TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensino, extensão e pesquisa

Por:   •  23/3/2017  •  Dissertação  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 3

Unimonte- 2017

Amanda Cabral

Tatiane Caetano

Fernanda Lukacs

Verônica Leite

Professora: Priscylla Krone

Didática do Ensino Superior

Escolha um curso e cite exemplo de ensino, pesquisa e extensão.

Curso: Psicologia

        Segundo o Guia do estudando (2012), o psicólogo estuda os fenômenos psíquicos e de comportamento do ser humano por intermédio da análise de suas emoções, suas ideias e seus valores. Ele diagnostica, previne e trata doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. Ele observa e analisa as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente e procura ajudá-lo a identificar as causas dos problemas e a rever comportamentos inadequados. Este profissional atua em consultórios, em hospitais e nas mais variadas instituições de saúde, contribuindo para a recuperação da saúde psicológica e física das pessoas.

        Em uma universidade, o estudante de psicologia busca aulas dinâmicas e interativas, onde possa aprender e compartilhar seus conhecimentos e experiências. Aulas dinâmicas são propostas a todo momento para aprofundar o processo de ensino aprendizagem dos educandos, um procedimento clássico é o análise comportamental dos ratos de laboratório, que nos tempos hodiernos com a tecnologia avançada, pode ser simulada até pelo computador, evitando a utilização dos ratos (Tecnologia já utilizada na PUC-PR desde 2012). O Skinner foi um dos pais da psicologia comportamental e ara demonstrar os princípios e para que os alunos assimilassem de forma efetiva, ele bolou uma caixa acrílica, com piso de metal, alavanca, bebedouro, dispensador de alimentos e uma caixa de controle. Com estes recursos, ele podia desenvolver exercícios para assimilar fundamentos do processo de condicionamento, e isso aprendido no comportamento animal depois poderia ser transferido para o comportamento humano. Por este motivo, as aulas envolvendo teorias de Skinner e suas práticas são esperadas e admiradas pelos estudantes de psicologia, que por sua vez, apreendem com a aula dinâmica e contrutiva.

        O curso de Psicologia também permite que os educandos se apropriem e participem de artigos ciêntificos, como o exemplo de uma jovem (Vivian Galina) que cursou Psicologia na baixada santista (Universidade Católica de Santos) e a partir de estudos em sala de aula se interessou por diversos temas, em especial o tema de seu artigo "A saúde mental dos refugiados: um olhar sobre estudos qualitativos". O artigo foi publicado na edição número 61 da Revista Interface-Comunicação, Saúde e Educação, no dossiê sobre Saúde e Imigração. Para realização do estudo, a autora observou diversos artigos disponíveis no Portal de Periòdicos da CAPES que compreendem ao período de 1993 à 2016. Ao examinar o material de estudo, o trabalho foi dividido em três categorias: saúde mental de refugiados adultos; saúde mental de refugiados na infância e adolescência; e cuidados em saúde mental de refugiados. A partir das análises, chegou-se a diversos resultados entre eles o da complexidade da saúde mental de pessoas em situações de refúgio.

        O curso de Psicologia também pode estar engajado em diversos projetos sociais, como por exemplo a ação de estudantes de psicologia de uma universidade da baixada santista (Unisantos) que oferecem orientação educacional para alunos do ensino médio de diversas redes. A orientação é gratuita e auxilia jovens a encontrar uma diretriz dentre suas opções de cursos na Universidade. O serviço consiste testes ou palestras voltadas a esclarecer, direcionar e despertar a profissão dos participantes. As atividades de testes e palestras envolvem um processo de autoconhecimento, análise e desenvolvimento de habilidades, assim como conhecimento de mercado e profissões. Esses momentos podem acontecer individualmente ou em grupos. O objetivo principal é aumentar a segurança no momento de escolher um curso de graduação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (54.2 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com