um sistema opressor e desestruturado, que não oferecem muitas oportunidades.

Nossa investigação buscará identificar de que modo ocorre a evasão na EJA, demonstrando os principais motivos que levam os alunos que frequentam essa modalidade de ensino a evadirem.

Assistimos a crescente desestrutura das escolas públicas que passam por sérios problemas físicos e estruturais, com um ensino precário, estagnado e sem perspectivas. SegundoFreire(2002), “ler e escrever não são suficientes para perfilar a plenitude da cidadania, ”.Quando analisamos a situação dos alunos da EJA,  percebemos que existe uma enorme disparidade entre estes e o ensino público em geral, é comum que a metodologia e as práticas pedagógicas estejam distantes da vivência dos alunos, além disso,sofrem com um estado que insiste em manter a ignorância como produto intelectual, distorcendo a busca pelo avanço multidirecional da educação e para com a emancipação de intelectualidade.

A EJA é um projeto que tem o propósito de incluir e letrar alunos que não aprenderam a ler no tempo normal, é nesse espaço de aprendizagem que precisamos de professores diferenciados, que se mantenham comprometidos, em nutrir indivíduos e semear a esperança de avanços , entendendo que a maioria desses alunos muitas vezes passam ou passaram por problemas irrevogáveis que os afastaram do mundo, da cultura e da sociedade.

Segundo a LDB, a “educação básica obrigatória é gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade”.Contudo, a circunstância familiar pode vir a interferir no cotidiano da criança, ou adolescente, trazendo retardos no processo de aprendizagem do indivíduo. Ainda conforme a LDB art. 37 § 1º Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas”, mas nem sempre é o que acontece e como resultante disso surgem possíveis empecilhos para que o indivíduo fique fora do âmbito escolar, trazendo como consequência a evasão.

Todavia, nos nossos dias a busca pelo conhecimento científico se faznecessário quando se há uma probabilidade de melhora no ambiente social e pessoal. Para isso foi fundada a educação de jovens e adultos (EJA) que é uma modalidade educativa oferecida pelo serviço público educacional, que buscam reconstruir o indivíduo através da reposição dentro e fora da sala de aula, com intuito de desenvolver o potencial como parte importante na construção de ensino e aprendizagem.

1.1 PROBLEMA

Quais são os principais motivos para a evasão nas turmas da Educação de Jovens e Adultos?

1.2 HIPÓTESES

  • As turmas da EJA precisam de profissionais capacitados que busquem trazer o ensino para realidade de seus alunos para que sua permanência seja prazerosa.
  • O perfil dos alunos da EJA são em sua maioria alunos que não aprenderam a ler e escrever no tempo, são alunos que possuem uma rotina diferenciada; trabalham, são chefes de família ou meninas que engravidaram na adolescência.

2. JUSTIFICATIVA

O presente trabalho tem como foco compreender a evasão de jovens e adultos no município de salvador, quejá atingiu o alto índice de analfabetismo. De acordo comas pesquisas do G1  na região metropolitana da cidade de Salvador,  já consta 1,5 milhões de jovens que abandonaram o estudo (evadiram) e continuam analfabetos.

A educação é essencial na vida do ser humano e é através dela que buscamos nos desenvolver e adquirir o conhecimento do social e de mundo. Em cada fase da vida passamos por várias etapas da educação que vem nos acompanhando, desde a infância até a fase adulta e quando essa fase é interrompida, cria-se uma barreira para o desenvolvimento educacional e consequentemente o indivíduo dar-se por esquecido, devido a vários fatores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (167.1 Kb)   docx (475.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com