TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia da Educação Atividade de Aprofundamento - APII

Por:   •  7/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Cruzeiro do Sul - Pólo Anália Franco

Gabriela Martins Luchi Costa

R.A. 14122103

Economia da Educação Atividade de Aprofundamento - APII

Tutor: Carlos Adriano Martins

    O financiamento da Educação é um sistema responsável pela administração dos investimentos na àrea da Educação em nosso país e cumpre o dever como um direito de todos.

    É dever de todo cidadão pagar parte de seu Patrimônio e consumo para o Estado através de diversos tributos, sendo eles diretos e indiretos e essa quantia recolhida é investida e revertida como um bem comum para todos em nosso País, como por exemplo, na Educação.

    Existem órgãos como a MDE, FNDE, Fundef e Fundeb, dentre outros, que são responsáveis pelo andamento desse Sistema. É necessário que se faça um prévio Planejamento discriminando a quantia das verbas disponíveis e sistematizados de maneira como e onde serão gastos e quais os recursos que serão implantados. Todo esse processo é avaliado e aceito ou negado para que se dê continuidade.

    A Constituição de 1988 impõe leis e diretrizes que asseguram esses órgãos que todo o processo seja de responsabilidade de cada esfera e oriente o desenvolvimento do orçamento com todas despesas de um determinado período.

    No Brasil, os impostos são pagos devidamente pela população e o governo fica com posse dessa quantia, porém, mesmo com as leis que asseguram a finalidade dessa verba e revertidas para nosso bem, não temos investimentos bem-sucedidos na Educação, Saúde, dentre outros, porque algumas verbas são desviadas para outros fins. Infelizmente essa é uma deficiência do nosso país e ainda se tem muito à ser discutido e melhorado.

    Não é um interesse do Estado ter uma população instruída de seus direitos e formadores de opiniões, pois isso seria o mesmo que desvendar muitas perguntas que não encontramos respostas, como por exemplo, a finalidade dessa verba recolhida.

    Ocorre um descaso em nossa Educação. As escolas encontram-se cada vez mais “pobres” em sua estrutura e educadores.

    A função de nós, futuros educadores é termos seriedade em nossa formação, formar bons cudadãos e à cada dia, lutarmos por um futuro melhor para nossas crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com