TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio em Espaços Não Escolares

Por:   •  5/7/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.721 Palavras (7 Páginas)  •  5.918 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

        UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Siliane Pereira da Rosa – 1102000461

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM

GESTÃO E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

Passo Fundo – RS

2014

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Siliane Pereira da Rosa – 1102000461

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM

GESTÃO E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

Relatório de Estágio do Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância-CEAD Universidade Anhanguera– UNIDERP, como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina, de Supervisionado Gestão e Espaços Não Escolares.

Passo Fundo – RS

2014

                        

FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO

Identificação do Estagiário

Nome: Siliane Pereira da Rosa     RA: 1102000461

Polo: Passo Fundo

Período de Estágio: 15 a 19 de  Outubro

 Letivo: 2014/02

Nome do Tutor (a): Roberta Dalgostini

Nome do Tutor (a) a Distância: Nelli Carla Neris Reis

DADOS DA INSTITUIÇÃO

Nome da Instituição: A. Guerra. CIA  Ltda

Razão social: A. Guerra. CIA Ltda

Município: Sananduva

CEP: 99840-000

Endereço: Secção Santuário- RS

Homepage na Internet:  Não Possui

Mantenedora da Instituição:

___  A Empresa pertence a um  grupo empresarial do setor privado.

Não possui convenios com os poderes publicos.

OBJETIVO GERAL

 

O objetivo geral do estágio supervisionado em gestão e espaços não escolares é proporcionar ao aluno uma análise e reflexão sobre o plano de ação global de gestão de instituições de ensino tanto em espaços escolares quanto não escolares.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

  • Promover o contato e a experiência com a realidade do campo de trabalho;
  • Proporcionar a vivência do processo educativo quanto aos aspectos de: gestão, supervisão, planejamento, execução, coordenação e avaliação;
  • Desenvolver a capacidade de tomar decisões frente a situações concretas da prática educativa.

.

INTRODUÇÃO

O presente relatório tem por finalidade apresentar informações referentes ao estágio Supervisionado em Gestão Escolar e Espaços não Escolares, desenvolvido no 7º semestre no curso de Pedagogia na Universidade Anhanguerra UNIDERP- Polo de Passo Fundo, o mesmo tem por objetivo oportunizar conhecimentos e habilidades que fazem parte da atuação do Pedagogo em ambientes não escolares.

A necessidade de analisar a atuação do pedagogo nestes ambientes implica na construção de uma visão desses espaços no processo de formação, oportunizando um contato com situações cotidianas as quais ocorrerão a partir da prática da profissão.

Para isto o estágio foi realizado na Empresa A.Guerra CIA Ltda, localizada no município de Sananduva, no estado do Rio Grande do Sul. O período de desenvolvimento do estágio tem por objetivo, observar a instituição como um todo ( espaços físico, infraestrutura, funcionamento, organização administrativa, rotina diária).

Em sua primeira parte o relatório apresenta a contextualização da empresa, descrevendo seus principais atributos bem como o quadro de funcionários, passando para um análise do regimento.Nos capítulos a seguir está descrito a rotina administrativa, a organização o relacionamento entre os colaboradores.

Destaca-se que essa oportunidade contribui significativamente para o profissional para sua  formação acadêmica, visto que ele capacita o estagiário preparando-o para a atuação em diversos âmbitos profissionais.

Portanto realizar este estágio é de suma importância pelos conhecimentos que ele proporcionou para a atuação como Pedagogo na área da Educação e espaços não  escolares.

 

Orientação e Discussão do Estágio

O estágio de Gestão Escolar em Espaços não Escolares objetiva compreender e analisar o cotidiano da rotina administrativa escolar ou empresarial, oportunizando a reflexão de suas coêrencias, conflitos, contradições para assim compreendê-las. Ele é parte de um processo de formação do aluno, estabelecendo uma comunicação entre a formação acadêmica e o universo profissional.

Dessa maneira ele é reconhecido como um vínculo educativo/profissionalizante, fundamentado em um compromisso formalizado entre o estagiário e a instituição.Neste contexto o estagiário pode ser considerado como uma atividade teórico-prático, pois aproxima o estagiário da realidade, implicando no reforçamento das escolhas realizadas pelo acadêmico.

Sendo assim o Estágio em Gestão de Espaços não Escolares como componente curricular dos cursos de Pedagogia consolida-se em um direcionamento, para os estagiários, tendo como padrão de qualidade, o dominio de conteúdos indispensaveis ao exercícios da profissão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (184.4 Kb)   docx (70.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com