TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio supervisionado em gestão escolar

Por:   •  20/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.181 Palavras (5 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ

Prática de Ensino e Estágio Supervisionado Em Gestão Das Organizações Escolares

RACHEL BERG DOS SANTOS

RIO DE JANEIRO

2016

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Prática de Ensino e Estágio  Supervisionado em Gestão na Organizações Escolares

Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão da disciplina de Prática de Estágio Supervisionado em Gestão Escolar sob a orientação do Professor JOSE VEIGA DE CARVALHO FILHO.

                       

 Curso: Pedagogia

RIO DE JANEIRO

SUMÁRIO

Introdução – P. 04

Capitulo 1 – P. 05, P. 06

        Capitulo 2 – P. 07, P. 08

        Capitulo 3 – P.09

        Referencias – P. 09


INTRODUÇÃO

Este relatório tem o objetivo de descrever a experiência do estágio de gestão escolar realizado no período de 28/03/2016 a 16/06/2016. Os três meses de vivência na escola foram enriquecedores para o processo do pedagogo, foi possível compreender o processo pedagógico e até contribuir para o crescimento da escola.

CAPÍTULO I - CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

1.1 – CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

- HISTÓRICO: A escola Padre Nilo Miraldi surgiu como ciep há mais de 20 anos, no entanto, teve seu uso transgredido para uma escola estadual ordinária, por fim foi municipalizado, tendo suas atribuições de ciep restituídas.

- LOCALIZAÇÃO: Rua Guarani, 200, jacutinga-Mesquita-RJ (cep:26564-040)

- CONTEXTO SOCIOECONÔMICO:  Tal instituição está localizada em uma região carente, próximo a várias comunidades que possuem aspectos de criminalidade substanciais, tais como tráfico de drogas, roubos, furtos, entre outros, muito comuns em regiões como essa do nosso país. Essa instituição possui um papel fundamental na transformação do espaço em que se encontra, oferecendo educação de qualidade em horário integral, possibilitando que os pais dos alunos possam trabalhar com alguma tranquilidade. A escola conta com uma estrutura funcional, se comparado ao que existe em seu entorno. Possui coleta de lixo padronizada, além de seletiva, infra-estrutura elétrica e hidráulica totalmente operacionais e com planejamento de manutenções e revisões, além de conexão à rede de esgoto padronizada e dentro dos aspectos legais que se aplicam.

- ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO:

        Resumidamente, podemos descrevê-lo assim:

-18 salas de aula,1 auditório, 1 sala de informática, Banheiro para os professores (Feminino e Masculino), Banheiro Administrativo, Copa, Arquivo, Almoxarifado, Sala de recursos, Sala da coordenação pedagógica e professores, Direção, Secretaria, Brinquedoteca, Sala dos inspetores, Cozinha, Refeitório, Biblioteca, Quadra e Pátio coberto.

        A estrutura física da escola é satisfatória, atendendo as necessidades tanto dos alunos quantos dos professores. Por se tratar de uma escola consideravelmente grande e ser custeada por recursos públicos, percebe-se bastante simplicidade.

        A escola conta com turno integral para todos os anos de escolaridade, tendo este ano um total de 22 turmas, 384 alunos matriculados, 30 profissionais da educação infantil, 9 profissionais do ensino fundamental I, 8 Profissionais P1, 6 profissionais técnico-pedagógicos, 14 monitores de aprendizagem.

- PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: 

        Segundo a diretora da escola, por conta das mudanças ocorridas ao longo do processo, a escola não possui um projeto político-pedagógico, o mesmo encontra-se em construção.

- AVALIAÇÃO

Não se aplica.

1,2 – CARACTERIZAÇÃO DO TRABALHO DA EQUIPE GESTORA

A escola possui 3 diretoras, 2 adjuntas e uma diretora. As adjuntas possuem formação em pedagogia. A Diretora não possui formação em ensino superior, a gestão é realizada em conjunto, contando ainda com o auxílio de outros colaboradores. Há reuniões mensais entre as diretoras e os coordenadores, momento este em que se estabelece as ações necessárias para a gestão da escola que serão realizadas no mês seguinte, ainda nesse momento, discute-se o projeto anual da escola, que também é construído ao longo do ano com a participação dos professores em reuniões semanais.

Com relação a participação dos alunos, dos pais e da comunidade em geral, não foi possível observar movimentos efetivos da escola para a construção desse espaço.

A gestão administrativa da escola acontece principalmente com a diretora e a secretaria escolar, o que parece funcionar bem, já que toda a documentação da escola está em ordem.


CAPITULO II - DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES OBSERVADAS E REALIZADAS

-A gestão da escola acontece de maneira participativa com seus colaboradores em geral. Há pouco envolvimento dos pais e alunos. A direção e seus colaboradores se mostraram receptivos ao diálogo com os responsáveis, no entanto não se pôde observar construções efetivas de corresponsabilidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (200.9 Kb)   docx (50 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com