TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio Supervisionado III

Por:   •  30/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.879 Palavras (12 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 12

Universidade Federal de Lavras – UFLA[pic 1]

Departamento de Ciências Humanas - DCH

Relatório de Estágio Supervisionado III

Ariadna Regina Ferreira Mendes

Turma 211 – Sete Lagoas

Lavras

2015

Universidade Federal de Lavras – UFLA[pic 2]

Departamento de Ciências Humanas – DCH

Relatório de Estágio Supervisionado III

        

Relatório de Estágio apresentado ao curso de Letras Português da Universidade Federal de Lavras, como requisito parcial para o cumprimeto do Estágio Supervisiondado de Língua Portuguesa e suas Literaturas I.

                                   Prof. Orientador: Maria Élia Gomes Pereira

                                   Coordenador de Estágio: Larissa Ciríaco

UFLA - Lavras

2015

Sumário

INTRODUÇÃO.................................................................................................04

DOCUMENTOS.................................................................................................05

DESENVOLVIMENTO.........................................................................................09

SEQUÊNCIA DIDÁTICA....................................................................................11

REGISTRO DE ATIVIDADES NA ESCOLA..............................................................16

AVALIAÇÃO........................................................................................19

CONCLUSÃO...................................................................................................27

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.........................................................................28

ANEXOS.........................................................................................................29


INTRODUÇÃO

Este relatório tem, entre outras finalidades, expor a experiência do Estágio Supervisionado III, realizado na Escola Estadual Júlio Cesar Reis, situado à rua Praça Juscelino Kubitschek, 110, no bairro Jk, da cidade de Sete Lagoas, Minas Gerais, iniciado no dia 4 de março de 2015, no turno noturno, observando 2 turmas uma do 2º ano(Castro Alves) e 3º ano(Gregório de Matos).  Nesta pasta de estágio iremos abordar as funcionalidades do livro didático adotado pela professora supervisora de estágio PORTUGUÊS LINGUAGENS, dos autores William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, editora Saraiva. Também constará a sequência didática, a professora forneceu material e dicas para serem tratadas em sala de aula. Desta forma este relatório abordará um pouco da realidade da educação nesta instituição de ensino, observando o rendimento dos alunos durante a execução das aulas e o desempenho do professor em busca dos meios necessários para atingir seus objetivos com relação à aprendizagem. Além do livro didático os educadores fazem uso de pesquisa de campo, pesquisas em casa ou na internet, também trazem cartazes, conteúdos no retroprojetor, músicas, filmes para poderem tornar as aulas mais interessantes.  A falta de tempo para repassar o conteúdo programático da disciplina é insuficiente, porém razoável sendo que esses conteúdos são muitos extensos para serem repassados pela pouca carga horária que a disciplina possui na grade curricular da série. Outra observação é o comportamento dos alunos, eles não querem saber de estudar, vão para a escola por ir, faltam muito, fogem no horário do intervalo. O professor se sente muito desestimulado com o fato de não haver materiais didáticos disponíveis para eles na escola, para tornarem as suas aulas mais interessantes e assimiladas eles são obrigados a comprar materiais com recursos tirados do seu próprio bolso para utilizá-los nas suas aulas.

DOCUMENTOS


DESENVOLVIMENTO

DESENVOLVIMENTO

As questões de Língua Portuguesa têm por objetivo verificar a capacidade de leitura, compreensão e interpretação de texto, bem como, a habilidade de usar a linguagemcomo meio para produzir, expressar e comunicar idéias em
diferentes situações. Interpretação de Textos. A escola tem que ser para o aluno como uma identidade, que atenda às expectativas na formação do aluno para a vida cotidiana. A escola tem como função de dar enfoque no processo ensino-aprendizagem, para que o aluno possa participar do mundo social, para que ele possa dominar a escrita fora do ambiente que o cerca, com isso, o professor deve estar com sua formação voltada para a cidadania. que possibilita ao aluno desenvolver, além de suas habilidades intelectuais, seu pensamento crítico-social, sua moral, .Usamos a linguagem para ser inseridos na sociedade. O professor tem como papel ser o intermediário do aluno com a gramática. Tem que ser uma ponte de ligação do aluno com a gramática, para que o aluno não tenha medo das regras e normas, para que o aluno não tenha dificuldade no entendimento do sentido, ter uma habilidade sociointeracionista, utilizando as mais diversas modalidades da língua.

No PCNEM, diz que a escola não pode garantir que o aluno faça o uso da linguagem fora do espaço escolar, mas o professor deverá trabalhar de forma que o aluno utilize esse instrumento que é a leitura no seu desempenho social, formar leitores competentes, para que possam construir significados a partir de diferentes gêneros textuais. O PCNEM dá a leitura e a escrita o papel de construção e elaboração do sentido.

A linguagem é essencial para a construção de novos sentidos, para podermos nos comunicar e socializar, e assim a interação com o mundo que o envolve será melhor aproveitado. É com a linguagem que se constrói novas perspectivas.

Deve ser trabalhada de forma contextualizada, usando as competências gramaticais, textuais e de interação. O professor tem que trabalhar com textos que estão na realidade do aluno, deve ampliar o mundo que o cerca, estimulando a sua criatividade.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

As sequências didáticas possibilitam um trabalho organizado, possibilitando o crescimento e aprofundamento dos conceitos e dos saberes, de acordo com a curiosidade e estimulação presente na sala de aula. É ela que garante ao professor previligiar um conhecimento em detrimento do outro, já que, caso não haja um planejamento criterioso de uma sequência, o professor opte por desenvolver mais uma área de conhecimento do que outro. É uma prática que vem ao encontro do nosso tempo, já que as possibilidades curriculares são enormes, é uma ferramenta para a organização do trabalho pedagógico, uma ajuda que norteará o caminho do professor nessa nova educação. A sequência didática esta desenvolvida de forma coerente com os PCNEM. Na elaboração de uma sequência, percebemos a importância do planejamento apropriadas para a estimulação nas ações e discurssões dos alunos sobre os conteúdos trabalhados em sala, proporcionando uma aprendizagem nos diversos planos do trabalho. Na sequência que vimos, o objetivo é promover a apropriação do gênero de várias formas pelo aluno. É possível afirmar que o professor propõe a leitura de artigos de opinião, levantando oralmente alguns assuntos principais desse tipo de discurso, com o objetivo de mostrar aos alunos como deve ser feito um texto argumentativo, e assim mostrar ao aluno que com esse texto ele pode se posicionar a respeito de qualquer assunto. As aulas são direcionadas para a analise discursiva do gênero, a análise linguística tem um papel de desenvolver a prática auxiliar de leitura e produção oral e escrita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (244.1 Kb)   docx (79.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com