TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Em Gestão e Espaços Não Escolares

Por:   •  11/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.824 Palavras (8 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

 INTRODUÇÃO ….……………………………………………………………………….6

1  LEITURAS OBRIGATÓRIAS..……………………………………………………….        7

2  REGIMENTO ESCOLAR …………………………………………………………….        9

3  ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA………………………………………….        ……..10

4  PLANO DE AÇÃO……………….. …………………………………………………..12

 REFERÊNCIAS……….…………………………………………………………………15

INTRODUÇÃO

O estágio curricular em Gestão visa permitir ao aluno e futuro gestor escolar a vivência  de seus conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso de graduação, proporciona ao estagiário o contato junto a equipe diretiva permitindo-o conhecer o perfil dos mesmos e suas funções. Conforme em (ALMEIDA e PIMENTA, 2014, p. 73) ao longo da graduação inicia-se a construção dos saberes, posturas, habilidades e atitudes que constituirão o profissional. Quando em período de estágio, esses conhecimentos são ressignificados pelo aluno estagiário por meio de suas experiências pessoais e vivências junto ao campo de trabalho que, ao decorrer da vida profissional, serão reconstruídos no exercício da profissão. Sendo assim o estágio é um momento de suma importância em que o aluno iniciará a construção de identidade enquanto educador e membro de uma equipe diretiva além de  exercer o pensamento crítico quanto ao ensino aprendizagem, e o pensamento estratégico a fim de solucionar situações problemáticas do cotidiano escola da maneira mais eficiente e eficaz possível.  

O relatório seguinte é resultado das atividades referentes ao trabalho de estágio do curso licenciatura em pedagogia, que por motivo de força maior não ocorreu em campo, sendo adaptado, em virtude de limitações ocasionadas pela pandemia de Covid-19. As atividades então  foram desenvolvidas de modo simulado e voltadas para   as turmas do ensino médio numa escola fictícia.


  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

O texto indicado para leitura PEDAGOGIA EM AÇÃO: O PAPEL DO PEDAGOGO

E SUAS DIVERSAS ATUAÇÕES permite uma visão geral a respeito das possibilidades de trabalho e engajamento para o profissional graduado em pedagogia ampliando a visão e perspectivas dos graduandos na área.

Por meio de uma análise bibliográfica de autores referencia no ramo pedagógico, o exposto mostrou sete áreas de atuação para o pedagogo sendo elas já bastante exploradas: escolas, hospitais, empresas, e sindicatos. E algumas ainda pouco difundidas, tais como os museus, turismo e meios de comunicação.

Sobre as funções a serem desempenhadas no ambiente escolar, destaca-se a gestão e organização da escola, por meio de atividades de estimulação e motivação, organização de conteúdos, visando atenuar dificuldades na aprendizagem.

Ja em hospitais o pedagogo assume uma posição ainda mais próxima dos educandos. Deve acompanhar e adaptar atividades pedagógicas a fim de desenvolver suas habilidades sociais e cognitivas a fim de possibilitar reintegração a escola regular tão logo seja possível. Cabe a este profissional conhecer e sempre respeitar limitações oriundas do quadro de saúde em que se enquadra o paciente.

A respeito das funções do profissional graduado em pedagogia atuante em empresas, destacam-se implementação de atividades educativas e treinamentos que objetivam o desenvolvimento de habilidades não somente técnicas mas também humanas. O pedagogo nesse contexto trabalha de maneira conjunta ao setor de recursos humanos da empresa.

Nos sindicatos o profissional atua planejando, organizando e implementando projetos de qualificação e requalificação de seus associados.

No âmbito dos museus e turismo, o pedagogo pode lançar mão destes locais para agregar conhecimentos ao público interessado promovendo a cultura por meio de praticas educativas que agreguem saberes históricos, tradições e costumes.

O pedagogo a fim produzir estratégias e atividades para difundir a educação pode atuar ainda nos meios de comunicação a fim de disseminar conteúdos que agreguem conhecimentos diversos.

Para fins do campo abordado para este estágio, que enfoca a gestão educacional e os ambientes não escolares, vale destacar neste exposto a composição  os objetivos e funções da gestão escolar.

 A gestão de um ambiente educacional envolve além da direção e vice direção, a coordenação e orientação pedagógica que para atingir excelência devem trabalhar de modo cooperativo para atender com êxito à comunidade de pais, alunos, professores e demais colaboradores. Os quais visam proporcionar a aprendizagem e o desenvolvimento tanto social como cognitivo dos alunos. A gestão também busca inserir e acompanhar no ambiente de aprendizagem as diretrizes do Projeto Político-pedagógico e auxiliar ao corpo docente, por meio da supervisão do sistema de ensino e ao corpo discente amparando-se também no Regimento Escolar a fim de promover organização e a aprendizagem de maneira completa.

  1. REGIMENTO ESCOLAR

1. Qual a função do regimento no ambiente escolar?

O regimento escolar é um documento de caráter norteador  que  tem por finalidade o aprimoramento da aprendizagem. É elaborado por meio da colaboração comunidade e para a comunidade escolar baseando-se em diretrizes oriundas das secretarias de educação. O mesmo deve ser revisado e sofre ajustes periódicos de acordo com mudanças relacionadas a gestão, e o cotidiano da escola.

O documento é normativo e tem como função estabelecer regras a serem seguidas pelo corpo docente, gestores e discentes; direciona e organiza as competências dos respectivos colaboradores, além de conferir identidade a instituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (160.5 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com