TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Supervisionado em EJA

Por:   •  22/7/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.242 Palavras (13 Páginas)  •  1.507 Visualizações

Página 1 de 13

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

Cirlene Meira – 390977

Eliane Elena Dias. - 938710

Luciane Wosniak Fabris - 810277

PORTFÓLIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA).

FASE I.

CURITIBA

2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

Cirlene Meira – 390977

Eliane Elena Dias. - 938710

Luciane Wosniak Fabris - 810277

PORTFÓLIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA).

FASE I.

[pic 1]

CURITIBA

2014

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1. IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA        

2.2. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA        

2.3. ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO        8

3        PLANO DE AULA        1

3.1        IDENTIFICAÇÃO        1

3.2        CONTEUDO        1

3.3        OBJETIVOS        1

3.4        SINTESE DO ASSUNTO        12

3.5        DESENVOLVIMENTO        3

3.6        RECURSOS        4

3.7        REFERÊNCIAS        4

3.8        ANEXOS        5

3.8.1        ANEXO I        5

3.8.2        ANEXO II        6

4        CONSIDERAÇÕES FINAIS        7

5        REFERÊNCIAS        9

  1. INTRODUÇÃO        

O presente relatório de estágio supervisionado está associado às atitudes que envolvem a Docência na Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo por finalidade observar, participar, analisar o processo de ensino- aprendizado e planejar as ações a serem desenvolvidos com jovens, adultos e idosos que não tiveram a oportunidade de participar de um âmbito escolar anteriormente.

Objetiva-se também o acompanhamento e pesquisa de uma sala de aula de determinada escola com o aprofundamento dos conhecimentos da alfabetização de jovens e adultos, acrescentando a reflexão sobre a prática pedagógica observada, desenvolvendo atitudes investigativas imprescindíveis ao educador e apresentando possíveis soluções para as problematizações encontradas no cotidiano escolar.

 O relatório de estágio foi realizado e desenvolvido no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos, CEEBJA, situada na Rua Pedro Gusso, 1259, CIC, em Curitiba – Paraná, num período de dez dias, 18/03/14 a 07/04/14, pelas alunas Cirlene Meira Wosniak, Eliane Elena Dias e Luciane Wosniak Fabris.

Segundo Pimenta e Lima:

[...] o estágio é o “eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da identidade dos saberes do dia a dia [...]. É atividade teórica de conhecimento, fundamentação, diálogo e intervenção na realidade” (Pimenta e Lima, 2004 p. 44-45).

Assim podemos dizer que nos processos de desenvolvimento e investigação, o futuro profissional, observando e articulando entre o conhecimento teórico e a atuação prática possibilita um ato reflexivo e mediador, na mobilização de estratégias, numa visão de desenvolvimento do pensamento crítico reflexivo e promotor da autonomia do aluno.  

Para compor esse Portfólio foram feitas observações e acompanhamentos na escola estagiada e para fundamentá-lo foi usado referências dos livros da UTA – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, Fase I, aulas dispositivas ao vivo (tele aulas), explicações via rádio web, dentre outras fontes.

Estudando esta UTA e colocando em prática neste portfólio de estágio supervisionado, pode-se dizer que o professor não deve apenas depositar conhecimentos na cabeça do aluno, pois desta forma não se atingirá a meta almejada e as disciplinas se tornaram cansativas e desgastantes, visto que não possui a mesma disposição de uma criança, correndo o risco de se tornar um conjunto de conhecimentos não aproveitados e esquecidos rapidamente. Porém deve-se fazer com que os conteúdos se tornem significativos para a vida do aluno.  

Segundo Souza:

“Estabelecer relações entre os conteúdos do mundo da vida e os conteúdos escolares é um desafio posto ao professor. Nas turmas de EJA, em que os alunos, na maioria das vezes, são trabalhadores e já possuem uma vasta experiência de vida, ao professor é lançado desafio de engajá-los e atraí-los para a continuidade dos estudos, bem como o de estudar aspectos da realidade deles”. (Souza, 2012 p. 12).

         

   

  1. DESENVOLVIMENTO

2.1. IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA

O Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos, CEEBJA, situada na Rua Pedro Gusso, 1259, CIC, em Curitiba – Paraná.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (811.5 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com