TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação, cultura e religião

Seminário: Educação, cultura e religião. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  Seminário  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 2

Já no tema que abordou Educação, Cultura e Religião, o trabalho "Diversidade Cultural: discutindo as práticas pedagógicas a partir de um olhar plural" foi apresentado por Izabelle Maria Castro, Jhones Steffanny Marcelino dos Santos e Janaina Santos de Lima". Segundo Izabelle, o debate foi muito proveitoso. "Repassando saberes, discutindo práticas, trocando conhecimentos, em prol de uma educação de qualidade para todos. Apresentação ótima, discussão melhor ainda!", comemorou ela em um perfil das redes sociais.

Jhones Steffanny e Izabelle Castro também formaram uma parceria no eixo sobre Estudos da Linguagem, onde apresentaram o trabalho "O Ensino da Ortografia nos anos iniciais: limites e perspectivas". No eixo sobre Educação e Direitos Humanos, as alunas Geisa Carla e Vanessa Sátiro apresentaram a pesquisa "Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação em Direitos Humanos: implicações para a ação docente".

Entre as temáticas com mais participação dos estudantes da Ufal, "Educação, Sociedade e Práticas Educativas", teve três trabalhos, e "Currículo Escolar, Gestão, Organização do Trabalho Pedagógico", quatro. Neste segundo, o aluno Ricarti Soares falou sobre "Avaliação Formativa". Givanido da Silva, Inalda Santos e Paula Gomes discutiram o financiamento da educação.

Ainda nesse tema, Simone da Costa e Elione Nogueira refletiram sobre "Concepções dos Docentes Acerca da Avaliação da Aprendizagem: Limites e Possibilidades". Elione também apresentou outro trabalho com Danielle da Costa Silva sobre "Publicações sobre Gestão Democrática na Internet".

Em "Práticas Educativas", Fernanda Lays falou sobre a contribuição de John Dewey e Elisabete Silva refletiu sobre as relações interpessoais nas escolas. Enquanto as alunas Marcela Quirino, Patricia Torres e Iris Conceição da Silva apresentaram o tema "Escola Normal: trilhando novos caminhos".

O tema sobre Formação de Professores também contou com três participações de estudantes da Ufal. Os alunos Juliana Maria e Kátia Melo falaram sobre a profissão docente nas últimas décadas do Império. Ana Rosa Santos apresentou um histórico sobre a escola normal em Alagoas. Jaciane Jéssica e Cristiane Marcela Pepe debateram sobre a formação de mediadores de leitura.

Os outros trabalhos apresentados foram "Considerações acerca do documentário Pro Dia Nascer Feliz, de João Jardim: É a educação para todos?", de Yvisson Gomes; "Repensando o uso de Música na Escola" das alunas Beatriz Araújo e Pamela Tamires; "Ensino da Filosofia", de Elizabete Amorim, Robertina Teixeira e Emerson Aguiar; e "Proposta de Criação de Webrádio para saúde mental" dos alunos Jessica Carneiro, Deise Juliana Francisco e Rafael André de Barros.

A participação destacada dos estudantes do Cedu, tanto em quantidade como em qualidade dos trabalhos, surpreendeu positivamente o coordenador do curso de Pedagogia, professor Eraldo Ferraz. "Nesta turma, só o aluno Yvisson é mestrando, os demais são de graduação e já demonstram um comprometimento com a educação e a produção científica que foi muito bem recebido durante o Educom", declarou o coordenador. Ele também agradeceu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com