TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DOCÊNCIA NA EJA E CURSO NORMAL

Por:   •  5/12/2020  •  Relatório de pesquisa  •  4.580 Palavras (19 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 19

CENTRO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL UNINTER[pic 1]

SAHRA CAROLINA MAINARDI COSTA - RU 170738

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DOCÊNCIA NA EJA E CURSO NORMAL

ARROIO DO TIGRE - RS

2016

CENTRO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL UNINTER[pic 2][pic 3]

SAHRA CAROLINA MAINARDI COSTA RU 170738

RELATORIO DE ESTAGIO

Relatório de Estágio Supervisionado Docência na Eja e Curso Normal apresentado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia – Segunda Licenciatura do Centro Universitário Internacional UNINTER

Tutor Local: Lorena Decker.

         

ARROIO DO TIGRE - RS

2016

SUMÁRIO[pic 4]

1 INTRODUÇÃO        4

2 DESENVOLVIMENTO        6

2.1 CONCEPÇAO PEDAGÓGICA DO COLÉGIO        7

2.2 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DASATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO        8

2.3 PLANO DE OFICINA PEDAGÓGICA        9

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        18

REFERÊNCIAS        19

1 INTRODUÇÃO

O presente relatório tem por objetivo apresentar as atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado: Docência na EJA e Curso Normal.

O estágio é uma estratégia de profissionalização que complementa o processo de ensino aprendizagem. É parte importante na fase de preparação do aluno para o ingresso no mercado de trabalho, pois é neste momento que desenvolvem-se atividades de investigação, compreensão, reflexão, análise, interpretação e intervenção na realidade, que enriquece e consolida a formação profissional dos alunos e que se inter-relacionam integrando a formação acadêmica com a atividade prática-profissional.

Além de o Estágio Supervisionado ser um dos componentes curriculares obrigatórios para a obtenção do diploma no curso de Licenciatura em Pedagogia, o mesmo deve ser uma ferramenta que viabilize favorecer a descoberta, ser um processo atrativo e dinâmico de aprendizagem em diferentes áreas de atuação no campo profissional, dentro de situações reais de forma que o aluno possa conhecer, compreender e aplicar, na realidade escolhida, a união da teoria com a prática.

O Estágio é de fundamental importância no processo de atuação profissional, pois é um elemento bastante relevante para a formação do aluno ao aproximá-lo do contexto em que passará a atuar futuramente.

Na instituição observada, o Estágio Curricular Supervisionado está regulamentado pela Resolução nº 50/2012 do CEPE, a qual define que durante o curso, é necessário que o aluno estabeleça relação entre a teoria e a prática para realizar sua formação docente. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9394/96 atual determina essa exigência.

Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos (Lei 11.788/2008, Art. 1o)

O Estágio Supervisionado também surge como instrumento formativo, propiciando oportunizar ao aluno realizar uma análise da realidade do campo de atuação, fazendo o reconhecimento das metodologias utilizadas e recursos disponíveis para contribuir no processo profissional.

O Estágio terá como propósito realizar uma análise reflexiva do contexto escolar, através de observação, investigação, planejamento e docência (regência) de aulas no Curso Normal. Neste momento do Estágio, as atividades irão destacar os seguintes aspectos:

 Análise de princípios e critérios para organização de atividades de ensino adotados pelos professores;

 Análise dos processos de ensino e aprendizagem;

 Planejamento e Docência – Elaboração de plano de oficina pedagógica e aplicação do mesmo;

 Elaboração, análise e discussão de relatório e diagnósticos realizados no estágio.

O aluno deverá associar a teoria e a prática durante o período do Estágio, como também deverá fazer o uso dos referenciais bibliográficos indicados pelo professor da disciplina de “Estágio Supervisionado: Docência na EJA e Curso Normal”, as obras por ele pesquisadas, bem como conhecimentos adquiridos durante o desenvolvimento de outras disciplinas do curso.

No entanto, o Estágio deverá propiciar aos alunos, iniciantes ou não, aprofundamento científico e vivência de práticas profissionais fundamentadas em atitude crítica e criativa, frente à realidade em transformação e deve, em última instância, revelar a íntima relação entre teoria e prática.

Enfim, o Estágio deverá oportunizar aos alunos, uma possibilidade de aprofundamento científico/metodológico bem como vivências de situações cotidianas escolares, embasadas numa visão crítica e criativa, frente à realidade em transformação e, consequentemente poderá revelar o elo que une a teoria e a prática.

2 DESENVOLVIMENTO

O Estágio Supervisionado: Docência na EJA e Normal foi realizado no Colégio Sagrado Coração de Jesus, situada à rua Dom Guilherme Muller, número 1075, no centro, CEP 96950-000, localizado na cidade de Arroio do Tigre, no Estado do Rio Grande do Sul. O contato com a escola pode ser realizado pelo telefone (51) 3747-1107 e pelo e-mail secretariacscj@gmail.com.

A escola oferta atendimento ao ensino médio no período matutino.

A instituição atende a um total de 299 alunos, e, desse total, 2 são alunos em processo de inclusão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.5 Kb)   pdf (162.7 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com