TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eixos Pedagogicos

Por:   •  9/6/2016  •  Dissertação  •  1.495 Palavras (6 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Nove de Julho

KATIA SILVA DOS SANTOS

MARIA DA LUZ DE SOUZA

STEFANNY SOUZA DOS ANJOS

SUELLEN DOS SANTOS WAGHALS RODRIGUES

THAYNA RAMOS ROCHA DA SILVA

Cantos pedagógicos, Rotina e Eixos do conhecimento.

São Paulo,

2016

 Sumário

Introdução        

A arte circense aqui, ali e acolá.        

Cantos Pedagógicos        

Rotina em sala de aula        

Considerações Finais        

Bibliografia        

Anexos        


Introdução

O presente trabalho é sobre cantos pedagógicos, rotina e eixos de conhecimento. Apresentaremos o Planejamento pedagógico com o tema: Arte circense, o mesmo tem por objetivo trabalhar com o comportamento físico e psicológico da criança, no qual requer empenho e dedicação, já que estamos lidando com um sujeito em formação.

No trabalho serão abordadas técnicas pedagógicas para evolução da criança apresentando projetos pedagógicos que tragam não somente aprendizado, mas também a confiança dessa criança em tornar-se independente e formadora de opinião.

A arte circense aborda o eixo arte, nesse eixo exploraremos diferentes linguagens artísticas, como ampliar o repertório de músicas através da música popular, atividades plásticas desenvolvendo habilidades através de diferentes técnicas de artes, como por exemplo, confecção de personagens, diversas brincadeiras, teatro, danças, fantoches, e vídeos com atividades circenses, através de um espaço apropriado para que a mesma possa expressar  sua imaginação, sendo um ambiente confortável, seguro e lúdico.

Podemos perceber que a pedagogia e a arte de ensinar, as crianças a serem artistas irão melhorar e desenvolver o ensino pedagógico.


A arte circense aqui, ali e acolá.

  • Justificativa

O projeto nasceu com intuito de brincar, aprender e se divertir. O circo é um tema muito dinâmico, enriquecedor, com elementos que desenvolvem as habilidades de forma integral.

A ideia é fazer com que as crianças descubram e explorem o tema em diferentes linguagens artísticas, através da pintura, musica, dança e teatro. Vivenciar uma surpresa nova a cada dia, inovar, criar e recriar as brincadeiras com o grupo de forma que todos estejam envolvidos e sintam alegria e satisfação em participar desta aventura.

  • Objetivo Geral

Este projeto tem como objetivo principal instigar o potencial educativo (social, afetivo, e cognitivo), formativo e lúdico das atividades circenses, que se estenderá por meio do teatro, dança e a psicomotricidade.

  • Objetivo específico

Artes: Nesse eixo vamos explorar diferentes linguagens artísticas, ampliar o repertorio através da musica popular. Com atividades plásticas desenvolver habilidades através de diferentes técnicas de artes. As danças das bailarinas e dos trapezistas irão explorar os movimentos corporais.

A interpretação, por meio do teatro, apresentado também por elas, à ampliação da percepção visual e auditiva, a confecção e manipulação de materiais dentro das atividades práticas.

Desenvolvimento

  • Confeccionaremos personagens;
  • Trabalharemos com diversas brincadeiras;
  • Desenvolveremos uma apresentação circense;
  • Confecção de brinquedos;
  • Apresentação de teatro e danças pelas crianças;
  • Teatro com fantoches;
  • Vídeos e músicas com atividades e brincadeiras.
  • Avaliação

A avaliação consiste em analises e observações feitas durante cada aula. Avaliaremos a participação e interação no coletivo e individual de cada um.  O ideal é que se registrem cada aula, para que ao encerramento do projeto, possa ser feito uma comparação do desenvolvimento de cada criança.

PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO

SEGUNDA

TERÇA

QUARTA

QUINTA

SEXTA

Confecção de um personagem escolhido por cada criança (rolinhos de papel, bolinhas de isopor, pregadores, tinta, papeis coloridos)

Teatro de Fantoches

Confecção do objeto do malabarista (pratos de papelão, palitos de churrasco e tintas)

Confecção das nossas fantasias (tnt, tecidos, tinta, papel laminado, papel colorido, Eva)

Festa do palhaço com pinturas no rosto, esculturas de balões, fantasias, musica e dança.

Brincadeiras de roda

Brincadeira com bexigas e musicas de circo

Vídeo voltado ao Projeto circense

Brincadeiras com brinquedos confeccionados

Apresentação do nosso show


Cantos Pedagógicos

A utilização dos cantos pedagógicos possibilitam as crianças o estímulo à autonomia, criatividade, ampliação cultural, incentiva à individualidade, o trabalho em grupo e a cooperação, além disso, auxilia o professor na observação de seus alunos, de seus interesses e da forma como se relacionam e se organizam, partindo do pressuposto que nesta atividade cabe ao professor somente viabilizar a interação entre as crianças, e entre os objetos dispostos na sala.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (357.7 Kb)   docx (667 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com