TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Profissional e Reforma do Ensino Médio

Por:   •  28/3/2020  •  Resenha  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 3

Curso: Pedagogia

2° Semestre PD2A17

Alunas:

Bianca Cardoso, N519JH6

Deborah Costa, F106AC1

Gabriele Lopes, F1074I9

DMEM

Profa. Maria Cristina Perez Vilas

Resumo do vídeo - Ética no Contexto Escolar

O contexto principal do vídeo é debater sobre o que vai ser da educação sem a ética, logo no início do vídeo a Professora Terezinha Rios, aborda que a educação é um gesto de construção de humanidade, segundo ela ninguém nasce humano, para a Professora nós nos tornamos humanos através de um processo educativo, ela então faz um aclaramento de seu pensamento, nós nascemos com características biológicas e fisiológicas, mas não sabemos o que seremos, e se seremos só seremos a partir de um processo de educação.

O gesto de educar é feito em todas as instituições, mas somente uma instituição tem isso como dever, essa instituição nada mais é do que a escola. Mas como um professor deve realmente contribuir com a construção de humanidade, Terezinha então demonstra um esquema:

           

Trabalho competente               [pic 1]

=                        Professor de Qualidade

Trabalho de boa qualidade

Mas quais qualidades estamos falando? Aristóteles diz que a qualidade é um atributo de todos os seres, logo não há ninguém sem qualidades. Visto isso podemos refletir em relação as competências para um professor de qualidade, Terezinha acredita que a competência é sinônimo de saber fazer bem o que é preciso fazer. E agora por fim vamos observar um esquema que nos mostra exatamente as dimensões da competência do professor.

Dimensões de Competência do Professor:

Técnica

Estética

Política

Ética

Ao analisarmos esse esquema é possível que muitas dúvidas surjam referente a esses nomes citados acima, mas vamos exemplificar cada um, vamos começar:

A competência técnica, são as habilidades que o professor têm, essas habilidades seriam o ato de saber fazer e saber ensinar.

A competência estética, seria a sensibilidade do professor, a forma que ele se importa com andamento de sua aula, ou seja ele se preocupa com discorrimento de sua aula para que os alunos tomem a partir dela um partido e se sintam a vontade.

A competência política, não tem nenhuma referência com a política dos políticos, é aquela que faz o professor tomar um partido, ou seja ele precisa conhecer a organização do currículo escolar.

A competência ética, ela é fundamental para qualquer outra competência, ela torna todos os professores, professores de moral, ou seja não é apenas o professor de moral que vai ensinar a verdadeira ética, um professor de geografia pode muito bem ensinar ética através dos seus atos e gestos, não ensinamos apenas matérias, ensinamos também valores morais para os alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com