TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensino da Leitura

Por:   •  11/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Competências Profissionais

Aula-tema 03: O ensino da leitura

NOME

Alessandra da Silva Costa

RA

7626706927

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Competências Profissionais

Aula-tema 03: O ensino da leitura

Atividade de Autodesenvolvimento

Atividade desenvolvida para a disciplina Competências Profissionais apresentada à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade O Ensino da Leitura de Autodesenvolvimento, sob orientação da tutora Lais Iolanda da Silveira.

Anhanguera Educacional

2015

Responda as seguintes questões em, no máximo,10 linhas cada:

  1. Por que a leitura é uma experiência única, individual até mesmo quando duas pessoas leem uma mesma obra?

A leitura fala diretamente com a pessoa que a lê, produz diferentes emoções que podem deixar marcas para o resto da vida em uma determinada pessoa. É a condição de entender um mundo muitas vezes muito supreendente, novas palavras, pensamentos e sensações. Cada leitor possui uma facilidade de compreender os livros e diferentes tipos literarios mesmo que a leitura seja compartilhada. Aonde se familiarizam com as historias, linguagem e textos de acordo ao meio que está inserido.

  1. No vídeo, há uma cena mostrando os resultados do trabalho de uma professora com seus alunos. Apesar da obra lida ser única, os resultados são distintos, diferentes.
  1. Por que isso acontece?

No vídeo vemos uma comunidade determinada em aprender e apesar de todas as dificuldades sempre estava presente o trabalho com a leitura. Eram ensinadas com vídeos, histórias e etc. Cada comunidade tinha sua forma de trabalhar com seus alunos, pois eram adequadas ao meio em que os alunos estavam inseridos com fotos, contos de fadas, histórias em quadrinhos e teatros. Cada alunos interpretava de uma forma e mostavam de acordo como achavam corretos.

  1. Como um professor deve atuar ao verificar tal diversidade em sua classe?

Cada professor deve fazer o seu planejamento de acordo a comunidade a qual a escola está inserida, trabalhar com as diversidades e de maneira respeitosa. Fazendo com que seus alunos aprendam da melhor forma possível e adquirindo conhecimento. Transformando as diversidades em algo positivo, construtivo e que ensine seus alunos e assim atingir o objetivo proposto.

Referências bibliográficas

“Por que ler é fundamental?” de Carla Caruso. Disponível em: <https://docs.google.com/open?id=0B1lfOtr2UH-EMzFBQmZGcEdoU3M>. Acesso em: 10 set. 2015.

“Para Isabel Solé, a leitura exige motivação, objetivos claros e estratégias”. Disponível em: <https://docs.google.com/file/d/0B1lfOtr2UH-EbDFpR2UtMVBEQVU/edit>.  Acesso em: 10 set. 2015

“Oficina de Leitura” você vai acompanhar as propostas e objetivos das atividades da primeira oficina do projeto Letras de Luz.  Disponível em: <https://docs.google.com/open?id=0B1lfOtr2UH-Ea0pHVG01VUxFQWM>. Acesso em: 10 set. 2015

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (102.1 Kb)   docx (167.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com