TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

Por:   •  24/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.334 Palavras (10 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

TEREZINHA VITÓRIA DA SILVA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

[pic 3]

Teixeira de Freitas

2012

TEREZINHA VITÓRIA DA SILVA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

Trabalho apresentado ao Curso (Serviço Social)  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Estágio  Supervisionado III.

Prof.

Teixeira de Freitas

2012

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

Venho, através deste relatório, discorrer  sobre as atividades que foram desenvolvidas no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas – HMTF, e, também relatar sobre o processo de execução do projeto de intervenção no período do Estágio Curricular III.

O Hospital Municipal de Teixeira de Freitas – HMTF foi construído pelo Governo do Estado da Bahia, iniciando suas atividades no ano de 1981, quando recebeu o nome de Hospital Regional de Teixeira de Freitas, uma vez que sua administração era feita também pelo Governo do Estado.

No ano de 1988, com a municipalização plena da saúde de Teixeira de Freitas, toda a administração e manutenção do hospital passou a ser gerenciada pelo Município de Teixeira de Freitas, passando a ser chamado de Hospital Municipal de Teixeira de Freitas – HMTF.

A partir do ano de 2004, com a gestão do prefeito Apparecido Staut, o HMTF entrou em processo de ampliação e reforma em toda sua  estrutura física, ganhando o Centro de Terapia Intensiva (CTI), a usina de oxigênio e ar comprimido e a Unidade de Oncologia e quimiotaerapia (UNACON). Atualmente, o HMTF com o total de 120 (cento e vinte) leitos, sendo considerada uma unidade de médio porte.

É  o HMTF que recebe toda a demanda de pacientes do SUS da cidade de Teixeira de Freitas e das cidades circunvizinhas. Além disso, o HMTF é caracterizado e referenciado como hospital para atendimento em urgência e emergência, porém, apesar de o município manter diversos postos de atendimento em saúde – ESF, dividido entre os bairros da cidade, grande parte da demanda ambulatorial é encaminhada para o HMTF, sendo que as consultas ambulatoriais devem ser feitas no Ambulatório Central de Teixeira de Freitas, onde existem vários  médicos especialistas para atender os pacientes.

No HMTF, a UTI é composta de 12 (doze) leitos e é monitorada por médicos e enfermeiros 24 horas por dia.

A finalidade do HMTF é de atender a demanda do município e das cidades da 9ª regional em urgência e emergência e cirurgias eletivas em diversas áreas.

Seus pacientes são usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), geralmente são pessoas que não possuem plano de saúde, são de baixa renda ou socorridos pelo Serviço Móvel de Urgência.

 Na sala da recepção do HMTF, são preenchidas as fichas ou cadastros dos pacientes para serem atendidos. Essas fichas são encaminhadas o o processo de triagem, o qual é feito por um enfermeiro e por um técnico em enfermagem. As fichas que caracterizam atendimento em urgência ou emergência, são encaminhadas ao pronto-socorro, as demais, são encaminhadas para o serviço social, onde o assistente social faz o encaminhamento desses pacientes para o ESF dos seus respectivos pairros ou municípios de origem.

Diante disto, portanto, detectei a relevância de um projeto que priorizasse a orientação  a respeito dos serviços que são oferecidos pelo ESF no tocante à saúde da família ou comunidade. Visto que o HMTF, no seu departamento de serviço social encaminha o usuário do serviço de saúde que não caracteriza atendimento em urgência ou emergência ao ESF, torna-se de grande valia a implantação de respectivo projeto, haja vista os esclarecimentos e orientações que o mesmo apresente, no tocante a importância de estarem inseridos no NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família.

A proposta do respectivo projeto é de cunho informativo e tem como objetivo geral fornecer informações a respeito dos serviços oferecidos pelo ESF aos usuários do serviço público de saúde do HMTF, diminuindo, assim, a super lotação na recepção do hospital, viabilizando o devido atendimento ao público alvo do serviço. Além disso, busca-se também intervir de forma eficiente no atendimento dos usuários a respeito da importância de conhecer as atividades ou serviços oferecidos pelo ESF aos seus usuários, bem como, da relevância de estarem cadastrados nessas unidades. O projeto embasa-se ainda, no Caderno  de Atenção Básica do Governo Federal sobre as Diretrizes do NASF.

O público-alvo do projeto foram os usuários do serviço público de saúde que dão entrada na recepção do HMTF. O desenvolvimento do projeto contou com a colaboração de alguns profissionais. Na qualificação como estagiária, dirigi os encontros sob a coordenação e supervisão da assistente social, que por sua vez também fez-se presente durante a execução do projeto no desempenho de suas ações e competências, o enfermeiro e o técnico em enfermagem, os quais disponibilizou-me o acesso às fichas de atendimento e seus respectivos pacientes.

O projeto foi realizado no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas – HMTF, e teve como ponto inicial a observação no atendimento de triagem dos usuários do serviço de saúde. Após a observação, foram feitas entrevistas e palestras com o uso de panfletos e cartazes para ilustrar as informações e torná-las acessíveis aos seus familiares e ou vizinhos, onde os usuários podiam levar consigo os panfletos ilustrativos.

Os encontros foram realizados com o grupo de usuários com a necessidade do mesmo serviço (a saúde), levando sempre em consideração a ética e o enfrentamento da questão social, haja vista a política da saúde merecer uma atenção com um olhar mais minuncioso. O acompanhamento da assistente social foi imprescindível, pois trouxe equilíbrio nas informações que foram transmitidas, tornando a temática do projeto proveitosa e agradável.

Foi necessário a divulgação das palestras anteriormente,  feitas através de cartazes afixados na sala da recepção e na sala-de-espera.

No primeiro contato com os usuários, foram apresentados os profissionais participantes do projeto. Buscou-se, através de uma dinâmica, criar um clima agradável e sociável, sem o qual tornaria o encontro monótono e cansativo.

Nesse encontro, falou-se sobre o que significa o ESF. Os aplicadores procuraram ser objetivos, utilizando o conhecimento teórico-metodológico, usando termos técnicos, porém, contextualizdos à vivência do público-alvo. Foi abordado pela estagiária, em um dos encontros que, apesar de os postos de saúde estarem divididos nos bairros da cidade e de não possuirem uma instaslação de grande porte, estes estão capacitados material e profissionalmente para atenderem à demanda da comunidade, proporcionando uma assistência contínua, a qual é feita pelo enfermeiro, assistente social, agentes de saúde, dentre outros profissionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (112.8 Kb)   docx (27.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com