TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Como Mercadoria

Por:   •  2/12/2019  •  Tese  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 2

Educação como mercadoria

Quando o setor privado investe capital na educação, podemos afirmar que a educação acaba se tornando uma mercadoria. Visto que ela deixa de ter como prioridade a produção de conhecimento voltada para atender as necessidades sociais do público e começa a colocar o lucro financeiro dos seus investidores em primeiro lugar.

Infelizmente, há muitos anos no Brasil a educação vem sendo tratada como mercadoria. Com o baixo investimento público direcionado a educação, os institutos educacionais públicos acabam sofrendo com estruturas precárias e imprevisíveis. Assim, os institutos privados ganham destaque, visto que conseguem atrair o interesse dos indivíduos através de espaços muito bem equipados, utilizando diversas estratégias de marketing.

É normal se deparar com outdoors, panfletos, anúncios em rádio, tv e redes sociais, fazendo a propaganda de instituições privada de ensino. Um método de marketing absurdo que vem sendo utilizado para divulgar escolas particulares são as “salas modelo”, são basicamente vitrines instadas em shopping center com objetos e imagens da estrutura de determina escola, nesse modelo é atribuído uma ênfase enorme no espaço e instalações, entretanto quase não é exposto os métodos pedagógicos, quadro de professores e planos educacionais nesse método.

Vale ressaltar que o atual governo brasileiro ao invés de optar por projetos educacionais que priorizem a produção de conhecimento voltada à atender as necessidades sociais públicas, tenta implantar projetos neoliberalistas, como o future-se, contribuindo ainda mais para a transformação da educação em mercadoria. Visto que ao propor autonomia financeira aos institutos federais o governo, não só deixa de ter responsabilidade financeira, mas também abre espaço para que o capitalismo afete negativamente a educação, pois nesse modelo as instituições acabam deixando a produção de conhecimento voltada as necessidades sociais de lado e passa a produzir conteúdo que atenda às necessidades do capital.

Se de um lado a educação como direito universal se depara com inúmeras dificuldades em expandir-se para todos, por outro a educação como mercadoria encontra diversas facilidades em crescer, já que pode ser financiada pelo setor privado gerando lucros financeiros numerosos. Fica em evidência, portanto, que a educação pública gratuita sobre riscos de extinção no Brasil, apenas com resistência e luta social a educação pública se manterá e quem sabe um dia ser tornara referência de qualidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (24.1 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com