TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Curricular Obrigatorio

Por:   •  14/11/2023  •  Projeto de pesquisa  •  6.225 Palavras (25 Páginas)  •  45 Visualizações

Página 1 de 25

UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR ANHANGUERA

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

ELIANE ALVES PINHEIRO

[pic 1]

        Araguatins – TO

2022

ELIANE ALVES PINHEIRO

PORTFÓLIO INDIVIDUAL – ESTÁGIO CURRICULAR  OBRIGATÓRIO I

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

SUMÁRIO

  1. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS......................................................4
  2. RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO (PPP).........5
  3. RELATO DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA...................6
  4. RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE.........................8 5        RELATO DO LEVANTAMENTO DE MATERIAIS DE APOIO ESPECÍFICOS

PARA A ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS....................................9 6        RELATO DA ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC...10

  1. RELATO DA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS

PELO PROFESSOR.........................................................................................11

  1. RELATO DA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO

ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA...........................................................12

  1. RELATO DA OBSERVAÇÃO...........................................................................13
  2. PLANOS DE AULAS........................................................................................18
  3. RELATO DA APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE AULA AO PROFESSOR19
  4. RELATO DA REGÊNECIA...............................................................................25
  5. VALIDAÇÃO DO RELÁTORIO.........................................................................26        
  6. CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................27
  7. REFERÊNCIAS...............................................................................................28

INTRODUÇÃO

Este relatório tem a finalidade de apresentar o Estágio Obrigatório Curricular I – Anos Iniciais. O estágio aborda análises do Projeto Político Pedagógico, plano de trabalho do docente, materiais didáticos da escola, metodologias ativas e temas transversais da BNCC, Base Nacional Comum Curricular, entre outros. Este trabalho visa apresentar as atividades que se relacionam a esses estudos, estes temas.  

O Estágio Curricular Obrigatório I foi realizado no período de 19 de setembro de 2022 a 04 de Novembro de 2022, na Escola Municipal Vereador Guilherme Parente situada no Povoado Natal, no Município de Araguatins no Tocantins, com atividades desenvolvidas na sala de aula, com supervisão da diretora Neusa Marques de Sousa responsável pela escola e da professora regente Poliana Milhomem Carneiro.

O estágio é de suma importância para o acadêmico pelo fato de permitir que o mesmo possa perceber a realidade da escola na pratica. Na pratica é possível observar como o professor planeja suas ações, ministra as aulas, avalia o desempenho dos estudantes, prepara a ambiência das salas de aula, entre outros. Enfim, este estudo busca fazer uma reflexão sobre como ocorre a pratica pedagógica no âmbito escolar e mostra que o estágio é um processo de aprendizagem indispensável para a formação de um bom profissional.

1 RELATODASLEITURASOBRIGATÓRIAS

O texto buscar abranger um conjunto de conceitos sobre a interdisciplinaridade, contextualizando a relevância deste tema dentro de uma educação significativa. Devemos compreender que a interdisciplinaridade é uma ferramenta, um movimento articulador que busca fazer uma relação entre os saberes, ou seja, busca levar as disciplinas a dialogarem entre si. Interdisciplinar significa envolver outras disciplinas, em projetos, atividades.  A pedagogia tradicional durante muito tempo oportunizava um saber fragmentado, percebia-se que quanto mais fragmentado for o conhecimento mais aquele conhecimento vai ser chamado de especializado.

 A disciplina deve se desligar das demais disciplinas para que haja uma pureza, e assim ela seja considerada especializada. O ensino tradicional tem como caracteristica a memorização, este fazer pedagógico não produz um aluno com consciência cidadã, um aluno com pensamento critico, reflexivo, que tem sua autonomia, que sabe relacionar aquele conhecimento a situações da vida real, por que utiliza os conhecimentos de maneira isolada, separado. Esse ensino levava o aluno a acreditar que o conhecimento fica preso dentro da escola, não possui utilidade fora do ambiente escolar.

 A interdisciplinaridade vem para quebrar esse paradigma, para mostrar que há um diálogo entre os saberes, e que o conhecimento pode ser utilizado na vida real, fora do âmbito escolar. Ela busca romper o ensino tradicional, e garantir que o aluno construa o seu conhecimento, para que o mesmo seja atingido de forma positiva. Este movimento evoca vários aspectos, vários tipos de conhecimentos, um exemplo de trabalho interdisciplinar, quando a escola aborda sobre gráficos e a professora pede que os alunos levem uma conta de saneamento básico, na sala de aula será ensinado como é feito a leitura daqueles gráficos, entre outros.

 As metodologias ativas de ensino vem como uma maneira de lançar a interdisciplinaridade como uma pratica pedagógica diária importante. Então, a integração disciplinar se dá de forma coordenada, integrada junto aos interesses dos sujeitos, e principalmente deve haver um tema que permeie todas as disciplinas. As disciplinas devem dialogar entre si e problematizar esse dialogo e através deste será produzido um resultado para que possa ressignificar aquele conhecimento.

2 RELATODAANÁLISEDOPROJETOPOLÍTICOPEDAGÓGICO(PPP)

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um processo democrático de decisões, a principal relação para na construção desse projeto passa pela relativa autonomia da escola, de sua capacidade de construir sua própria identidade, ou seja, preservar a Unidade Escolar como um espaço público, lugar de debate, do diálogo, visando sempre à reflexão coletiva. A Escola Municipal Vereador Guilherme Parente, vivencia uma realidade onde os grandes desafios são de alfabetizar e garantir a permanência do aluno, com sucesso na escola, bem como a qualidade dos serviços prestados por ela, visto que a sociedade está cada vez mais exigente em relação à formação plena do cidadão consciente, crítico e participativo, em consonância com o que pauta a LDB (Lei de Diretrizes e base), DCT (Documento Curricular do Tocantins) e da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Assim, faz-se necessário que a escola esteja preparada para romper os paradigmas criados à sua volta, uma vez que “não há cidadania sem escola”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.4 Kb)   pdf (251.3 Kb)   docx (245.1 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com