TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação de qualidade

Projeto de pesquisa: Educação de qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 4

INCLUSAO

Ao juntar as três dimensões, o PPP ganha a força de um guia - aquele que indica a direção a seguir não apenas para gestores e professores mas também funcionários, alunos e famílias. Ele precisa ser completo o suficiente para não deixar dúvidas sobre essa rota e flexível o bastante para se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos. Por ter tantas informações relevantes, o PPP se configura numa ferramenta de planejamento e avaliação que você e todos os membros das equipes gestora e pedagógica devem consultar a cada tomada de decisão. Portanto, se o projeto de sua escola está engavetado, desatualizado ou inacabado, é hora de mobilizar esforços para resgatá-lo e repensá-lo (leia as dicas práticas). "O PPP se torna um documento vivo e eficiente na medida em que serve de parâmetro para discutir referências, experiências e ações de curto, médio e longos prazos”, "Por meio dele, o gestor reconhece e concretiza a participação de todos na definição de metas e na implementação de ações. Além disso, a equipe assume a responsabilidade de cumprir os combinados e estar aberta a cobranças",

2 DESENVOLVIMENTO

O atendimento educacional de qualidade, que possibilite o pleno desenvolvimento dos educandos tem sido um grande desafio, principalmente em se tratando daqueles com necessidades especiais. Na inclusão, a escola comum tradicional é modificada para ser capaz de acolher qualquer aluno, indiferente de sua cor, raça religião, aptidão física ou cognitiva, e de propiciar-lhe uma educação de qualidade. Na inclusão, as pessoas com deficiência estudam na escola que estudariam se não fossem deficientes. Portanto, "a distinção entre integração e inclusão é um bom começo para esclarecermos o processo de transformação das escolas, de modo que possam acolher, indistintamente, todos os alunos, nos diferentes níveis de ensino”.

O contexto lega da educação especial tentam seguir uma linha de superação nas práticas excludentes, mostrando certos avanços em relação ao atendimento da criança com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, porém estes avanços ainda mostram-se muito complexos e duvidosos quando se referem á educação inclusiva de forma educativa.

Na visita a escola, primeiramente fiquei a observar como era o dia-a-dia das crianças, tanto as normais, quanto as especiais. Percebi que mesmo com os professores o tempo todo o lado das crianças especiais tanto na hora do lanche quanto nos demais horários, as outras crianças ficam o tempo todo buscando por eles, fazendo com que os especiais se interajam, percebi pelos simples gestos das crianças, o quão é importante para eles interagir com as crianças especiais.

Em momento algum percebi bullyng entre eles, o que me deixou muito contente. Isso mostra que a pedagoga prepara todos para isso. O que me deixara um pouco triste é a escola não participar de projetos de inclusão e não ser cem por cento capacitadas para receber crianças especiais, o espaço físico está ok, apesar da sala multifuncional não ser tão ampla e completa. Mas a falta de professores experientes e capacitados é deprimente, a escola cansa de procurá-los, mas não encontram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com