TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entrevista

Por:   •  4/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

O presente trabalho tem como objetivo identificar, por meio de uma entrevista, a perspectiva de uma professora quanto á abordagem teórica que ela utiliza na sala de aula ao efetivar a sua prática pedagógica.

Desenvolvimento

Para a realização desse trabalho foi entrevistada a professora Maria de Fátima Silva de Abreu, 40 anos, formada em Letras e Pós-Graduada em Letras com ênfase em Linguística que trabalha como docente há 15 anos. Atualmente atua no Ensino Médio, com carga horária de 40 horas semanais.

Primeiramente foi perguntado à professora o que era ensinar e ela disse que o ensino consiste no ato de transmitir conhecimentos e valores capazes de transformar os educandos em pessoas capazes de se posicionarem criticamente na sociedade a qual está inserido e que esse ensino se dá por meio da interação com os alunos, pois a mesma atua como mediadora dentro do processo de ensino e aprendizagem.

Para a professora Fátima aprender consiste em assimilar de forma sistematizada os conteúdos ensinados em sala e depois ser capaz de aplica-los ao meio em que está inserido e que avaliar diz respeito á verificação de aprendizagem por meio de instrumentos avaliativos no intuito de saber se os alunos conseguiram apreender o que foi ensinado. Ela disse que avalia para averiguar se a aprendizagem está ocorrendo de forma significativa e que utiliza avaliações escritas, trabalhos em grupos e individuais e observa a participação dos alunos nas atividades propostas em sala e para casa. Ela sempre faz um feedback da aula anterior com o objetivo de estabelecer um nexo entre as aulas.

Após analisar as respostas da professora, percebe-se que ela tem utilizado para embasar a sua prática pedagógica a abordagem  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (49.9 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com