TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação do Campo

Por:   •  4/1/2016  •  Relatório de pesquisa  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

TRABALHO INDIVIDUAL – TEMPO COMUNIDADE

Relação da Teoria Pedagógica com a proposta do pensamento da Educação do Campo.

Nós, humanos, somos frutos de uma sociedade que vive sobre constantes transformadoras e caminhando junto, se encontram as verdades. E em decorrência destas transformações, o que era verdade ontem pode não ser mais hoje. A educação do campo se configura e reconfigura como algo próprio à história da Educação, porém, pelo seu viés de atuação com as classes populares, não tem tido a relevância necessária por estar dirigida aos sujeitos excluídos do processo educativo, não tendo aparecido como área do conhecimento de importância primordial em Universidades. Referindo-se à questão de que a escola deve deixar de ser artificial e trabalhar um pouco mais a respeito à realidade na qual a criança está efetivamente inserida.  Por motivos socioculturais, no Brasil a educação do campo sempre foi relegada a planos inferiores.

Delineia-se, assim, um imaginário de que, para viver na roça, não há necessidade de amplos conhecimentos socializados pela escola. Esta concepção de educação rural considerava que, para os trabalhadores do campo, não era importante a formação escolar já oferecida às elites brasileiras.

Dessa maneiras assegura a dominação sobre a classe menos favorecida para submete-la a exploração capitalista. Desenvolvendo uma população repressiva.

A comunidade em que estou inserida, Em Todos Os Santos, comemorou dia 02\11\2015 139 anos. Houve uma comemoração, com missa, dança, comida, entre outras.

Porem a religiosidade tem manifestado enorme presença na cultura, mais precisamente dentro da escola, onde é ensinado o catolicismo, como na época dos jesuítas.

Com poucos recursos na educação, e a distancia das residências dos alunos á chegar na escola, os alunos perdem o interesse de continuar o processo de aprendizagem escolar, pois o ensino não condis com a realidade.

Mesmo sendo uma comunidade onde seus integrantes ao “meu ver” com alguns recursos, a maioria dos filhos dos moradores não completam o ensino médio, e outros nem o ensino fundamental II, porém tem aqueles que sentem a necessidade de morar em área urbana e fazer sua carreira profissional longe das famílias, pois acreditam que não há futuro no campo.

Em uma pesquisa de opinião feita por mim na comunidade com 20 pessoas foi obtidos dados em que:

 *11- pessoas acreditam que a educação é importante, porém as famílias estão fazendo da escola depósito de criança.

* 09- pessoas disseram que sem educação não há como progredir.

Em uma conversa informal, disseram que a escola é tudo. Porém aqueles que os filhos tem o ensino superior ou estar cursando acredita que a escola da comunidade é ótima.

Enquanto para aqueles moradores os quais seus filhos não cursaram o ensino superior dizem que a escola da comunidade tem muito que melhorar, mas afirmam que sem a educação o ser humano não produz.

 Estamos caminhando, a passos lentos, entendemos que A vida no campo também ensina.

.


[pic 2][pic 3]

[pic 4][pic 5]

[pic 6][pic 7]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (182.4 Kb)   docx (130.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com