TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio ensino fundamental

Por:   •  16/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.916 Palavras (12 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 12

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

RU <      >   Turma <     >

RELATÓRIO DE ESTÁGIO – ENSINO FUDAMENTAL

2014

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

RU <      >   Turma <     >

RELATÓRIO DE ESTÁGIO – ENSINO FUNDAMENTAL

Trabalho apresentado à disciplina de Estágio – Ensino Fundamental, no Curso de Pedagogia à Distância do Centro Universitário Internacional UNINTER

Tutor local:

Centro associado: /SP

2014

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO. .....................................................................................................4

2. IDENTICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA ................................................5

2.1 LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA..............................................................................5

2.2 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA ESCOLA................................................5

2.3 NÍVEIS DE ATENDIMENTO................................................................................5

3.CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO.................................................6

4. DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL.........................................................................................7

CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................15

REFERÊNCIAS........................................................................................................16


  1. INTRODUÇÃO

 A função  primordial da escola é promover  ensino, e este deve ser de qualidade, procurando formar alunos com capacidade para o exercício consciente da cidadania, praticando os valores éticos, morais e sociais, assim como o domínio dos conteúdos básicos das diversas disciplinas, capacitando-os para a continuidade de estudos nos outros níveis, e a progredir no mundo do trabalho. O Estágio Supervisionado – Ensino Fundamental, nos trouxe a oportunidade de analisar pessoalmente o comprometimento de todos os profissionais envolvidos na dinâmica da rotina escolar na sala de aula.

 O Estágio foi realizado em uma instituição de ensino particular, o Centro de Educação Infantil Balão Azul, foi observada uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental, durante o período de 14 de fevereiro de 2014 a 17 de março de 2014 por Karen Contarini e Renata Castro.

O Estágio Supervisionado tem por objetivo observar o dia a dia da escola; ver a relação entre a teoria dos livros e a prática em sala de aula; ampliar as percepções dos desafios e possibilidades que existe na relação professor – aluno, e analisar a ação pedagógica do professor nos anos iniciais do ensino fundamental.

O Estágio Supervisionado é muito importante pois nos dá dimensão exata do que é ser professora seus desafios e vitórias. Também o entendimento que um bom professor, comprometido com o seu dever,  possibilita ao aluno construir seu conhecimento, elaborando conceitos e adquirindo saberes necessários para conviver em sociedade.

 Apresentaremos através do Relatório do Estágio uma análise do que observamos durante o Estágio Supervisionado, começando pela identificação do Centro Educacional, em seguida os dados da Concepção Pedagógica adquiridos através de entrevista com a diretora.

Na sequencia apresentaremos uma análise da escola começando com a descrição dos espaços físicos observados; dos profissionais que atuam na escola; da turma de alunos da sala estagiada; o perfil da professora que nela atua, e a descrição das aulas assistidas.

A metodologia utilizada no Estágio Supervisionado – Ensino Fundamental foi de observação e coleta de dados.

A ESCOLA ESTAGIADA

  1. INFORMAÇÕES DA ESCOLA ESTAGIADA

2.1.  IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA

O Estágio foi realizado no Centro Educacional Balão Azul, localizado na rua Virginia  nº 167, no Bairro Vila Nova, no Município de Barra Bonita , a  instituição é particular, seus níveis de atendimento são Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

A escola constitui seus horários nos períodos da manhã das  07:20 às 11:50 ,da tarde das 13:00 às 17:30.

Seu corpo docente é formado por um grande número de professores com formação em Nível Superior Completo, que ministram as aulas para o Ensino Fundamental e Educação Infantil.

A instituição atende um total de 138 alunos, sendo 64 alunos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e 74 na Educação Infantil.

O estágio foi realizado no período de 14 de fevereiro a 17 de março de 2014, no período da manhã, sendo observada a turma do 1º ano do Ensino Fundamental.  

2.2.  CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO

A Instituição estagiada em sua concepção de educação trabalha procurando oferecer um ensino diferenciado, visando à educação, a informação e principalmente a formação do aluno, resgatando valores que possam fortalecer a auto estima, e que permitam a  convivência com dignidade  no pleno exercício da cidadania, respeitando os direitos e deveres dos outros e fazendo com que os seus sejam respeitados.

Como compreensão de homem, o Centro desenvolve no aluno competências para que se torne um cidadão crítico, que saiba mediar conflitos e ter soluções criativas e adequadas.Também prepara o aluno para que tenha liberdade de pensamento e atitudes autônomas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (161 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com