TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Adaptado Educação Infantil

Por:   •  11/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.502 Palavras (19 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE   ANHANGUERA

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

                               JULIANA GONÇALVES DUTRA

SÃO PAULO[pic 4]

2021

[pic 5]

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

RELATÓRIO FINAL

[pic 6]

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de PEDAGOGIA - para a disciplina: Estágio Curricular Obrigatório I.

Tutor à Distância  Raquel de Araujo Silva Raysaro

[pic 7]

[pic 8]

SÃO PAULO

2021

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        7

2 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) .........................................................10

3        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        12

4        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        14

5        CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS..................................................................................................................        16

6        PLANOS DE AULA.......................................................................................        17

CONSIDERAÇÕES FINAIS        19

REFERÊNCIAS        20

INTRODUÇÃO

O Conhecimento é construído através de estudos.

Este relatório apresentará, um formato de plano de aula, aonde será importante para a dinâmica da aula.

Neste relatório vamos acompanhar quanto é importante o PPP e BNCC para o desenvolvimento da estrutura do planejamento da escola.

  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

Por meio da análise do artigo O papel do professor e do ensino na Educação Infantil: a perspectiva de Vygotski, Leontiev e Elkonin 

 [...] o professor é compreendido como aquele que transmite à criança os resultados do desenvolvimento histórico, explicita os traços da atividade humana cristalizada nos objetos da cultura – mediando sua apropriação – e organiza a atividade da criança, promovendo assim seu desenvolvimento psíquico. (PASQUALINI, 2010)

Após a leitura, pude desenvolver uma análise sobre o papel do professor na perspectiva destes pensadores. Será necessário compreender a visão do mediador o que atua na construção da aprendizagem, conhecimento construído e descrever as principais impressões.

As obras de L.S. Vigotski, A.N. Leontiev,e D.B Elkonin traz analise sobre o desenvolvimento  infantil, realizados em crianças  de zero a seis anos  para identificar o desenvolvimento infantil  neste período escolar , trazendo a ideia  só que dizem sobre ideário ante escolar. E neste período as crianças aprendem e muito, é nesta fase escolar que as crianças aprendem muito, não como o modelo escolar, aonde é realizado atividades que valem pontuações, mas aprendem como viver na sociedade, ao compartilharem os brinquedos e materiais da sala de aula, e cada atividade educativa respeita a sua própria idade e fase de desenvolvimento educacional. A criança aprende de forma lúdica e criativa.

As educações infantis são definidas como mais ampla do que o processo de ensino-aprendizagem, embarcando com a dimensão expressiva lúdica, afetiva e criativa, trazendo ´para as crianças um conhecimento lúdico e ao mesmo tempo afetivo. Não se deve ensinar e cobrar nada nessa fase, a aprendizagem deve respeitar a fase do desenvolvimento de cada criança, e sim acompanhar e estimular cada uma dessas crianças, os teóricos defendem a primeira infância, a idade pré-escolar.

Para o Leontiev, ele traz que a criança tem uma ligação pratica do sujeito com o mundo, é um elo de ligação, na educação infantil ela passara por atividades  importantes, a criança nos seus primeiros anos, precisa de uma de uma comunicação direta, isso poderá acontecer em contato com a cuidadora, mãe ou até a professora da creche, essa conexão precisa acontecer, é do papel do adulto conversar sempre com a criança, e assim permanecerá o processo de lidar com o mundo será ao lado de pessoas que ensinam, e assim firmando as relações humanas, aonde estas crianças pegam exemplos de adultos para formar as suas brincadeiras, isso acontece por ver os exemplos.

        O Educador precisa entender as atividades principais de cada criança, para organizar o trabalho com a criança, focando na atividade dominante.

O processo de apropriação, em sua análise, se dá justamente por meio da atividade da criança: ela deve reproduzir a atividade adequada aos objetos da cultura (material e não material). A mediação do adulto se mostra essencial nesse processo, tendo em vista que a atividade adequada não se forma espontaneamente na criança, pelo contato direto e imediato com os objetos da cultura. Embora em tais objetos estejam encarnados os modos de ação e as faculdades humanas historicamente elaboradas, é necessária a mediação de outros homens para que se concretize o processo de apropriação.

           

       Para Vygostky, o faz de contas é muito importante, para essa fase, fazendo quem que essa criança venha aprender, os papeis sociais, com as brincadeiras de papeis, de faz de conta. Para o educador é necessário organizar e orientar as brincadeiras como mediador, ele precisa intensificar essa atividade dominante, claro que tudo isso de forma tranquila, para que a criança não entre em conflito. As brincadeiras podem estar voltadas para as relações sociais. Para Vygostki a comunicação é importante, pois ele defende o Social a interatividade com o próximo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (208.8 Kb)   docx (236.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com