TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escolas publicas e particulares

Por:   •  13/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 2

        Existem vários aspectos que podem ser observados nas duas escolas. Porém na maioria deles observa-se varias divergências, tanto na parte pedagogia quanto na estrutura. O Colégio Marista é uma escola particular e o Colégio Estadual Jose de Assis é publico, quis fazer essa comparação, pois hoje as nossas escolas públicas estão sendo praticamente “deterioradas” com o ensino precário e uma péssima estrutura.

        Seus valores são completamente diferentes: O colégio Marista presa muito a religiosidade católica (é um colégio católico) enquanto o José de Assis não tem nenhum tipo de especificação religiosa. Entretanto na escola católica (Marista) não há nenhum tipo de descriminação com outras religiões.

         As escolas em questão possuem níveis de escolaridade diferentes sendo que uma oferece desde o ensino infantil até o ensino médio, enquanto a outra somente o ensino fundamental e médio. Outra diferença entre os centros de ensino é a estrutura da escola, a particular abrange uma vasta área de recreação com mesas de tênis quadras poliesportivas etc., enquanto a pública há somente uma área vazia com algumas árvores e uma pequena praça no centro do pátio.

        Em relação aos materiais didáticos e bibliotecas novamente a escola particular se sobressai, com uma biblioteca cujo nome batizaram de CRA (centro de recursos de aprendizagem) um lugar ideal para a realização de trabalhos escolares e lazer. No Colégio estadual José de Assis também há uma biblioteca, porém é uma sala pequena onde improvisaram um espaço somente para guardar os livros, pois os alunos não podem realizar seus trabalhos acadêmicos na mesma.

        Os pontos em comuns estão presentes na forma da gestão escolar que ambas possuem: Democrática e aberta onde à comunidade/alunos participa dos planejamentos, e os critérios para avaliação onde as duas utilizam de avaliações, pontuação no comportamento e participação, projetos e por fim a prova.

        Por fim chegamos a um dos pontos de mais interesse que é a satisfação dos alunos no ambiente escola. Já é de se esperar que os alunos do Colégio Marista estejam mais satisfeitos do que as do Colégio Estadual José de Assis, por vários motivos já citados acima.

        Infelizmente essa e a realidade do nosso país, as escolas particulares sempre ganhando mais crédito, mais prestígios, tendo uma melhor qualidade de ensino enquanto a publica esta sendo deixada para trás com um ensino de péssima qualidade e as estruturas das escolas quase precárias. Esperamos que um dia essa triste realidade mude, pois é direito de todo cidadão um ensino de boa qualidade e um local digno para designar seus estudos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (31.7 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com