TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação do Campo

Por:   •  11/5/2015  •  Monografia  •  946 Palavras (4 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 4

Tempo comunidade

  1. Introdução

Este relatório contém informações acadêmicas referente as disciplinas oferecidas no período do tempo universidade. Durante o mês de janeiro foram apresentadas as disciplinas prevista no Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Educação do Campo do Primeiro modulo.                                                                        

A primeira disciplina apresentada foi a de Ciências humanas e sociais: Realidades do campo, sendo os professores o Diogo Neves e o Paulo Afrânio, sendo que o objetivo desta disciplina era que nos alunos compreendesse os processos sociais e suas organizações, identificando os processos políticos, históricos, sociais e epistemológicos(é o ramo da filosofia que trata da natureza, etapas e limites do conhecimento humano, especialmente nas relações que se estabelecem entre o sujeito e o objeto do conhecimento )de construção das ciências. Ao decorrer da aplicação dos conteúdos, o professor Diogo desenvolveu estratégias de avaliação, onde os alunos realizaram atividades que submeteram a refletir e criticar acontecimentos sobre o tema da disciplina.

Em sequência foi aplicada a disciplina História da Educação, ministrada pela professora Vândiner Ribeiro, que teve como objetivo discutir a história da educação no mundo e no Brasil, com foco sobre a construções, concepções, econômicas, políticas, implicações, culturais e sociais da educação do campo.

Em seguida, foi apresentado a disciplinas de Territorialidade: Identidade e sujeitos do campo, sendo as professoras Ivana Cristina Lovo e a Kyrleys Pereira, na qual  elas apresentaram os objetivos da disciplina que era os principais conceitos com suas definições de identidade, ator social e agencia com referências as questões sociais de poder e os principais processos de desenvolvimento do mundo moderno que constitui o mundo contemporâneo e as transformações entre campo e cidades e suas relações.

E para finalizar as atividades do tempo universidade foi apresentada a disciplina de Metodologia do Trabalho Cientifico aos alunos, na qual  os mesmos compreenderam os conceitos básicos sobre métodos científicos, para a elaboração dos trabalhos no Tempo universidade, tempo comunidade e outros projetos de pesquisa, além dessas informações foi realizada uma aula na sala de informática, que foi apresentado a plataforma moodle, sendo uma das principais formas de envios de trabalhos e relatórios.

Sendo assim, podemos entender que as disciplinas cursadas no tempo universidade possui relações distintas

Obs. Tipos de conhecimentos, o que é ciências, cientistas etc.

No tempo comunidade, foi apresentado um leque de informações que complementaram a formação que foi apresentada no Tempo universidade, aonde os professores tiravam algumas dúvidas referentes aos relatórios do tempo comunidade, durante o T.C, foi proposto a realização um seminário aonde o principal foco foi os jovens da região, assim foi dividido as tarefas para cada aluno, a minha parte foi a confecção e divulgação do evento para os órgãos responsáveis (FETAEMG, Sindicatos Rurais, Escolas Rurais e outros).

História da cidade

Para a realização desta atividade, foi pesquisado em livros da Biblioteca Municipal e no Memorial Carlos Chagas, localizada na Cidade de Lassance.

A denominado de São Gonçalo das Tabocas é própria do lugarejo, que veio a ser em nossos dias a cidade de Lassance. Como costuma acontecer na área da Geonomástica, esse nome se estendeu a toda a circunvizinhança, aí incluindo a minúscula aldeia de Pirapora, conhecida desde o início pelo nome que até hoje ainda existe.

A criação da capitania de Minas Gerais em 1720, a região pertencia administrativa a freguesia de Nossa Senhora do Bom sucesso e Almas do Rio das Velhas (Hoje Barra do Guaicuí) que se subordinava eclesiasticamente ao Arcebispado da Bahia, juridicamente pertenceu ao julgado ao Papagaio, Vinculado a Comarca de Sabará, de 1672 a 1817.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (75.3 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com