TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entrevista Políticas Públicas e Partidárias

Por:   •  22/4/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  949 Palavras (4 Páginas)  •  40 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE DO MARANHÃO – FACAM

                                                          PEDAGOGIA

                                         EVELYN ISABELLE AGUIAR PIRES

                 PSICOLOGIA DA APRENDIZEM E DIFICULDADES NO PROCESSO

                          PROFESSOR(A) : Mônica Maria Avelar de Carvalho Nunes

São Luís – MA

2022

FACULDADE DO MARANHÃO – FACAM

PEDAGOGIA

                                         EVELYN ISABELLE AGUIAR PIRES

Este presente trabalho consiste em obter a pontuação de 1,5 pontos para o 1° Bimestre do Módulo D, no Curso de Pedagogia. Orientador(a)/ Professor(a): Mônica Maria Avelar de Carvalho Nunes

São Luís – MA

2022

ATIVIDADES QUE PODEM SER APLICADAS PARA CADA ABORDAGEM DA APRENDIZAGEM

COMPORTAMENTALISTA – para abordagem comportamentalista o professor pode estar trabalhando durante a semana com os Componentes Curriculares de História e Matemática numa interdisciplinaridade, utilizando do objeto de conhecimento “tempo e suas medidas” . Mediante a isso, o professor levaria um relógio para a sala de aula e demonstraria para o aluno como são medidas as horas. Pediria que a turma desse a volta por todo espaço da sala de aula, depois utilizaria um cronômetro para medir em quanto tempo a turma faria mais uma  volta em todo o espaço, por fim, pediria que os alunos repetissem o mesmo processo, só que agora sem o relógio/cronômetro. Então ouviria os relatos dos alunos: a maioria deles diria que estava preocupado em fazer o mesmo percurso em menor tempo que o anterior. A atividade iria proporcionar cálculo de tempo e aprendizagem sobre as medidas temporais. Toda vez que o aluno for realizar algo ele teria a noção de quanto tempo precisa ou se precisar de lidar suas ações para cumprir com o propósito. A Atividade pode ser aplicada na turma do 3° ano do Ensino Fundamental.

HUMANISTA – para abordagem humanista, o professor pode relacionar o aprendizado das matérias técnicas aos princípios do conhecimento humano. Com essa oportunidade trabalharia o componente curricular Ciências, utilizando do objeto de conhecimento “O corpo humano e suas transformações”, a partir disso, falaria sobre as transformações desde a barriga da mãe até a fase adulta, com os recursos em um laboratório ou audiovisuais. Depois, pediria aos alunos que fizessem um círculo e ficassem em duplas , um de frente para o outro e listassem quais eram suas diferenças corporais. Após a conclusão, os alunos iriam expor suas observações e o professor aproveitaria oportunidade para falar que as diferenças são importantes e que cada um tem um jeito especial devendo respeitar a cor da pele, deficiências, formato do corpo, tamanho e o modo de pensar e agir. Assim, os alunos seriam a capacidade de reagir as diferenças de maneira mais  compreensiva. A Atividade pode ser aplicada na turma do 2° ano do Ensino Fundamental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (62.1 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com