TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo é a ação de compreender

Por:   •  14/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.106 Palavras (5 Páginas)  •  1.796 Visualizações

Página 1 de 5

Emprededorismo é a acção de compreender, isto e, toda acção que tem a ver com resolver por em execução depois; sentir a preensões e descobrir caminhos para solução de problemas com vista a melhorar a sua vida na base de uma actividade.

Dignidade é tudo o que tem a ver com respeitabilidade; elevação de sentimentos resultantes de bons actos; cargo elevado que alguém ocupa e que lhe permite ser respeitado pelos que lhe rodeiam ou pela sociedade no geral.

De certeza que você já viveu ou ouviu falar de alguns trabalhos que são menosprezados e considerados de humilhantes, por exemplo: quem o trabalho de limpar as casas de banho, varrer os passeio de estradas e coveiros que trabalham os cemitérios. Imagine se toda gente pensasse da mesma maneira e ninguém aceitasse fazer o trabalho por considera-lo humilhante. Assim as casas de banho das nossas casas, escolas e serviços estariam num estado impróprio e com riscos de contrairmos doenças, tal o caso da cólera.

Mitos - são convicções ou ideias pré-concebidas e amplamente disseminadas, mas falsas, sobre certos aspectos da vida. Pode-se construir mitos sobre: o trabalho; a superioridade racial; uma sociedade sem classes; a perfectibilidade humana; a alimentação; aquisição de conhecimentos empresarias ou de liderança. Desta forma, os mitos podem prejudicar a pessoa no presente e no futuro assim como criar problemas de saúde ambiental humana.

Para discussão do conteúdo dos mitos sobre natureza do trabalho, vamos analisar em conjuto uma história da vida real conforme o relato.

                  A história dos dois irmãos gémeos

Uma pessoa encontra um jovem sujo, mal-educado e bêbado e pergunta-lhe: o que se passa contigo? Andas sujo, falas tão mal e por cima és um bêbado! jovem responde sai ao meu pai. Ele era bêbado, batia todos os dias a nossa mãe… eu não tive outra hipótese se não ser igual a ele.

Num outro dia, a mesma pessoa cruza-se com o irmão gémeo do primeiro jovem e pergunta-lhe e então tu? o que sucedeu contigo? És bem arranjadinho, empresário distinto… e um verdadeiro cavalheiro! o jovem responde: fiz tudo que estava ao meu alcance para não sair ao nosso pai ele era bêbado, batia todos os dias a nossa mãe. Eu não tive outra hipótese se não esforçar-me para não ser igual a ele.

Nesta história temos duas pessoas com mesmos traços físicos e que possivelmente tenham tido as mesmas oportunidades. Um decidiu construir uma convicção negativa, segudo e, herdada do seu pai. e o seu irmão gémeo optou por construir uma convicção positiva na condução da sua vida .

Historias destas e outras menos dignificantes acontecem com frequências nas diferentes comunidades do nosso país e não se diferem daquelas que constroem mitos sobre a natureza do trabalho segundo o sexo (tomar conta da criança e trabalho para as mulheres); raça (só o branco e que dirige melhor o trabalho); nível de escolaridade ( e fazer limpeza na casa de banho ou ser guarda e para pessoas que não estudaram, só o camponês e que tem que cultivar a terra); crenças religiosas; região geográfica.

●E importante valorizar qualquer tipo de trabalho. Nenhuma actividade esta predestinada para uma classe ou grupo de pessoas em particular. Muitas vezes, e o trabalho menosprezado que gera maior rendimento enquanto a maior parte das pessoas o evita.

                  Mitos e convicções sobre negócio

A semelhança dos mitos em torno da natureza do trabalho, também existem mitos sobre negócios ou carreira empresarial você deve procurar desenvolver e consolidar em si e não sua comunidade convicções positivas sobre a carreira empresarial, tais como:

1-satisfazer as suas necessidades e as da sua comunidade através dos seu produtos e serviços;

2-ser “patrão “de si mesmo, produzindo riqueza e contribuindo com impostos para o desenvolvimento social e económico do pais;

3-a empresa criada por si e a principal fonte da riqueza do pais e cria postos de emprego para você e para os outros.

Objectivos gerais da disciplina

Segundo os programas de ensino desta disciplina cuja concepção teve como base o pcesg, com a disciplina de noções de empreendedorismo pretendesse que os alunos sejam capazes de:

1-desenvolver uma atitude e mentalidade positiva em relação ao trabalho e auto emprego;

2-desnvolver uma personalidade com competências empreendedoras;

3-identificar e aproveitar oportunidades num dado ambiente e ao seu redor;

4-desenvolver capacidades de gestão de empreendimentos;

                               Respostas

1.

Valor de trabalho

 a sociedade tem de atribuir um estatuto especifico a certos tipos de trabalho.sendo alguns deles priorizados cpmparativamente a outros. por exemplo:, ser guarda, empregado domestico e engraxador de sapatos são menosprezados enquanto que ser medico, engenheiro e advogado são profissooes altamente valorizadas. contudo,todas as actividades ou profissões encontram-se inter-relacionadas e completam-se.

●Alguns valores que podem ser obtidos a partir de qualquer trabalho ou profissão independentemente da sua natureza.

1.auto emprego

2.ser reconhecido na sua comunidade;

3.gerar rendimento para si;

4.melhorar o seu nível de vida;

5.investir com seus recursos e capacidades;

6.ser útil para a sociedade;

7.desenvolver seus talentos;

8.preservar a sua cultura;

9.competir e ganhar

E essencial que você desenvolva uma atitude e convicções positivas para consigo próprio, seu trabalho e ter perspectiva futuras, o que lhe permitira avançar. Lembre-se que mesmo o trabalho menosprezado constitui uma porta para você triunfar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (100.4 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com