TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação - Um tesouro a descobrir

Por:   •  9/4/2018  •  Resenha  •  1.288 Palavras (6 Páginas)  •  903 Visualizações

Página 1 de 6

Resenha crítica do Livro:

Como Desenvolver as Competências em sala de aula.

Capitulo 1

Educação- um tesouro a descobrir

A educação não é mais simples para informar o conhecimento e sem o transmitir e o ajudar os alunos para que entendam e mudem a forma de pensar e ver o mundo, para abranger os conhecimentos que já existem na pessoa, abrindo caminhos também a mente dos alunos para que não se acomodem e sim se transformem no modo em que vem o mundo, que agem e pensam. Sendo assim o professor tem o dever de transmitir informações e mostrar meio de seleciona-las de modo que aprendam e sem precisar que o professor esteja sempre à necessidade de ficar mostrando o certo e o errado e o modo de juntar informações e transforma-la em conhecimento, ensinando sempre as crianças e jovens a serem cidadãos críticos e ter opinião própria, lembrando sempre que é comum mudar seu ponto de vista, é o modo de nós estarmos evoluindo e crescendo intelectualmente.

Capitulo 2

Os quatro pilares da educação

Aprender a conhecer:

Aprendemos com a prática, estamos sempre em constante aprendizado, a partir do momento em que aprendemos algo, vemos tudo de modo diferente quando se fala em tal assunto, ou seja, se aprende, aprendendo. É essencial tal aprendizado para a vida, pessoal, social, acadêmica e profissional, e os fundamentos que nos leva a ter uma vida digna.

Aprender a fazer:

Sempre focado na formação, afinal quando se esta bem preparado, nos sentimos seguros o suficiente para conseguir fazer qualquer coisa, principalmente na vida profissional isso é refletido, pois na vida profissional a competição é bem competitiva e consegue os melhores empregos quem tem boa formação e está bem preparado.

Aprender a viver junto, a viver com os outros:

Quando aprendemos a ter autoconhecimento e autoestima, aprendemos também a solidariedade e compreensão, pois quando nos conhecemos vemos que também temos defeito assim como os demais, e devemos sempre estar em constante melhoria em nós e em nossas atitudes, com a autoconfiança lá em cima não nos afetamos tanto com coisas ruins e comentários exteriores, levamos em conta o que vemos e nos mesmo e refletimos antes de revidar criticas, acabamos relevando tudo e vivemos melhor em sociedade.

Aprender a ser:

Todo o ser humano deve estar bem de espirito, corpo, mente e sensibilidade, sentido estético e responsabilidade pessoal, pois quando estamos bem conosco, isso reflete em nossas reações e atitudes, afinal fazemos coisas boas e dificilmente algo nos afeta.

Capitulo 3

Múltiplas competências e inteligência múltiplas

 A escola junto aos professores quando se importam com os alunos conseguem despertar e ampliar a inteligência, porém a competência e construída aos poucos, todos os professores e escolas deveriam, contribuir para esse despertar nos alunos.

Capitulo 4

Competência e Inteligência... E os conteúdos?

Ensinar e desenvolver as competências e inteligências não quer fizer que os conteúdos devam ser esquecidos. É importante saber diferenciar o meio e forma em que irá trabalhar cada um deles, sabemos sempre que devem ser ensinadas as contextualizações de modo que os alunos entendam, é de muita ajuda quando se usa exemplos do cotidiano do aluno nas explicações de exercício, afinal quando ele se sente familiarizado com o que está aprendendo fica mais fácil.

OBS: aprender não é simplesmente depositar informação para o aluno, devemos ensina-los a usar as informações de modo que ele consiga sozinho achar caminhos para que a informação seja transformada em conhecimento.

Capitulo 5

As competências se pretendem nos alunos e como desenvolvê-las?

Antigamente, as escolas e os pais acreditavam que as crianças não deveriam optar em nada, apenas ouvir, deveriam ser obedientes e nunca questionar. Hoje ainda a pais ainda tem essa mesma opinião, infelizmente não compreenderam que os tempos mudaram e agora a escola e os professores devem sempre educar os alunos para serem cidadãos críticos e que saibam diferenciar as coisas e formarem opinião sozinhos.

  • Desenvolvimento dos alunos

Questiona-se muito ultimamente o modo em que se desenvolvem os alunos, para que o trabalho seja bem sucedido o melhor modo é sempre que o professor tenha vários meios de auxiliar o aluno no aprendizado, quando uma atividade não conseguir atingir o aluno de modo que ele enlouqueça, é necessário sempre ter outros planos em mente como dinâmicas, e outros tipos de atividades.

  • Trabalho em equipe

As disciplinas devem trabalhar juntas para um bom desempenho e desenvolvimento das turmas, por exemplo, a matemática antes era considerada apenas para fazer contas e mais contas sem ter um aprendizado em algum outro assunto, hoje em dia dá para trabalhar o meio ambiente e muitos outros assuntos, que lhe da à possibilidade das disciplinas se interligarem em projetos e conteúdos que se complementem, assim os alunos mantém o foco no tema, continuam tendo o aprendizado e aprendem ainda mais que o comum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (105.2 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com